Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fabiano Simao   Joinville - SC - AC
Alexandro   Cascavel - PR
caiquecs   salvador - BA
Anderson   rio de janeiro
Ronaldo   São Paulo - SP - SP

Portfólios Ver Mais

Kleib   Belo Horizonte
YuDaniels   Sao Paulo - AC
renansantos   Cachoeiro / ES - ES

MaxScritp Units

Por: wmiler  

Em: 23/12/2013 12:09

Olá pessoal,
Tenho criado alguns scripts para criar portas e janelas usando MaxScript Listener.
O problema é com as unidades. Eu trabalho com inches, mas as vezes tenho que modelar em centímetros para clientes.
Daí esses scripts que fiz em inches não funcionam corretamente em centímetros. Tipo a porta sai em tamanho errado, etc...
Existe alguma maneira de contornar isso?
Recomendo adotar o sistema metrico pra tudo, uma vez q é (até onde me lembro) apenas os EUA + 2 países em todo o mundo, q não adotam o sistema métrico.. É por chatice mesmo e protecionismo de produto (aliás, de produção).

Mas considere rapidamente o que eu pensei agora mesmo... Veja bem.. Pense assim.. Um centímetro é quanto % de uma polegada? (bom, vi agora e parece q é cerca de 0.393700787 de uma polegada)..

Então... Se vc fizesse normal aí em polegadas, e depois simplesmente reescalasse (R) nessa proporção, será q já não ficaria tudo certo, de uma só vez?? (dar um Scale de toda a cena pra 0.3937)..

Imagino q devam ter scripts q convertem também...

@edit: Ah, mas é claro.. Essa diferença de crivo de medidas traz mudanças também na produção da cultura que adota o sistema de medida.. Produtos criados em polegadas vão ter medidas em numeros naturais em polegadas, e produtos criados com o paradigma do sistema métrico vão ter medidas em numeros naturais em centimetros.. Ou seja, converter um no outro, devido ao centimetro ser 0.393700787 de uma polegada, sempre vai saír valores \'quebrados\'.. Por exemplo, discos de vinil, caixas de som e equipamentos de som em geral são medidos em polegadas (7, 10 e 12 pra discos, 8, 12, 16, etc pra caixas, 19 pra largura e 1.75 pra uma unidade de altura de equipamentos de rack) etc.. então, num caso desse é melhor trabalhar em polegadas, pra ter valores mais concisos com o tipo de produção.. Já pra arquitetura ou artes, sendo util ou bela, imagino convir mais o Sistema Metrico.

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
eu gosto de trabalhar com o generic unit mesmo, e considero q 1 unidade = 1 cm

fica bom pra quando vc tem q misturar coisas muito grandes com coisas muito pequenas
http://www.youtube.com/henriqvist
Essa parada de qual unidade é melhor, rende conversas, rs. Eu sempre trabalhei em inches. rs. O q eu tenho tentando é o seguinte:

Variable = units.SystemType
units.SystemType = #inches

e no final da função retorno a unidade com:
units.SystemType = Variable

Mas não deu certo, as portas e janelas ainda saem fora da proporção. Na verdade tenho q fazer uma fórmula para \"compensar\" essas diferenças. O script, é basicamente gravação do listener, tipo mover vertex, extrudar, inset, etc...
Deixa o system em inches e modela usando o preview em centimeters
Tambem faço assim como disse o Caue.
também uso o SYSTEM UNIT SETUP como INCHES e deixo o UNIT SETUP como CENTIMETROS. Pois o 3ds Max funciona com a unidade padrão em INCHES.
Mas me parece que vários plugins funcionam melhor (medidas corretas) quando o 3ds max está em CENTIMETROS tanto em SYSTEM UNIT SETUP como o UNIT SETUP.

Em todo o caso, só não aconselho vc mudar o SYSTEM UNIT SETUP para METROS, pois aí ficará muito mais dificil a parte da modelagem. Será uma chatice!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 867, sendo 18 membro(s) e 849 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Renatto, Fabio Amorim, Nuno, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Augusto Peixoto, Duda, Moura, Pedro Juliato, Thiago Couto, Ale Marques, Felipe Duarte, Ricardo Paranhos, Luana Chen, Virk.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.