Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RaffaPrado   Hortolândia - SP
dami   João Pessoa pb - AC
Johnathan Oliveira   Goiânia - Goias - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Amaurus   São Paulo - AC
Matheus   RS - AC
Oyarzabal   Porto Alegre RS - RS
MarcosSchnaider   Joinville - SC

Otimização do Render

Por: R. William  

Em: 05/11/2013 11:44

Bom dia Rapaziada!
Estou fazendo uma série de videos e não estou tendo produtividade, pois o render esta muito lento, coisa de 45 seg/frame. Gostaria muito que me dessem uma orientação de como tornar o Render mais produtivo. A conf. do meu PC:
Processador I7 860 2.80 GHz
Memoria Corsair 16gb
Placa de Video GForce GTX 550 TI 1GB 192 bits
Fonte Corsair 600 W

Os modelos na minha cena são bem simples, poucos polígonos, matérias simples só com imagem bitmap. O que é mais frustrante é que esta sem bump, sem ambient occlusion, sem reflexo e ainda sim esta lento em 1280x720. Já tive experiência em trabalhar com o Cinema 4D e com ambient occlusion e outros parâmetros o render é bem mais rápido, porém dou preferencia para o 3d max pois tenho maior prática.

Obrigado e grande abraço!
Qual render esta usando? um ótima opção pra isso é o scanline
Movi seu tópico pra ca, ok
Vai de Scanline então, porém use materiais Standards, pois os materiais Raytrace vão pesar muito se houver reflexão ou refração.

45 segundos o frame você quer baixar mais o que? 15/20 minutos é um tempo excelente considerando os tipos cena.
Arquiteto & Urbanista
Obrigado Juliano, coloquei no assunto errado. Utilizo o Mental Ray, e materiais ArchDesign pq fica um pouco mais realista, pois foi solicitado pelo cliente.

Acredito que em torno de 20 a 30 segundos seria o ideal, pq renderizo cenas de 500 frames e fica em torno de 6 horas renderizando. Sei que depende muito do trabalho pois tem imagens únicas postadas aqui no fórum que ficaram horas renderizando, mas minha dúvida é se minha máquina está fraca ou não foge muito deste tempo de 50 segundo/frame....
Olá,

É impressionante como nós, profissionais dependentes de tecnologia de software, nunca ficamos satisfeitos. Muito tempo atrás (lá no início dos anos 1990), uma única imagem desse tipo demoraria uns 3 dias pra ficar pronta. Também me lembro que a Pixar mencionou que cada frame do filme Toy Story 3 demorou 7 horas pra ser renderizado em uma das maiores render farms proprietárias da costa oeste. Isso mesmo, 7 HORAS CADA FRAME.

Então, meu caro R. William, seu computador não tem nada de errado. O que pode estar acontecendo é que as configurações de render podem estar muito elevadas. Nesse caso vale a pena verificar a configuração de sampling/antialiasing do mental ray. Verifique também se há opções de iluminação global habilitadas tais como GI e FG, principalmente porque o FG é uma opção que já é habilitada sempre que se escolhe o mental ray como renderizador.

Não compare o renderizador padrão do Cinema 4D com o mental ray do 3ds Max, pois eles operam de maneiras diferentes. Uma comparação mais \"justa\" seria entre o renderizador padrão do Cinema 4D e o renderizador padrão do 3ds Max (scanline).

Se depois de verificar as configurações de render, ainda assim, você achar que precisa de mais rapidez nos seus renders, sugiro que você troque seu processador. O Core I7 860 2.80 GHz é um ótimo processador, mas já existe coisa bem melhor no mercado. E não cometa o erro de comprar outra placa de vídeo achando que isso vai melhorar o tempo de renderização, pois não vai. Uma placa de vídeo melhor só iria acelerar seus renders se você estivesse usando um renderizador por GPU ou um renderizador híbrido (GPU + CPU), o que não é o caso.

PS.
Fonte da revista Wired: \"According to the June 2010 issue of Wired, it takes, on average, 7 hrs to render a frame in the movie Toy Story 3.\"

chrisrezende, legal a sua referência da Pixar, imagino que demore mesmo cara. Eu uso o
Default do max em FG e GI eu deixo desabilitado. O antialiasing também é default e os vídeos ainda tem um pouco de serrilhado, então melhor nem diminuir. Um detalhe que eu acho muito realista é o ambient occlusion, que no cinema fica muito ressaltado, já no max é um martírio, pois em vídeo eu nem uso, só em imagens e ainda eu faço em outro arquivo e depois faço composição no PhotoShop. Vou me contentar com esse tempo mesmo e mais pra frente pretendo mexer no processador. Valew, abç!
Fala cara, talvez isso ajude. O seu pc é um jato supersonico perto do meu! uaha Da uma olhada pra manter as configurações do Mental ray no padrão, igual está nessas imagens. deve resolver.

abs
Andre Duarte www.adrdigital.net
Prezados colegas
Quando leio sobre os processadores usados no momento por vocês, sinto um calafrio. O meu PC tem o valente Core 2 Duo- E 720, totalmente ultrapassado. Mesmo assim, faço trabalhos com ele. Espero, um dia, troca-lo, bem como a placa mãe, placa de vídeo, etc. O grande problema é a contínua renovação tecnológica, sempre exigindo substituições e mais gastos.
Um abraço a todos
Roberlane

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 724, sendo 15 membro(s) e 709 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Alessandro.Marcos, Ronaldo, Eduardo Ramos, claro_lima, Hot, Gabriel.C, Max Idalgo, Duda, Thiago Couto, Eber.Silva, Felipe Duarte, rabellogp, Henrique Ribeiro, Fabrício.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.