Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Raphael.   Itararé - SP - AC
RSFX   São Paulo
dpi3d   Recife - PE
estebanXRK   Brasilia - DF
GabrielVInicius   Ipatinga,MG - MG

Portfólios Ver Mais

Vincius   Salvador - BA
alex10   leme -SP - SP
sassa   Piracicaba-SP - AC
RenanMazzonetto   Barueri, SP - AC

Diferença de cores ao salvar imagem renderizada

Por: rogeriodec  

Em: 23/01/2014 21:09

Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!!

rogeriodec: oi Rogério!! tudo bem?? Fico muito feliz em saber que seu problema com as questões de \"Linear Work Flow\" do render V-Ray foram resolvidas...hehe. ^^

Realmente alguns artistas gráficos que estão aprendendo a usar o render V-Ray, esquecem de habilitar a opção \"sRGB\" da aba do V-Ray frame buffer ( VFB ).

Exatamente por conta disso, foi que eu abordei esse quesito em questão. [;)]

Rogério, quando você tiver um tempinho sobrando, dá uma olhadinha lá no ótimo site do David Fleet. Ele tem tutoriais muito bons de 3ds Max e render V-Ray. Postei o site dele na minha mensagem anterior, na página anterior a esta.

Vale à pena você dar uma passadinha no site dele ( David Flet ) depois, tudo bem?? Espero ter lhe ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
teoanderson, muito obrigado pelas explicações.
Agora finalmente estou percebendo a real confusão:
1) Desabilitando o Gamma nativo do 3DS as imagens renderizadas em Vray ficam mais escuras e ao salva-las, ficam na mesma cor (sem o problema original deste tópico).
2) Ao contrário, se eu habilitar o Gamma nativo, terei que habilitar o botão sRGB na tela de render final do VFB para poder ver o resultado final com a mesma correção. Isto que gerava a confusão.
Agora, duas dúvidas:
1) Estou com o VRay 2.40.04. A opção Linear Workflow aparece ao lado como (deprecated, do not use). Mas em todas suas respostas (e alguns tutoriais), recomendam sempre ligar esta opção. Como fica isso?
2) Nesta mesma imagem em anexo, ao lado vocês veem que o Gamma Correction do Vray está como 2,2 (o Gamma nativo do 3DS já está desabilitado). Mas mesmo mudando este valor, não afeta nada no render final. É algum bug?
Eu mesmo respondendo minha última pergunta, na imagem anterior, mudar o gamma no vRay não estava fazendo diferença porque o \"Mode\" estava setado para \"Collor Mapping Only (no gamma). Mudando para \"Collor Mapping AND gamma\" o render final do vray obedece corretamente o gamma colocado ao lado...

Resta saber porque a opção Linear Workflow aparece ao lado como (deprecated, do not use)...
Traduzindo isso quer dizer: \"Obsoleto, nao use\". Mas ae tem outra questao, isso quer dizer que: \"No caso de obsoleto, nao use\" ou está sendo direto; \"É obsoleto, nao use\"
Traduzindo isso quer dizer: \"Obsoleto, nao use\". Mas ae tem outra questao, isso quer dizer que: \"No caso de obsoleto, nao use\" ou está sendo direto; \"É obsoleto, nao use\"


Claro João. O que resta saber é que, se é obsoleto, o que atualmente substitui esta função?
Infelizmente nao vou muito longe pois nao tenho ainda a ultima versao do v-ray.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

rogeriodec: oi Rogério!! tudo bem?? No site do mestre \"David Fleet\", ele recomenda desabilitar a opção de \"Linear Workflow\", na aba do \"V-Ray:: color mapping\".

Vá para o painel superior do 3ds Max -->> Customize > Preferences > Gamma and LUT. Mude as configurações de acordo com a imagem abaixo:

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/850/uxmg.jpg

IMPORTANTE: O render V-Ray ignora as configurações padrões de gamma do 3ds Max, mas não ignora a entrada de gamma na caixa de arquivos de bitmap ( com a opção override ). Ao configurar esta a 2.2 você vai globalmente causar efeito de como as texturas são carregadas. Não alterar a saída do Gamma, ocorre que vai queimar a correção do Gamma nas imagens renderizadas, o que limita o que você pode fazer.

