Diferença de cores ao salvar imagem renderizada

Por: rogeriodec  

Em: 23/01/2014 21:09

Deve ser algo muito básico, mas não achei a resposta.
Fiz uma renderização em Vray. Salvando o resultado em JPG, PNG, TIF e outros, a imagem salva fica mais opaca.
O único formato que preservou as cores foi BMP.
Alguém sabe o que pode ser feito para que as cores resultantes da renderização sejam preservadas no arquivo salvo?
Rogeriodec da uma olhada na configuracao do Gamma, ja vi muito problema assim ser resolvido com ajuste do gamma.
Sim, também dei uma olhada em várias matérias, que recomendam o Gamma 2,2. O meu 3DS 2014 já vem com todas essas configurações prontas.
O que não justifica é que uma imagem TIF (que em tese tem mais atributos que um BMP) fique com tons mais opacos, enquanto o BMP seja o único formato que respeita esses tons originais da renderização final.

Veja o resultado:

BMP
TIF
Você pode estar salvando a imagem em 32 bits, no render sai correto mas qdo leva para o PS aparece lavado. Se realmente for isto, ao abrir o PS vc terá que mudar a imagem para 8 bits, pois o PS nao altera imagem em 32 bits. Nessa mudança abrirá uma janela onde vc poderá fazer os ajustes. Fico perfeito.

Qq dúvida entre em contato.
Ok, o TIF tem 32 bits, o BMP 8 bits.
Fiz testes também em JPG e PNG.
JPG em 8 bits
PNG em 16 bits
TIF em 32 bits

Todos ficaram lavados. Apenas o BMP (8 bits) ficou idêntico ao original renderizado.
Mudando tudo para 8 bits no Photoshop não fez diferença...
Pessoal, esse problema é só comigo, ou será que nunca ninguém percebeu isso?
Alguém pode fazer um teste? Renderizar algo em Vray e salva em diversos formatos, depois comparar se o arquivo de imagem resultante é igual à renderizada?
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

Rogeriodec: oi Rogério!! tudo bem? É um grande prazer estar aqui neste seu tópico para dialogarmos e discutirmos um pouco sobre essa questão da diferença de cores ao salvar imagem renderizadas. =]

Primeiro de tudo, não é muito recomendável e está inclusive nos manuais da própria Autodesk, alterar o formato final da sua imagem renderizada, tudo bem??

Obviamente que o formato de imagem de saída apesar de ser muito particular de cada artista gráfico, mas no geral, os formatos mais indicados para se salvar trabalhos 3d são: .exr, .hdr, .tga, .tiff ( impressão profissional em que as cores que estão no computador, sejam as mesmas cores na impressão ).

Por que isso? Porque a própria Autodesk não "aconselha" muito a salvar imagens finais renderizadas em formatos como: .jpg, .jpeg., .bmp., pois formatos deste tipo sempre perdem qualidade fotográfica, por terem poucos canais e pelas compressões que cada imagem permite.

Porque cada formato de imagem tem as suas particularidades e principalmente as suas peculiaridades, tudo bem?

1.0- Formato .jpg:

Por exemplo, o formato de imagem .JPEG ou .jpg, cuja sigla significa Joint Photographic Experts Group, teve sua primeira especificação disponibilizada em 1983 por um grupo que leva o mesmo nome. É um dos padrões mais populares da internet por aliar duas características importantes: oferecer níveis razoáveis de qualidade de imagem e gerar arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição.

O .JPEG ou .jpg possibilita isso porque é um formato que utiliza compressão de imagens. Mas, o que é isso? Em poucas palavras, compressão consiste na eliminação de dados redundantes nos arquivos, ou seja, PERDA DE QUALIDADE está diretamente ligada a imagens .jpg.

No caso de imagens, é possível fazer a compressão de forma que a retirada de informações não prejudique a qualidade ( loss less - sem perda ), assim como é possível utilizar níveis maiores de compressão que causam perdas visíveis ( lossy - com perda ).

Este último é o que acontece no JPEG: neste formato, quanto maior o nível de compressão, menor será o tamanho do arquivo, porém pior será a qualidade da imagem. O nível de compressão pode ser determinado em programas de tratamentos de imagens, como o robusto Photoshop ou o Gimp também.

Cada vez que uma mesma imagem JPEG é salva, costuma-se perder qualidade sempre, já que, geralmente, o software utilizado para tratá-la aplica compressão, mesmo que mínima, toda vez que esta ação é realizada.

O JPEG é capaz de trabalhar com quase 16,80 milhões de cores ( 24 bits ). Essa característica, aliada à capacidade de compressão que reduz o tamanho dos arquivos, faz do formato uma excelente opção para a distribuição de imagens fotográficas, tanto é que o \".jpg\" é o formato é muito utilizado para a geração de fotos em câmeras digitais.

