Vou dar minha opinião, o melhor renderizador que existe é aquele que vc domina, não importa qual seja ele, pois na questão de qualidade, tanto MR como Vray são ótimos.
O que eu acho que tem que levar em consideração na escolha de um renderizador, é o quanto esse renderizador está evoluindo.
Sou usuário de Mental Ray, posso dizer que em qualidade, dá pra fazer cenas muito realistas (ou não) com o MR, tudo depende do quando vc domina dos recursos disponíveis.
Mas nessa questão específica, da evolução dos renderizadores, acredito que todos aqui, pode afirmar que o V-Ray está evoluindo muito a cada versão. Nessa versão 3.0, são muitas as novidades, principalmente na questão desempenho, que ele me parece ser bem mais rápido que na versão anterior.
Já no MR, nesse ponto as coisas são bem diferentes, já faz pelo menos uns 5 anos que a NVidia e Autodesk não apresenta nada de novo, nada que venha contribuir para uma evolução desse renderizador... então, meu conselho seria o seguinte: \"Se vai investir tempo pra aprender um renderizador para usar em seus trabalhos, escolha aquele que está em evolução constante\"... nessa comparação, o V-Ray está se saindo muito melhor, que com o tempo, ele vem conquistando muito espaço, até em produção para o Cinema ele já está sendo muito usado, mercado que há muito tempo era dominado pelo MR.
Só uma observação, mesmo o MR não apresentando evolução nenhuma em cada versão, seus recursos e ferramentas são muito bom, como eu disse anteriormente, daria tranquilamente pra se fazer grandes cenas com o MR, basta conhecer seus recursos.
PS. Existem outros renderizadores no mercado que também estão evoluindo muito, como é o caso do Octane Render, Corona, Maxwell, Indigo, Arnold, etc... como vc pode ver, existe muitas opções no mercado.
Uma outra observação sobre o MR, é que na nova versão 3.12, que provavelmente virá com o 3ds max 2015, é que já foi divulgado uma \"pequena\" evolução na performance, no caso o cálculo do GI, tanto o FG como Photons, irá usar a GPU para acelerar, como vcs podem ver no link abaixo:
https://twitter.com/mentalray/status/390446138815303680/photo/1
Resta saber se isso vai se concretizar ou ficará na promessa.