A maioria das imagens que você encontra na internet ou de sua câmera digital será \"sRGB\" ( Gamma 2.2 ), já que ele é apenas mais fácil de setar o 2.2 desde o início. Alguns arquivos são nativamente lineares ( como HDRI\'s ), portanto, não vão precisar da correção de gamma no valor de 2,2.

Você também não precisa corrigir o gamma em imagens HDR, normal maps, displacements, pois não irão funcionar corretamente se tiverem o gamma 2.2. Por essas imagens, a melhor coisa a fazer é deixar o valor do gamma igual a 1,00, com isso você pode importá-los para a sua cena 3d.

**Configurando o V-Ray:

Primeiro passo, ir ao menu ( aba ) do V-Ray:: color mapping e não habilitar a opção \"Linear workflow\", mudar o Gamma para 2,2 e habilite a opção \"Don\'t affect colors ( adaptative only ).

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/89/ui7z.jpg

A vantagem de desabilitar a opção \"Don\'t affect colors ( adaptative only ), é que o Gamma 2.2 não vai ser queimado na imagem final, no entanto o render V-Ray vai continuar com todos os seus cálculos como se o mapeamento de cores fosse aplicado.

Com efeito, isso permite que o V-Ray calcule melhores samples de noise, uma vez que é o \"sampling\" deixasse uma imagem mais brilhante, de modo que as diferenças entre tons claros e escuros são mais fáceis de detectar.

A imagem que salvar no disquete do VFB ( v-ray frame buffer ) ainda é linear, então ainda temos a flexibilidade de composição no espaço linear.

O \"V-Ray frame buffer\" ( VFB ) também ignora as configurações do \"gamma\" do 3ds Max, de modo a tornar o render mais escuro. Você terá que clicar no botão \"sRGB\" na parte inferior, que é própria correção Gamma do V-Ray.

Note que isto é apenas para a exibição de efeitos, a imagem ainda é linear.

Você pode notar que a partir de agora a luz vai preencher todos os cantos da imagem sem a necessidade de adicionar uma carga a mais de luzes ou aumentar quaisquer configurações para níveis não-naturais.

Você também vai notar que a imagem não vai estourar com relação ao \"gamma\" quase tanto como antes. Isto é, basicamente, porque quando você quer iluminar as áreas escuras, adicionando mais luzes, isso ainda contribui para as áreas claras, então você vai inevitavelmente acabar com intervalos que excedem o branco puro ( 255, 255, 255).

** Formatos de arquivo e Rendering:

Composição de imagens em 32-bit tem sido usada em filmes por anos. Correção de cor é muito mais flexível , especialmente quando tem destaques no controle. A solução ideal é exportar uma imagem linear como .EXR ou .DPX, por exemplo.

Com imagens lineares de todos os dados do pixel é matematicamente correto, ao invés de procurar pelo correto , resultando em resultados precisos e previsíveis ao adicionar ou multiplicar. No After Effects e Nuke- the foundry podem ser configurados para exibir imagens lineares no espaço de cor \"sRGB\" , compostas em 32-bit e depois exportados em 8 bits para o formato \"broadcast\".

Ao salvar imagens lineares , formatos 8-bit provavelmente resultarão em algumas bandas de cor. Muitas vezes o \"gamma\" não é suficiente em 8-bit para representar uma faixa de tons completa ao trabalhar com imagens lineares. Assim, sempre que possível, sempre renderizar para formatos de 16 bits ( TIFF\'s ou SIG ) ou 32 bits ( .exr\'s , DPX ) .

Nunca use JPEG\'s para renderização por causa da compressão .JPEG é otimizado para imagens não-lineares e vai perder qualidade dos dados necessários para traduções do \"Gamma\" para o espaço linear.

Queimando o \"Gamma\" limitará o que você faz, mas se você quiser, em seguida, simplesmente desmarque a opção \"Don\'t affect colors\" ( adaptation only ) na aba do V-Ray:: color mapping.

Você pode pensar se isso tem funcionado, porque você pode ver a mesma imagem, mas sem ter que clicar no botão \"sRGB\" no V-Ray Frame Buffer, você vai notar que, se você clicar no botão \"sRGB\" vai visualizar a correção do Gamma em cima disso, resultando em uma imagem muito lavada.