Isso porque, mesmo havendo perda de qualidade, esta ocorre de maneira pouco ou nada perceptiva ao olho humano, desde que, é claro, não haja \"abuso\" do uso de compressão nem salvamentos frequentes. No caso de atividades profissionais, é recomendável o uso de formatos que preservam a qualidade, como o .tiff, por exemplo.

Arquivos em JPEG geralmente são utilizados com as extensões .jpg ( mais frequentes ) e .jpeg, podendo haver outras de acordo com os algoritmos matemáticos utilizados.

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2.0- Formato .GIF:

O formato de imagem .gif é derivado da sigla para Graphics Interchange Format, o GIF é outro formato bastante popular na internet. Foi criado pela CompuServe em 1987 e, assim como o JPEG, gera arquivos de tamanho reduzido, no entanto, seu uso não é muito comum em fotografias, já que é capaz de trabalhar com apenas 256 cores ( 8 bits ), ou seja, possui uma taxa de cores muito pequena, se comparada com o formato .jpg.

Por este motivo, sua utilização é muito frequente com ícones, ilustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessite de muitas cores.

Há, no entanto, uma característica que faz o formato GIF ser conhecido até os dias de hoje: Graças a uma revisão realizada em 1989, o padrão passou a ter a capacidade de suportar animações.

Em outras palavras, o GIF passou a permitir a inserção de uma sequência de imagens em um único arquivo. Assim, quando um GIF nesta condição é exibido, cada uma das imagens inseridas é mostrada seguindo uma ordem, dando ao usuário a sensação de movimento.

O formato GIF ainda tem outro diferencial: é capaz de permitir um efeito conhecido como fundo transparente, que é bem parecido com o formato de fundo transparente do .psd ( formato que os softwares 3d permitem salvar ).

Isso significa que um arquivo GIF pode ter áreas da imagem que assimilam a cor do local onde está sendo exibido, como se fosse, de fato, uma transparência. Por exemplo: se uma imagem GIF estiver sendo mostrada em uma página Web com fundo verde, as áreas ?transparentes? do arquivo serão mostrados nesta mesma cor.

O GIF também utiliza compressão, mas esta não causa perda de qualidade, mesmo se a imagem seja guardada várias vezes, é ai aonde o GIF se sobressai em relação ao .jpg.

Aqui, há uma curiosidade: O algoritmo de compressão mais comum do GIF é o Lempel-Ziv-Welch ( LZW ), cuja patente pertencia à Unisys. Aparentemente, a CompuServe não sabia disso. Como consequência, em 1995, a Unisys passou a cobrar empresas responsáveis por programas de edição de imagens pelo uso do algoritmo em questão. A patente expirou em 2003, fazendo com que a cobrança não fosse mais permitida.

A extensão dos arquivos no formato GIF é .gif. Por exemplo: infowester.gif.

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3.0- Formato .PNG:

O formato PNG, sigla para Portable Network Graphics, é um dos padrões mais recentes, com a sua primeira especificação tendo surgido em 1996. Seu desenvolvimento foi motivado, em parte, pela restrição de patente existente no formato GIF, conforme explica o tópico anterior.

O PNG reúne, portanto, as características que tornaram o GIF tão bem aceito: animação, fundo transparente e compressão sem perda de qualidade, mesmo com salvamentos constantes do arquivo. Porém, conta com um grande diferencial: suporta milhões de cores, não apenas 256, sendo, com isso, uma ótima opção para fotos.

Infelizmente no aspecto da animação, o PNG, por si só, não possui tal capacidade. O que acontece é que há uma variação chamada APNG ( Animated Portable Network Graphics ) que possibilita esta característica.

O esquema é o mesmo do padrão GIF: uma sequência de imagens inseridas em um único arquivo. No caso, a primeira imagem é um arquivo PNG \"normal\", que é exibido em situações onde, por algum motivo, a animação não pode ser executada. Há também uma variação chamada MNG ( Multiple-image Network Graphics ) que possui a mesma finalidade.

Imagens no formato PNG possuem extensão .png, mesmo nas variações de animação, embora, neste último caso, possa ser utilizado também nomes com .mng e .apng.

O .PNG é um formato livre, criado desde o início para ser utilizado em qualquer aplicação sem necessidade de pagamentos de licenças ou afins. Sua utilização é apoiada pela W3C.

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4.0- Formato Bitmap:

O Bitmap é um dos formatos de imagens mais antigos e também um dos mais simples. Bastante utilizado nos sistemas operacionais Microsoft Windows, as imagens neste formato podem suportar milhões de cores e preservam os detalhes.

No entanto, os arquivos neste padrão costumam ser muitos grandes, já que não utilizam compressão. Este processo até é possível em imagens com 256 cores ou menos, mas não é comum.

