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Diferença de cores ao salvar imagem renderizada

Por: rogeriodec  

Em: 23/01/2014 21:09

Nao entendi a relaçao entre salvar em TGA e Don\'t affect color ( adaptation only ).
Me parece que nessa versao 2.40 do v-ray esse Don\'t affect color ( adaptation only ) foi substituido pelo Color mapping only (no gamma). Pelo que to vendo é isso, ainda nao tenho essa versao 2.40.
Acontece que o Max tá fazendo dois passos de Gamma na hora da renderização:
1. Nas preferências do Max (Gamma/LUT Correction)
2. No Color Mapping do Vray

O mais correto a se fazer nessa situação é desabilitar o Gamma/LUT Correction do Max e usar o Gamma da aba Color Mapping do Vray.

Mais dois conselhos:
1. Use o Frame Buffer do Vray para as renderizações
2. É altamente recomendável trabalhar com o Linear Workflow da aba Color Mapping

Sobre o Linear Workflow: Se você estiver usando o Vray Sun e Sky por exemplo, com o Vray Exposure Control e o VrayMtl e não ativar o Linear Workflow, os locais com maior incidencia de luz vão estourar e ficarão com aquele branco extremamente intenso.

Espero que tenha ajudado de alguma forma.
Obrigado pelas dicas teoanderson.
Entretanto desabilitar o Gamma/LUT Correction do Max e usar o Gamma da aba Color Mapping do Vray não fez diferença.
Na hora de salvar, continuo apenas com o formato BMP sendo compatível com a imagem final do render. Os demais formatos ficam lavados.
A minha dúvida é simples: O único formato de arquivo de que corresponde ao render original é o BMP?
Alguém pode fazer um teste? Renderizar algo em Vray e salva em diversos formatos, depois comparar se o arquivo de imagem resultante é igual à renderizada?
No meu teste aqui nao vi diferença nenhuma entre as imagens salvas (bmp, png, tiff, tga e jpg).
Igual a renderizada nao fica nenhuma.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

JoaoFreitas: oi João! tudo bem?? Na verdade não há nenhuma relação entre salvar o formato .tga e habilitar a opção \"Don\'t affect colors\" ( adaptation only ) do V-Ray do 3ds Max 2013.

O que eu quis dizer em minha mensagem anterior, é que o formato .tga é um dos mais indicados ( há outros formatos também ) para salvar em animações, pois com o formato .tga, fica mais fácil de alterar parâmetros depois do render, na pós-edição.

Ainda uso o render V-Ray, Mental Ray tanto do Maya 2013, quanto do 3ds Max 2013. Eu nem sabia que a opção "Don't affect color" ( adaptation only ) não existia mais no V-Ray do 3ds Max 2014...rsrs. 

Realmente João, a mudança do "Don't affect color" ( adaptation only ) do render V-Ray do 3ds Max 2013 mudou mesmo se comparado com o render V-Ray do 3ds Max 2014.

O interessante era habilitar a opção "Don't affect colors" ( adaptation only ) para ver as cores naturais do render, sem a interferência do gamma nelas, entendes? ^^

Obrigado pela sua participação.

Abraços e sucesso!

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rogeriodec: oi Rogério! tudo bem?? Estranho isso ter acontecido com você; o único formato de render ter ficado com as cores originais ter sido o ."bmp"

Realmente tem alguma coisa estranha ai nesse processo que você está fazendo, ou então é algum "bug" do 3ds Max 2014.

Para se trabalhar com o render V-Ray do 3ds Max na opção de "Linear work flow" ou "Linear color space", você deve configurar o "gamma" para 2,2 ou 1,8 de acordo com a calibragem do seu monitor.

Para facilitar o seu entendimento, estou colocando aqui o site do mestre "David Fleet", aonde ele dá dicas de como ele usa o processo do "Linear color space" ou "Linear work flow."

1.0- http://www.davidfleet.com/tutorials ( Linear work flow- V-Ray- 3ds Max ).