Você obtém um resultado semelhante, se você duplicar a imagem do frame buffer do 3ds Max. Isto só acontece porque nós definimos o gamma com o valor de 2.2 no 3ds Max.

======================================================================================

Estes links vão te ajudar demais a não se complicar e se atrapalhar com a técnica de \"Linear Work Flow\". Guarde e favorite esses dois sites aqui embaixo, por gentileza. =]

1.0- http://www.3dtotal.com/index_tutorial_detailed.php?id=1531&catDisplay=1&roPos=1&page=2#.UuWiBRC5eM8

2.0- http://www.3dtotal.com/index_tutorial_detailed.php?id=1552#.UuWeuRC5eM8 ( Linear Workflow - The Whole Shebang, autor: Daniel Dye )

Espero ter lhe ajudado de alguma forma.

Abraços e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...

Galera,
Mal entrar neste assunto novamente assim em 2017. Porém, com meu V-ray 3.6, 3ds max 2017:
O Frame Buffer renderiza uma imagem e sua cópia (nem sequer estou falando de qual formato salvar, nada!), SUA CÓPIA sai diferente da original.
Já arrumei:
- Input gamma 2.2, outputgamma 1.0;
- Gamma 2.2 no Color Mapping;
- Desabilitei Linear Worklow;
- VFB com "Display colors in sRGB" e "Force Color Clamping" ativados, o restante desativado.

O PROBLEMA PERSISTE! E Apenas no VFB. Porque na resolução do Max isso não ocorre. Então é roblema interno do VFB. Alguém sabe qual seria o problema?
Oi Vitor, tudo bem?

Não tem problema algum de reviver tópico sobre a mesma dúvida, até ajuda a entender em que ponto está o seu problema.

Qual é exatamente a diferença na imagem, fica mais clara ou mais escura?
Ou é algo bizarro como cores diferentes?

Porque se for apenas a claridade da imagem é problema de Gamma, se for diferença de cor pode ser algum dos recursos de correção de cores ou o LUT.

Analisando as configurações que mencionou, tudo depende do tipo de imagem que está renderizando, se pretende salvar em HDR ou EXR está correto o Output Gamma com 1.0, mas se for salvar em JPG, TGA, PNG, BMP e TIF, por exemplo, o Output Gamma deve ser 2.2 e o Linear Workflow sempre deve estar habilitado se quiser trabalhar de forma fisicamente correta e obter resultados realistas com facilidade.

De qualquer forma, se realmente for um Bug e quiser uma alternativa ao péssimo Frame Buffer do 3ds max, baixe o VFB+ neste link: http://www.monotoneminimal.com/vfb
Ele funciona com o V-Ray.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira
André, vou tentar explicar:

A imagem renderiza dentro do VFB... sai com uma iluminação baixa. Então eu faço o clone (dentro do VFB ainda). E fica muito mais claro. Também pensei que fosse problema do Gamma. Mas eu ja verifiquei todos atalhos.
Até a última versão que trabalhei (antes do 3.6), o clone era idêntico ao original renderizado.
E pense: seria absurdo eu renderizar uma imagem dentro do próprio VFB (em que posso trabalhar com os recursos dele pós render) mas que a imagem clonada (nem salva ainda) já fique totalmente diferente. Seria burrice da Chaos Group. Só pode ser erro. E eu juro q já ajustei o Gamma input e output. Nao fiz nada, absolutamente nada amais.
Eu apenas quero que a imagem renderizada seja falva fielmenteao que eunxerguei durante o render..nao com diferenças absurdas de exposição (sem eu sequer fazer nada depois do render). Repetindo, nem salvei ainda...só apertei o clone. Sequer posso comparar o clone dentro do VFB para estudar melhorias no projeto.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707699.

Total de membros registrados: 135309

Últimos membros registrados: thiago23, Yumitchi, nivialps, Jose10, amanda.goulart, Timothy, bdsantha, Faith.

Usuário(s) on-line na última hora: 648, sendo 23 membro(s) e 625 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Geraldo Nunes, robisonfalco, gilson antunes, emersonforentin, Duda, claro_lima, Abilio, gago, Reinaldo Silva, Leonardo, Sergio1987, look, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, Osvaldo Arquiteto, Le_Andro, Fabio Catelleno, thiago23, Hot, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.