Arquivos em Bitmap podem ter extensão .dib ( Device Independent Bitmap ) ou BMP ( este último, padrão do Microsoft Windows ) e não suportam ?fundo transparente?.

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5.0- Formato .TIFF:

O formato .tiff deriva da sigla para "Tagged Image File Format", o TIFF consiste em um formato muito utilizado em aplicações profissionais, como imagens para finalidades médicas ou industriais. Criado em 1986 pela Aldus, companhia posteriormente adquirida pela Adobe, também é muito aplicado em atividades de digitalização, como scanner e fax, o que, na verdade, motivou o seu desenvolvimento.

O formato TIFF oferece grande quantidade de cores e excelente qualidade de imagem, o que aumenta consideravelmente o tamanho dos seus arquivos, embora seja possível amenizar este aspecto com compressão sem perda de informações.

Um detalhe interessante é que o formato TIFF suporta o uso de camadas, isto é, pode-se utilizar versões diferenciadas da imagem a ser trabalhada em um único arquivo.

Imagens em TIFF geralmente utilizam extensão .tif ou .tiff e suportam "fundo transparente".

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6.0- Formato RAW:

O formato RAW ( traduzindo, algo como "cru" ) é um pouco diferente dos demais. Trata-se de um padrão que guarda todos os dados de uma foto, tal como esta foi gerada na câmera digital, sem aplicação de efeitos ou ajustes.

Por causa disso, oferece alta qualidade de imagem e maior profundidade de cores. É claro que quando uma foto RAW é comprimida pode haver perda de qualidade, mesmo que ligeira. Apesar disso, esta opção muitas vezes é considerada, já que imagens neste padrão costumam resultar em arquivos realmente grandes.

Boa parte das câmeras permite ao usuário escolher o formato das fotografias, sendo o RAW uma opção. E por qual motivo escolhê-lo? Como os arquivos neste padrão são ?puros? O editor tem a liberdade de utilizar a imagem do jeito como foi capturada e aplicar seus próprios efeitos ou ajustes.

O resultado final pode ser uma foto belíssima, mesmo quando esta for, posteriormente, convertida para um formato mais ?usável?, como JPEG ou PNG. Isso faz com que o RAW seja apelidado de ?negativo das câmeras digitais?, embora não se trate necessariamente disso.

Arquivos no formato RAW admitem várias extensões. Isso porque cada fabricante de câmera digital trabalha com as suas próprias especificações.

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7.0- Formato .SVG:

O formato .SVG é a sigla para Scalable Vector Graphics e, tal como o nome indica, consiste um padrão que trabalha com imagens vetoriais. Trata-se também de um formato aberto, desenvolvido pela W3C e que surgiu oficialmente em 2001.

Em vez de ser baseado em pixels, isto é, os ?pontinhos? que formam as imagens, tal como nos padrões mostrados anteriormente, o SVG utiliza a linguagem XML para descrever como o arquivo deve ser.

Graças a isso, o SVG consegue trabalhar bem tanto com figuras estáticas quanto com imagens animadas. Além disso, por ser um padrão vetorial, imagens no formato podem ser ampliadas ou reduzidas sem causar perda de qualidade.

Arquivos neste formato têm extensão .svg ou .svgz e suportam efeitos de transparência.

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8.0- Formato .tga:

TGA ( true vision targa file )

Formato de gravação de ficheiro informático, deriva da sigla "True Vision Targa File", também conhecido por targa, utilizado normalmente em imagens bitmap com 24 bits para aplicações na indústria de produção de vídeo.

É um formato que tem muitas variações e que suporta vários tipos de compressão. É um ótimo formato para salvar renderizações finais, pois o formato .tga, guarda informação do "canal alpha", que é muitíssimo útil pra retirar o fundo e mudar o background ( B.G ) em softwares de edição/ composição de imagens.

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Segundo o mestre André Vieira, nas versões mais recentes do 3ds Max, você recebe uma mensagem de erro quando mandar renderizar uma animação sem ter indicado um local para salvar o arquivo, mas nas versões antigas isso não acontecia, os iniciantes tentavam salvar no final e apenas o último frame era gravado.

Assim, o 3ds max vai renderizar a animação e salvar onde definiu, no final você não precisa salvar o arquivo, pois já foi salvo, isso vale para uma única imagem também.

** Uma questão importante no salvamento de animações é quanto ao formato. Apesar de você poder salvar em AVI ou MOV, tem muitas desvantagens de renderizar uma animação 3D direto para um arquivo de vídeo. Se acontecer algum problema, você perde tudo que já foi renderizado, se usar um Codec, vai desperdiçar tempo renderizando uma imagem de qualidade para compressar em seguida, se não ficar bom com este Codec, terá que renderizar de novo.

Arquivo de vídeo não permite salvar os canais disponíveis em formatos avançados de imagem, como RPF e RLA, para composição no Combustion ou outros softs do gênero, entre vários outros problemas.

