Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!
rogeriodec: oi Rogério!! tudo bem?? No site do mestre \"David Fleet\", ele recomenda desabilitar a opção de \"Linear Workflow\", na aba do \"V-Ray:: color mapping\".
Vá para o painel superior do 3ds Max -->> Customize > Preferences > Gamma and LUT. Mude as configurações de acordo com a imagem abaixo:
http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/850/uxmg.jpg
IMPORTANTE: O render V-Ray ignora as configurações padrões de gamma do 3ds Max, mas não ignora a entrada de gamma na caixa de arquivos de bitmap ( com a opção override ). Ao configurar esta a 2.2 você vai globalmente causar efeito de como as texturas são carregadas. Não alterar a saída do Gamma, ocorre que vai queimar a correção do Gamma nas imagens renderizadas, o que limita o que você pode fazer.
A maioria das imagens que você encontra na internet ou de sua câmera digital será \"sRGB\" ( Gamma 2.2 ), já que ele é apenas mais fácil de setar o 2.2 desde o início. Alguns arquivos são nativamente lineares ( como HDRI\'s ), portanto, não vão precisar da correção de gamma no valor de 2,2.
Você também não precisa corrigir o gamma em imagens HDR, normal maps, displacements, pois não irão funcionar corretamente se tiverem o gamma 2.2. Por essas imagens, a melhor coisa a fazer é deixar o valor do gamma igual a 1,00, com isso você pode importá-los para a sua cena 3d.
**Configurando o V-Ray:
Primeiro passo, ir ao menu ( aba ) do V-Ray:: color mapping e não habilitar a opção \"Linear workflow\", mudar o Gamma para 2,2 e habilite a opção \"Don\'t affect colors ( adaptative only ).
http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/89/ui7z.jpg
A vantagem de desabilitar a opção \"Don\'t affect colors ( adaptative only ), é que o Gamma 2.2 não vai ser queimado na imagem final, no entanto o render V-Ray vai continuar com todos os seus cálculos como se o mapeamento de cores fosse aplicado.
Com efeito, isso permite que o V-Ray calcule melhores samples de noise, uma vez que é o \"sampling\" deixasse uma imagem mais brilhante, de modo que as diferenças entre tons claros e escuros são mais fáceis de detectar.
A imagem que salvar no disquete do VFB ( v-ray frame buffer ) ainda é linear, então ainda temos a flexibilidade de composição no espaço linear.
O \"V-Ray frame buffer\" ( VFB ) também ignora as configurações do \"gamma\" do 3ds Max, de modo a tornar o render mais escuro. Você terá que clicar no botão \"sRGB\" na parte inferior, que é própria correção Gamma do V-Ray.
Note que isto é apenas para a exibição de efeitos, a imagem ainda é linear.
Você pode notar que a partir de agora a luz vai preencher todos os cantos da imagem sem a necessidade de adicionar uma carga a mais de luzes ou aumentar quaisquer configurações para níveis não-naturais.
Você também vai notar que a imagem não vai estourar com relação ao \"gamma\" quase tanto como antes. Isto é, basicamente, porque quando você quer iluminar as áreas escuras, adicionando mais luzes, isso ainda contribui para as áreas claras, então você vai inevitavelmente acabar com intervalos que excedem o branco puro ( 255, 255, 255).
** Formatos de arquivo e Rendering:
Composição de imagens em 32-bit tem sido usada em filmes por anos. Correção de cor é muito mais flexível , especialmente quando tem destaques no controle. A solução ideal é exportar uma imagem linear como .EXR ou .DPX, por exemplo.
Com imagens lineares de todos os dados do pixel é matematicamente correto, ao invés de procurar pelo correto , resultando em resultados precisos e previsíveis ao adicionar ou multiplicar. No After Effects e Nuke- the foundry podem ser configurados para exibir imagens lineares no espaço de cor \"sRGB\" , compostas em 32-bit e depois exportados em 8 bits para o formato \"broadcast\".
Ao salvar imagens lineares , formatos 8-bit provavelmente resultarão em algumas bandas de cor. Muitas vezes o \"gamma\" não é suficiente em 8-bit para representar uma faixa de tons completa ao trabalhar com imagens lineares. Assim, sempre que possível, sempre renderizar para formatos de 16 bits ( TIFF\'s ou SIG ) ou 32 bits ( .exr\'s , DPX ) .
Nunca use JPEG\'s para renderização por causa da compressão .JPEG é otimizado para imagens não-lineares e vai perder qualidade dos dados necessários para traduções do \"Gamma\" para o espaço linear.
Queimando o \"Gamma\" limitará o que você faz, mas se você quiser, em seguida, simplesmente desmarque a opção \"Don\'t affect colors\" ( adaptation only ) na aba do V-Ray:: color mapping.
Você pode pensar se isso tem funcionado, porque você pode ver a mesma imagem, mas sem ter que clicar no botão \"sRGB\" no V-Ray Frame Buffer, você vai notar que, se você clicar no botão \"sRGB\" vai visualizar a correção do Gamma em cima disso, resultando em uma imagem muito lavada.
Você obtém um resultado semelhante, se você duplicar a imagem do frame buffer do 3ds Max. Isto só acontece porque nós definimos o gamma com o valor de 2.2 no 3ds Max.
======================================================================================
Estes links vão te ajudar demais a não se complicar e se atrapalhar com a técnica de \"Linear Work Flow\". Guarde e favorite esses dois sites aqui embaixo, por gentileza. =]
1.0- http://www.3dtotal.com/index_tutorial_detailed.php?id=1531&catDisplay=1&roPos=1&page=2#.UuWiBRC5eM8
2.0- http://www.3dtotal.com/index_tutorial_detailed.php?id=1552#.UuWeuRC5eM8 ( Linear Workflow - The Whole Shebang, autor: Daniel Dye )
Espero ter lhe ajudado de alguma forma.
Abraços e sucesso.
________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...