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Tutorial para rig avançado?

Por: prata  

Em: 20/08/2013 12:46

Alguém conhece algum tutorial de rig para 3dmax ou maya que ensine a fazer um rig avançado como esses?

https://vimeo.com/38257543

http://www.youtube.com/watch?v=VQxzr-v8S9U

http://www.youtube.com/watch?v=Aqsd__Z63AY

http://www.youtube.com/watch?v=8j3pBitx8Ec

http://www.youtube.com/watch?v=c8slk5gMo9M&feature=c4-overview&list=UUb4LoQ3IDMEvzKqJM3XPQ4w


Rapaizzzzzz.... que rig mais complexo.
Imagina qpara fazer 1 animação de 10 segundos vc deve levar umas 2 horas para ajustar tudo.
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Esse rig do primeiro video é fodastico..muito completo.
É bem avnaçado mesmo.
Vc sabe o basico de rig?
O baaaaasico do basico eu sei sim mais ou menos, tipo colocar os bones, fazer o skinning, morph targets, controladores (basicão). Mas tudo muito simples, nada dessa complexidade como nos videos, queria saber se com o que eu ja sei podeira me empenhar e com muito esforço fazer um rig foda assim, ou se tem técnica ae muito avançada que ue não conheço.
Show mesmo esses aí...

N sei se dá pra fazer esses controladores no 3ds mesmo.. sei q dá pra fazer uns controladores rudimentares pra controlar morph targets (mas pessoalmente eu não gosto... acho literalmente a mesma coisa q a lista lá, só q sem tudo da lista, e polui a tela..)..

Esses negócios dos videos aí me lembra bastante coisas do MotionBuilder..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Cara na minha opinião é indo aos poucos.
Faz o básico e depois vai adicionando outros controladores..tipo strech,squash,etc
Queria saber como faz esse lance da respiração no max.

Não sei fazer rig, somente bone e mal e porcamente. heheheh
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Olá, prata!

Na realidade acho difícil você achar um tutorial que explique toda essa técnica, pois garanto a você que isso é resultado do conjunto de várias técnicas!
Técnicas essas que são adquiridas ao longo dos estudos e pesquisas.
Pode ter certeza que esses rigs são específicos de cada autor!

O que deve fazer é reunir os diversos tutoriais encontrados facilmente pela Internet, entender o funcionamento de cada técnica (não apenas ler e seguir) e criar o seu próprio Rig.

Pode ter certeza que cada animador faz isso para criar seu próprio Rig.

Eu mesmo já fiz Rigs baseando-me nas técnicas dos pontnhos de captura de movimentos e adaptando para deformação na malha do personagens.

Espero que tenha ajudado!

Abraço.
Todo video de rig foda que ue vejo é feito no maya, algúem que manje de maya sabe me dizer se ele tem muito mais ferramentas e possibiliades de rig ou se da pra afzer um rig complexo como esse no 3dmax mesmo ou me outro programa?
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! [:D]

prata: oi prata!! tudo bem?? Tanto o 3ds Max quanto o Maya são muito bons pra se fazer rig e animação.

Se você for perguntar aos usuários mais frequentes de 3ds Max, eles vão dizer que dá pra fazer rig complexo no 3ds Max, se você for perguntar aos usuários mais frequentes de Maya, eles também vão dizer que dá pra fazer rig complexo no Maya.

Não se prenda a softwares 3d, aprenda a técnica de rig e entenda perfeitamente o que significa cada comando, controlador e função de um rig, seja por cinemática direta ou inversa, o mais importante é você entender como se faz rig.

Agora realmente a maioria dos estúdios hoje usam o Maya mesmo pra fazer \"rig\". Eu particularmente achei os controladores dele e as outras opções bem mais poderosas e robustas que as opções de rig do 3ds Max, mas isso é o de menos, porque com certeza você faz o \"rig\" que sonhar e desejar tranquilamente em qualquer software 3d hoje em dia.

Como falei anteriormente aprenda as técnicas de rig e entenda perfeitamente o que significa cada comando, controlador e função de um rig. Até porque o \"rig\" feito no Maya, 3ds Max, Luxology Modo, Blender, SoftImage, todos são da mesma forma e o princípio de funcionamento de todos é universal, ok??

Como o nosso amigo e colaborador \"Edson\" te respondeu super bem, realmente é meio complicado você achar vídeos que te ensinem do zero ao final um rig completo, pelo menos de 3ds Max acho meio complicado de você achar, a não ser o ótimo curso aqui da 3d1 de \"rig\", do mestre e professor \"mesquita\".

Se quer usar o Maya, tem uns vídeos muito legais do mestre em \"rig\", Danilo Pinheiro ( conhecido como \"nilouco\" ) que ele ensina muito didaticamente a criar \"rig\" para personagens 3d.

Seria legal também entender de programação para criar scripts dos seus rigs e automatizar suas funções. Saber linguagem em Mel, Phyton, C, C++, C#, ajuda muito também.

Site do Danilo Pinheiro ( nilouco )- Character TD, rigger, 3D generalist.

http://nilouco.blogspot.com.br/

http://nilouco.blogspot.com.br/p/tutorial.html

http://nilouco.blogspot.com.br/search/label/Scripting

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Espero que o ajude de alguma forma.

Boa sorte, \"Prata\".

Forte abraço e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...

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