A melhor forma de renderizar animação é em sequência de imagens .TGA, assim, poderá montar o vídeo em qualquer editor ou compositor, mesmo gratuitos como o Virtual Dub ( gosto bastante de usar, por ser bem simples ), e poderá usar o Codec que desejar, quantas vezes quiser, mantendo sempre o original com alta qualidade.

Pode tirar um vídeo com mais compressão para Web e outro com mais qualidade para colocar em CD, por exemplo.

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9.0- Formato .hdr:

Imagens radiance definidas em um formato de imagem para armazenar imagens .HDR , agora descrita como formato de imagem RGBE . HDR derivam da sigla "high dynamic range". Uma vez que foi o primeiro ( e por muito tempo o único ) formato de imagem .HDR , este formato é apoiado por muitos outros Pacotes de software.

** Imagens hdr guardam informações de luz que as outras imagens anteriores não guardavam, além de trabalharem com o formato 32 bit float point.

Cada pixel é armazenado como quatro bytes, uma mantissa byte para cada r ( red ) , g ( green ) , b ( blue ) e um expoente comum um byte . Os dados de pixel pode ser armazenada não comprimidos ou usando um esquema de codificação de comprimento simples.

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10.0- Formato .exr:

OpenEXR é um formato de arquivo de imagem de alta faixa dinâmica de imagens, lançado como um padrão aberto, juntamente com um conjunto de ferramentas de software criado pela Industrial Light and Magic ( ILM ) que foi comprada pela Disney, lançado sob uma licença de software livre similar à licença BSD. [1]

É notável o suporte aos valores de pontos flutuantes de 16 bits por canal ( metade de precisão ), com um bit de sinal, cinco bits de expoente e uma mantissa de dez bits. Isto permite uma gama dinâmica de mais de trinta paragens de exposição.

Ambos sem perdas e compressão com perdas de dados de alta faixa dinâmica também é suportado.

OpenEXR, ou simplesmente EXR para breve, é um formato de imagem raster profunda, desenvolvido pela ILM e muito amplamente utilizado na indústria da Computação Gráfica, os dois efeitos visuais e animação.

OpenEXR de multi- resolução é um formato de canal arbitrário que torna-se atraente para composição . OpenEXR alivia vários elementos dolorosos do processo de composição. Como ele pode armazenar canais arbitrários, tais como: especular, diffuse, alfa, RGB ,normais, e vários outros tipos de canais em um único arquivo, que tira a necessidade de armazenar essas informações em arquivos separados.

O conceito de multi - canal ( multi channel ) , também reduz a necessidade de "traduzir" os dados para a imagem final . Se um "composer" não está feliz com o atual nível de especularidade , ele pode ajustar esse canal específico em tempo real.

O OpenEXR traz ferramentas de desenvolvimento de uma relativa facilidade para os desenvolvedores.

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** DICA: Para as cores da renderização ficarem preservadas no seu render original, salve as imagens de saída com a extensão .tga ( true vision targa file ) e marque a opção "Don't affect color ( adaptation only ) na aba do V-Ray color mapping, antes do seu render final, assim sua imagem não irá ficar "lavada" colocando o valor de 2,2 no campo "Gamma".

Depois no Photoshop, você abre a imagem com a extensão .tga que foi salva no 3ds Max, e trabalha os valores de "exposure" e "gamma correction" no Photoshop.

Espero ter ajudado você de alguma forma...

Desculpe pelo texto longo...rsrs. ^^

Forte abraço e sucesso.

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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Obrigado pela excelente explanação.
P.S: Quem é Alysson ? [:p]
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

rogeriodec: oi Rogério!! tudo bem?? Puxa vida, me desculpe...huahuahua, já respondi as dúvidas de alguns leitores aqui da 3d1 hoje e acabei meio que trocando os nomes...kkkkkkkkkk. ^^

Mil desculpas, Rogério.

Espero que tenha sanado a sua dúvida.

Forte abraço e sucesso.

ps: Descobri porque eu troquei o seu nome ( Rogério ) com o nome do nosso amigo e colaborador "Alysson". É porque vocês dois usam uma imagem de um leão no avatar de vocês, e acabei meio que me confundido com os nomes...huahuahua. 

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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Tranquilo, Danilo. Mesmo porque como você disse, isso é um assunto muito comum, só que eu não consegui ainda resolver.
Você disse que o TGA é o mais indicado.
Fiz os testes com TGA e ele fica lavado como todos os outros, exceto o BMP que como disse é o único que respeita as cores originais do render final na tela, ao contrário do indicado no seu texto.
Além disso na hora de salvar o TGA não aparece a opção \"Don\'t affect color ( adaptation only ) na aba do V-Ray color mapping como você disse.
Aqui a tela do vRay:

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