Diferença de cores ao salvar imagem renderizada

Por: rogeriodec  

Em: 23/01/2014 21:09

Só relembrando: o SRGB está ativado.
Oi Vitor, tudo bem?

Realmente o seu problema é muito estranho, porém, o salvar ou não salvar não importa muito pois os recursos são aplicados na imagem sem salvar mesmo, por exemplo, se renderizar com o Frame Buffer nativo do Max e alterar o Output Gamma, a claridade da imagem no Frame Buffer muda imediatamente sem renderizar de novo, por isso que eu acho que o seu problema é alguma coisa com o Gamma, que está sendo aplicado no Clone da imagem.

O sRGB exibe a imagem com o padrão de cores usado nos arquivos LDR como JPG, BMP, TGA, PNG, por exemplo, então, ele aplica a correção de Gamma automática dos arquivos LDR que é necessária para serem vistos com a claridade certa, você tentou desabilitá-lo para ver se mudava alguma coisa?

Abraços e tudo de bom

André Vieira
Vitor...

Linear Workflow é a forma padrão que você trabalha com o Vray...

A opção Linear Workflow dentro do Color mapping é apenas uma função de compatibilidade bemmm antiga... O padrão é desmarcada... Como abordo isso no curso de vray aqui da 3d1...

Posta as configurações do VFB, do color mapping e Gamma and LUT... 


Abaço

Oi Cleber, tudo bem?

Agradeço por você ajudar o Vitor, pois eu não estou por dentro dos detalhes de configuração do V-Ray e do VFB, já que uso muito pouco e não tenho tempo para estudar as especificidades dele.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Olá Alguem me pode ajudar a saber como ficou resolvido, eu quando salvo a imagem fica deslavada opaca, mas no render original tem muito mais contraste, se desativar o gama fica opaca tambem... já nao sei como resolver, podem me ajudar? 
rogeriodec:
Deve ser algo muito básico, mas não achei a resposta.
Fiz uma renderização em Vray. Salvando o resultado em JPG, PNG, TIF e outros, a imagem salva fica mais opaca.
O único formato que preservou as cores foi BMP.
Alguém sabe o que pode ser feito para que as cores resultantes da renderização sejam preservadas no arquivo salvo?
Olá Alguem me pode ajudar a saber como ficou resolvido, eu quando salvo a imagem fica deslavada opaca, mas no render original tem muito mais contraste, se desativar o gama fica opaca tambem... já nao sei como resolver, podem me ajudar? 
Oi André, tudo bem?

A correção automática de Gamma do 3ds max, que fica no menu Rendering > Gamma And LUT Setup, deve ser mantida com a configuração padrão, ou seja, habilitado e com o valor de 2.2, como mostra a primeira imagem em anexo.

Quando desabilitada não muda nada na imagem do Frame Buffer (Render original) se estiver renderizando com o V-Ray, pois o V-Ray tem o seu próprio Frame Buffer que não é afetado pelo Gamma do 3ds max.

De qualquer forma, quando desabilita o Gamma do Max é para escurecer a imagem original e não clarear, só clareia quando recebe uma dupla correção de Gamma em vez de não receber correção alguma.

A dupla correção de Gamma só acontecia antigamente durante a transição para a renderização fisicamente correta, pois os materiais configurados antigamente já levaram em conta a falta de Gamma do programa, então, se usá-los hoje em dia ficam com aspecto lavado devido a dupla correção.

Quando salva uma imagem no 3ds max tem a opção de corrigir ou não o Gamma, mas normalmente a configuração automática padrão é a ideal, como mostra a segunda imagem em anexo.

Então, se tiver trocado para a opção Override, mantendo o valor 1 a imagem ficará escura, valores maiores do que 1 clareiam a imagem e menores escurecem ainda mais.

Tente alterar este valor para ver o resultado, não precisa renderizar de novo, é só salvar com valor diferente no Override que vai clarear ou escurecer a cena.
Os valores comuns são 0.45, 1 e 2.2.
Se ficar correto com 0.45 é porque a imagem estava recebendo uma dupla correção, se ficar certo com 1 é porque a imagem é HDR, mas o correto mesmo é ficar certo com o valor de 2.2 para salvar em JPG, TGA, PNG, etc.

Se renderizar com as configurações padrões sem mudar nada e salvar normalmente é para a imagem ficar correta, a não ser que esteja renderizando aquivos antigos ou objetos com materiais antigos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre Vieira:
Oi André, tudo bem?

A correção automática de Gamma do 3ds max, que fica no menu Rendering > Gamma And LUT Setup, deve ser mantida com a configuração padrão, ou seja, habilitado e com o valor de 2.2, como mostra a primeira imagem em anexo.

Quando desabilitada não muda nada na imagem do Frame Buffer (Render original) se estiver renderizando com o V-Ray, pois o V-Ray tem o seu próprio Frame Buffer que não é afetado pelo Gamma do 3ds max.

De qualquer forma, quando desabilita o Gamma do Max é para escurecer a imagem original e não clarear, só clareia quando recebe uma dupla correção de Gamma em vez de não receber correção alguma.

A dupla correção de Gamma só acontecia antigamente durante a transição para a renderização fisicamente correta, pois os materiais configurados antigamente já levaram em conta a falta de Gamma do programa, então, se usá-los hoje em dia ficam com aspecto lavado devido a dupla correção.

Quando salva uma imagem no 3ds max tem a opção de corrigir ou não o Gamma, mas normalmente a configuração automática padrão é a ideal, como mostra a segunda imagem em anexo.

Então, se tiver trocado para a opção Override, mantendo o valor 1 a imagem ficará escura, valores maiores do que 1 clareiam a imagem e menores escurecem ainda mais.