2.0- http://www.davidfleet.com/tutorials/linear-workflow ( Linear work flow- V-Ray- 3ds Max ).

3.0- http://greyscalegorilla.com/blog/tutorials/what-is-linear-workflow-and-how-can-it-help-your-renders-look-better/ ( What Is Linear Workflow and How Can It Help Your Renders Look Better? )

=======================================================================

** IMPORTANTE.: Você tem que habilitar a opção de "sRGB" da aba inferior do V-Ray render, se você estiver usando o "V-Ray frame buffer".

Aqui está um ótimo tutorial do mestre "Neil Blevins":

3.0-http://www.neilblevins.com/cg_education/linear_workflow_vray_max/linear_workflow_vray_max.htm

========================================================================

Um vídeo tutorial de como usar as configurações do "V-Ray" na técnica de "Linear work flow" ou "Linear color space."

4.0- http://www.youtube.com/watch?v=J_F92QhbeY0 ( Linear Workflow in V-Ray for 3ds Max for Interior Design. )

** Olha essas duas imagens aqui embaixo:

Essa primeira imagem saiu com o bule amarelo lavado sem a opção de: \"Don\'t affect color\" ( adaptation only ) habilitada.

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/571/gxce.jpg

Essa segunda imagem saiu com o bule amarelo com sua cor correta com a opção de: "Don't affect color" ( adaptation only ) habilitada.

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/585/a3qq.jpg

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Espero ter ajudado de alguma forma...

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso.

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...









Opa, tudo bem Rogerio?

Bom, renderizei as imagens no formato .jpg e funcionou normalmente. Realizei o teste no formato .png e também funcionou. Como as .png\'s ficaram acima de 500kb e a 3D1 limita o tamanho dos arquivos, não foi possível posta-las. Nessa cena foram usados:

- 1 Vray Sun (usando o Daylight System - 15:00)
- 1 Vray Sky
- 1 VrayMtl (No Slot do OverrideMtl para fins de teste e necessário para o Linear Workflow funcionar bem)
- 1 VrayPhysicalCam (Configuração Padrão)
- Indirect Illumination usando Irradiance Map e Light Cache (Configuração Padrão)
- Nenhum controle de exposição pois a VrayPhysicalCam já vem configurada com o controle de exposição

Agora quanto a setagem das imagens:

Imagem 01
Usei a correção de Gamma tanto nas preferências do Max (Gamma/LUT Correction) quanto no Color Mapping do Vray.

Imagem 02
A mesma configuração da Imagem 01 + Linear Workflow.

Imagem 03
Foi desabilitado o Gamma Nativo do Max (Gamma/LUT Correction) e mantido o Gamma do Vray.

Imagem 04
A mesma configuração da imagem 03 + Linear Workflow.

E a imagem 5, mostra uma possivel setagem que pode estar causando esse conflito. Nesse caso, se a opção \"Override\" estiver marcada na hora de salvar e com o valor 2.2, você encontrou o problema. Basta marcar a opção \"Automatic (Recommended)\" e não se esquecer de desabilitar o Gamma/LUT Correction nativo do Max.

A titulo de teste, você pode criar uma cena nova e ir testando as configurações para chegar a um concenso. Vai postando ai os resultados, pra comunidade discutir!
Esqueci a imagem 5 rsrs
Segue nesse post!
Danilo, MUUUUUUITO obrigado! [:)]

Aqui está a chave para toda a confusão:

\"** IMPORTANTE.: Você tem que habilitar a opção de \"sRGB\" da aba inferior do V-Ray render, se você estiver usando o \"V-Ray frame buffer\".\"


Após muita leitura, percebi que o problema era que, usando o VFB (V-Ray Frame Buffer) ativado, ele faz uma correção de cor. Desligando o VFB as cores ficam padrão.

E a solução para usar o VFB mantendo as cores padrão é ativar o sRGB na tela de render do VFB.

1) Tela render padrão com VFB desligado
2) Tela VFB com sRGB desligado
2) Tela VFB com sRGB ligado
4) Imagem salva JPG
5) Imagem salva PNG

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