Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gilvani   monte verde - AC
Fabio Teles   Goiânia-GO - AC
Bada   Osasco, SP - SP
dami   João Pessoa pb - AC
Ismael de jesus   Florianópolis - SC

Portfólios Ver Mais

Evandro Oliveira   Novo Hamburgo - AC
felipe romao   ceara/fortaleza - CE
Iraq   BRASIL
Rogerio Coletti   Votuporanga / SP - SP

Mental ray ou Vray?

Por: andre.denzel  

Em: 12/03/2014 13:13

Vou dar minha opinião, o melhor renderizador que existe é aquele que vc domina, não importa qual seja ele, pois na questão de qualidade, tanto MR como Vray são ótimos.

O que eu acho que tem que levar em consideração na escolha de um renderizador, é o quanto esse renderizador está evoluindo.
Sou usuário de Mental Ray, posso dizer que em qualidade, dá pra fazer cenas muito realistas (ou não) com o MR, tudo depende do quando vc domina dos recursos disponíveis.
Mas nessa questão específica, da evolução dos renderizadores, acredito que todos aqui, pode afirmar que o V-Ray está evoluindo muito a cada versão. Nessa versão 3.0, são muitas as novidades, principalmente na questão desempenho, que ele me parece ser bem mais rápido que na versão anterior.

Já no MR, nesse ponto as coisas são bem diferentes, já faz pelo menos uns 5 anos que a NVidia e Autodesk não apresenta nada de novo, nada que venha contribuir para uma evolução desse renderizador... então, meu conselho seria o seguinte: \"Se vai investir tempo pra aprender um renderizador para usar em seus trabalhos, escolha aquele que está em evolução constante\"... nessa comparação, o V-Ray está se saindo muito melhor, que com o tempo, ele vem conquistando muito espaço, até em produção para o Cinema ele já está sendo muito usado, mercado que há muito tempo era dominado pelo MR.

Só uma observação, mesmo o MR não apresentando evolução nenhuma em cada versão, seus recursos e ferramentas são muito bom, como eu disse anteriormente, daria tranquilamente pra se fazer grandes cenas com o MR, basta conhecer seus recursos.

PS. Existem outros renderizadores no mercado que também estão evoluindo muito, como é o caso do Octane Render, Corona, Maxwell, Indigo, Arnold, etc... como vc pode ver, existe muitas opções no mercado.

Uma outra observação sobre o MR, é que na nova versão 3.12, que provavelmente virá com o 3ds max 2015, é que já foi divulgado uma \"pequena\" evolução na performance, no caso o cálculo do GI, tanto o FG como Photons, irá usar a GPU para acelerar, como vcs podem ver no link abaixo:

https://twitter.com/mentalray/status/390446138815303680/photo/1

Resta saber se isso vai se concretizar ou ficará na promessa.
\" Uma outra observação sobre o MR, é que na nova versão 3.12, que provavelmente virá com o 3ds max 2015, é que já foi divulgado uma \"pequena\" evolução na performance, no caso o cálculo do GI, tanto o FG como Photons, irá usar a GPU para acelerar, como vcs podem ver no link abaixo:

https://twitter.com/mentalray/status/390446138815303680/photo/1

Resta saber se isso vai se concretizar ou ficará na promessa.
\"

é o que estou esperando pra ver também. Pretendo estudar tanto MR como VR. hehe!
Eu era muito fã do mentalray, usei ele por 3 anos após me decepcionar bastante com os constantes bugs de memória e outros do vray de 2007 para trás.

A única coisa que me fez abandonar o mentalray para o vray, foi o Render Distribuído em rede - DR. Sempre ficava travando, e os satelite servers parecem não funcionar direito em todos os casos de cenas pesadas de arquitetura.

O vray além de permitir eu usar uma máquina hiper potente, junto com um dual core simples como um X2 240, ele me mostra no preview o nome das máquinas, o que acho imprescindível para o monitoramento de render em rede.

O mentalray por mais que quis forçar para não ter que migrar, fiquei amarrado na possibilidade de ter que comprar N máquinas IGUAIS e muito POTENTES, pra testar e ver no que dá... o que pra mim foi muito inviável, visto que não quero gastar pra ver no que dá.

Dizem que só assim o DR funciona perfeitamente.

Como parei os testes na versão do MAX 2010, não tenho como falar se agora na versão 2014 esse defeito foi resolvido, pois posso até me sentir tentado novamente. Pois querendo ou não é um ótimo render e nativo no MAX, que na minha opinião ganha bastante em integração em todos os sentidos, mesmo que o vray tenha melhorado bastante a compatibilidade com o max.

Mas no geral o vray atende bem também...

com a facilidade de distribuição de geometria com pcs mais potentes hoje em dia, não vejo o displace do mentalray como um problema como antes, mas para trabalhos mais simples acabo usando o displacement do vray para grama ainda.

Sou um forte candidato a mudar todos meus blocos mais uma vez para usar o mentalray, pois pra mim sempre será extraordinário a forma como trabalha com iluminação e antialiasing para animação.

ScreamingFox - \"Tá me saindo melhor que o Render!\" Éssa é boa hein KKKK...

Bom eu comecei a estudar V-Ray por causa das bibliotecas que já vem texturizadas e mapeadas. Essa semana eu posto umas imagens que fiz com V-Ray pra moçada \"descer\" a lenha. Maaassss estou me virando com os dois renders.

Ja vi imagens e videos Photorealistic com MR, LT, VRAY, OCTANE, UDK, VUE, IRAY etc...
Claro que se vc não tiver um treinamento de cada um deles vc ficará com um pé atraz de determinado render.
Veja este meus 3 renders.

--Anubis:
Renderizador> (nenhum)
--Casebre:
Renderizador> LT
--Escritório:
Renderizador: MR (max 2012)

No 3ds max 2014 o MR e o Iray são NVIDIA, onde o MR tem 2 configurações, o FG e o Avançado onde a precisao do render e qualidade é impressionate porem o tempo de render é enorme.
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Simbjji,

Só uma observação para esclarecer um ponto. Acredito que quando você disse \"(nenhum)\", na verdade você quis dizer Scanline. É bom deixar claro, principalmente para quem está começando em 3D, que o Scanline também é um renderizador!

Abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138070

Últimos membros registrados: mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026.

Usuário(s) on-line na última hora: 547, sendo 10 membro(s) e 537 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Max Idalgo, Rodrigo, Carla Franco, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., Ronaldo, Willmitnick, marcelo de moraes, Luis Antonio, Thiago Couto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.