Tente alterar este valor para ver o resultado, não precisa renderizar de novo, é só salvar com valor diferente no Override que vai clarear ou escurecer a cena.
Os valores comuns são 0.45, 1 e 2.2.
Se ficar correto com 0.45 é porque a imagem estava recebendo uma dupla correção, se ficar certo com 1 é porque a imagem é HDR, mas o correto mesmo é ficar certo com o valor de 2.2 para salvar em JPG, TGA, PNG, etc.

Se renderizar com as configurações padrões sem mudar nada e salvar normalmente é para a imagem ficar correta, a não ser que esteja renderizando aquivos antigos ou objetos com materiais antigos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Olá André muito obrigado pela dica, realmente se selecionar a opção Override colocar o valor 1 a imagem fica perfeita, se deixar na opção automático a imagem fica deslavada/opaca, nunca me aconteceu isto...

Será que consigo configurar para a saída ser sempre com o valor Override 1? estou a fazer umas 50 cadeiras e tenho de salvar 3 renders por cadeira, teria menos essa operação.

Já agora o meu max é o 2016 com v-ray, desenho em 3d há anos mas sempre em standard estou a iniciar em V-ray e estou a aprender e as vezes tentativa erro...

 

Já fiz algunas trabalhos em v-ray mas nunca tive de mexer no valor Override, ficou sempre em Automático (recomendado) sabe porque desta vez é diferente?

 

Muito Muito Obrigado  

Oi André, tudo bem?

Tem duas formas de você modificar a claridade da cena e manter a configuração para as demais renderizações, porém, o certo mesmo era descobrir porque aconteceu isso, provavelmente são os materiais e a iluminação que não estão adequados para a técnica fisicamente correta.

Primeiro que se você salvar uma imagem em JPG, TGA, PNG e similares com o Override Gamma = 1.0, a imagem vai perder cores porque o padrão sRGB usado para encodar estes arquivos não aceita tantas cores.
Para dar certo desta forma teria que salvar em HDR ou EXR, depois converter em 8 bits no Photoshop e dai salvar em JPG, TGA, PNG, etc.

Segundo que não estará vendo as cores e a iluminação corretamente no Frame Buffer até salvar, já que vai salvar com o Gamma automático em 2.2.

Por isso que é melhor configurar luzes e materiais na técnica fisicamente correta (PBR) para a imagem ficar boa com o Gamma 2.2, assim, verá os materiais corretamente durante a configuração deles no Material Editor e verá a cena corretamente no Frame Buffer.
Dai também poderá salvar direto do 3ds max em JPG, TGA, PNG e similares.

Se realmente quiser manter assim, você pode usar o Multiplier e o Burn Value do menu Color Mapping para modificar a claridade da cena ou até mesmo trocar o tipo do Tone Mapping na lista que tem lá, como mostra a imagem em anexo.
A forma mais prática seria modificar os recursos do Exposure no próprio Frame Buffer do V-Ray, como mostra a imagem em anexo, pois visualizaria em tempo real as alterações na imagem renderizada, só que com este problema você não estará vendo as cores corretas no Frame Buffer e não poderá ajustar nenhum recurso dele.

Se quiser me enviar a cena para analisar, eu te falo com certeza qual é o problema, meu email é [email protected]
Mas normalmente só consigo fazer estas coisas nos finais de semana.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre Vieira:
Oi André, tudo bem?

Tem duas formas de você modificar a claridade da cena e manter a configuração para as demais renderizações, porém, o certo mesmo era descobrir porque aconteceu isso, provavelmente são os materiais e a iluminação que não estão adequados para a técnica fisicamente correta.

Primeiro que se você salvar uma imagem em JPG, TGA, PNG e similares com o Override Gamma = 1.0, a imagem vai perder cores porque o padrão sRGB usado para encodar estes arquivos não aceita tantas cores.
Para dar certo desta forma teria que salvar em HDR ou EXR, depois converter em 8 bits no Photoshop e dai salvar em JPG, TGA, PNG, etc.

Segundo que não estará vendo as cores e a iluminação corretamente no Frame Buffer até salvar, já que vai salvar com o Gamma automático em 2.2.

Por isso que é melhor configurar luzes e materiais na técnica fisicamente correta (PBR) para a imagem ficar boa com o Gamma 2.2, assim, verá os materiais corretamente durante a configuração deles no Material Editor e verá a cena corretamente no Frame Buffer.
Dai também poderá salvar direto do 3ds max em JPG, TGA, PNG e similares.

Se realmente quiser manter assim, você pode usar o Multiplier e o Burn Value do menu Color Mapping para modificar a claridade da cena ou até mesmo trocar o tipo do Tone Mapping na lista que tem lá, como mostra a imagem em anexo.
A forma mais prática seria modificar os recursos do Exposure no próprio Frame Buffer do V-Ray, como mostra a imagem em anexo, pois visualizaria em tempo real as alterações na imagem renderizada, só que com este problema você não estará vendo as cores corretas no Frame Buffer e não poderá ajustar nenhum recurso dele.

Se quiser me enviar a cena para analisar, eu te falo com certeza qual é o problema, meu email é [email protected]
Mas normalmente só consigo fazer estas coisas nos finais de semana.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado,

vou enviar para o seu email a cena, e você avalie o que estou fazendo mal. Obrigado pela amabilidade ;)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707917.

Total de membros registrados: 135484

Últimos membros registrados: Yota026, master237, Franc1van, marcospmaia, virgus77, helo2001, mada06, viviesfernandes.

Usuário(s) on-line na última hora: 344, sendo 1 membro(s) e 343 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: RAPH.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.