Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Danieldebrito   Passo Fundo/RS - RS
Vinicius Luiz   Teresina - PI
mdpontes   Macapá - AP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Joao Neto CG   Recife PE - PE

Portfólios Ver Mais

juniormaccedo   rio de janeiro - AC
leoliver   Sao Paulo
Binari   Vitória - ES - ES
Alcione Almeida   Goiânia Goiás Brasil - GO

Units Setup

Por: RCA  

Em: 07/07/2013 11:47

Olá galera da 3d1, sou novato aqui no fórum e como todo novato tenho muitas dúvidas, e minha primeira dúvida é em relação a unidades de medidas, aprendi a desenhar com a configuração no display unit scale na opção metric com centímetros marcado, e no system unit setup com polegatas, mais acho que desse jeito as texturas não se comporta de modo certo, por exemplo quando gero um mapa no 3ds max e levo para o photoshop para texturizar ela não vêm com uma qualidade legal na hora da renderização, vejo em muitos tutoriais na internet as pessoas com configurações na opção metric com metros e unit setup metros também, ou centímetros nas duas opções, qual a opção mais indicada para as texturas ter mais realismo?
Boa tarde RCA seja bem vindo ao forum!
Da uma olhada nesse topico do link abaixo acho que pode tirar algumas duvidas e talvez chegar numa conclusao.
http://www.tresd1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-computacao-grafica/88735
Achei interessante sua questao sobre a qualidade da textura em relacao a unidades, vamos aguardar que alguem responde isso.
Valew João vamos debater cara acho que pode melhorar o conhecimento de muitos....
Cara! O 3ds max trabalha internamente com polegadas (INCHES). Se no seu SYSTEM UNIT SETUP está em INCHES as texturas vão se comportar de forma correta. Nós que devemos configurar essas texturas de forma que fique adequada a cada tipo de objeto ou malha.

Quando vc troca no DISPLAY para metros, centímetros, milímetros, etc, no lugar de polegadas, a única coisa que vc está fazendo é converter as unidades para uma que vc conheça bem. É a mesma coisa que converter dolar $ para real R$.
Exemplo:
1 polegada (1\") = 2,54 centímetros (cm) ou 0,0254 metros (m).

Te aconselho a manter a janelinha do SYSTEM UNIT SETUP em INCHES, conforme a imagem anexada. Aí no DISPLAY mudar para uma unidade que vc acha melhor. Eu não costumo usar metros no DISPLAY porque toda hora tem que ficar digitando a vírgula (,) no meio de valores e isso acho meio chato. Mas se vc tem o costume, então mantenha em metros no DISPLAY.

fala rca, entao pelo que eu aprendi nos cursos da vida a melhor maneira de se trabalhar com o max é em CM, ou seja centimetros, tanto no display unit scale como no system unit scale, so assim vc consegue trabalhar de forma correta com as luzes e materiais como sss, outra coisa, a textura nao tem nada haver com as escalas e sim com sua qualidade, bom, é o que eu tenho visto, se vc comecar a trabalhar com tiff de 16 bits vai melhorar e muito suas texturas, como tb dds e targa ou tga, outra coisa nao esquece de colocar o blur em 0,01 e em filter summed area, que sao os filtros das texturas, outra coisa tb seria uma boa setagem do render em, coloquei um exemplo bem simples para vc entender como tb o render final, abs...
Valew New muito obrigado o meu realmente está configurado desse jeito que vc postou, mais foi oq o nosso grande colaborador do tópico Ghostydac disse e afirmou oq eu já vinha pesquisando, muitos dos grandes artistas em 3d usam centímetros nos dois parâmetros, levando muito em consideração o lance das luzes, mais to vendo que o tópico está sendo proveitoso, vamos continuar debatendo e postando experiências, nem sei se pode mas vou postar uma foto aqui que vi em um sit 3d americano, e fico pensando como pode o cara chegar a esse ponto de fazer uma cena com essa qualidade, olha o piso dessa imagem e vê a qualidade e nitidez que ela mostra, deve ter muitos segredos, um coisa é certa, quando eu descobrir eles vou compartilhar com todos mais não vou parar enquanto eu não descobrir e tiver um trabalho com essa qualidade...
Boas a todos eu também utilizo centímetros tanto no display units como no system units, e como o Ghosty falou isso não interfere com a qualidade das texturas.
Para além das luzes e materiais como disse o Ghosty eu acrescento plugins.

Abraço

Boas a todos eu também utilizo centímetros tanto no display units como no system units, e como o Ghosty falou isso não interfere com a qualidade das texturas.
Para além das luzes e materiais como disse o Ghosty eu acrescento plugins.

Abraço

Opa valew meu camarada por contribuir pelo tópico, mais que tipo de plugin?Esses plugin são voltados para o v-ray?
cara! Oosso lhe dizer que se usar polegadas ou centímetros no SYSTEM UNIT SETUP, basta alterar a intensidade das luzes que obter, praticamente os mesmos resultados.

Outra coisa: o programa trabalha internamente, por padrão, com uma certa unidade (polegadas). Não é mudando ela para outra unidade (estrangeira, e o nosso caso) que as coisas irão melhorar. O mais certo seria converter essa unidade e não mudá-la.
exemplo do dolar. supondo que ele vale R$ 2,00

conversão é assim> 1 dolar = R$2,00
mudança é assim> 1 dolar = R$1,00

viu a diferença que ocorrerá se mudar no SYSTEM UNIT SETUP? É justamente isto que irá ocorrer com todas as configurações de unidades que estão presetadas (no padrão, default) no 3ds max.

Porém há muitos usuários que se acostumaram a usar o programa em cm mesmo. E normalmente, já possuem uma boa experiencia com o programa. E se mudarem para inches podem até estranhar um pouco por causa do costume. E na verdade, essa forma de usar que estou lhe mostrando, poderá evitar muitas configurações desnecessárias.

Bom! Se pretende usar cm e não inches no SYSTEM UNIT SETUP vai nessa. Não é errado. Aliás há aí essa opção. hehe! Só não mude para metros, porque aí, meu filho,vai lhe dar muita dor de cabeça. Um exemplo: mude para metros, reinicie o 3ds max e tenta inserir um box de proporção pequena para tu ver se consegue. hehe!

Agora sobre a postagem do Ghost, eu agradeço. hehe! Não sabia que imagens em 16 bits façam tanta diferença.
Valew New muito obrigado pelos comentários, também acho que não têm nada haver, agora o grande segredo que quero descobrir é uma qualidade de textura igual da imagem que postei...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710613.

Total de membros registrados: 138079

Últimos membros registrados: diobene, ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk.

Usuário(s) on-line na última hora: 774, sendo 11 membro(s) e 763 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Celso Borttoloto, qazxsw123, Leonardo, emersonforentin, Cledson, Geraldo Nunes, Roberto Movanni, gago, Eng Damasceno, Starter.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.