Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

clebercmds   Timbó - SC - SC
leandro nicolaci   São Paulo - AC
Rafa Gare   São Paulo
Lucas Rafael   Parana - PR
Vinicius Paciello   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Lucas   Brasil - SP
marcinhudiaz   rio de janeiro - AC
Angel dragon   Russas Ceara
bernardoneri   Uberlandia Minas Gerais - MG

PFlow Asteroids

Por: Ricardo  

Em: 01/04/2014 08:50

Sensacional cara. Com tempo você conseguiria executar tudo isso? Um breakdown ou um tutorial mostrando a construção disso te daria muita visibilidade.
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Uma parte disso aí já dá pra fazer com esses parametros (c vê q o \'planeta escuro\' (o planeta roxo lá) por exemplo lá tem uma orbita elipsoide e não tem movimento de rotação (e uma das luas dele translada (orbíta) com componente em Z)).. A grande questão aí e o que vai tornar \'dificil\' é, meio q \'juntar\' todas as formulas numa só, e \'embutir\' as \'condicionais\' na formula atravez de multiplicação, etc.. Por exemplo, se tem um objeto q tem uma orbita e 2 objetos com orbitas proximas ou que se aproximam em determinados momentos (ex: venus-terra-marte (só q em outra proporção, etc..)), no momento em que o objeto do meio estiver dentro do faloff da gravidade, do magnetismo ou do efeito da estrutura cavernosa de outro, o final do movimento vai ser uma \'media ponderada\' (uma maneira resumida de explicar essa questão, apesar de ser um pouco mais complexo q uma media ponderada) entre a influencia das forças e o primeiro movimento do objeto (e a força de \'retorno\' de maneira a que ele voltaria para a orbita original uma vez estando livre das influencias externas)..


Uma coisa interessante q eu já tirei disso é a questão de por tudo no proprio objeto mesmo.. Q o mesmo objeto vai poder fazer uma infinidade de movimentos diferentes (nessa cena aí já dá pra mudar todas essas questões em cada \'corpo celestial\' e tal.. :)..) então, por exemplo, o q ficaria bem bacana seria até um plugin criador de uma \'primitiva\' q seria um \'corpo celestial\', com os parametros tipicos lá (e outros tipo dizendo se é planeta, se é satelite, asteroide ou cometa (satelite tem uma formula composta e tal, etc..) =D..



Mas eu acho q dá pra fazer sim.. Até ontem a tarde eu pensaria ser mais impossivel do que constatei ser e tal.. Meio q se começando pelo basico aí dá pra ir \'somando\' e \'incrementando\' à formula já feita.. Realmente as formulas lá q acabo fazendo eu não entendo direito.. Consigo explicar as partes lá e o q elas fazem mas se me passassem a função lá eu não saberia \'o que é\'.. XD..


A questão de fratura de objetos vai ser meio dificil também.. Tava afim de \'extinguir\' um objeto e \'fazer surgirem outros \"filhos\" desse\', etc.. A questão de impacto é outra coisa dificil.. Tem q pensar \'direitinho\' e tal.. :)


Mas do jeito q tá ja dá pra fazer um \'planetario virtual\' heuhhueuh XD.. Questão de por umas proporções mais bonitinhas e textura nos planetas (e uma pequena pesquisa sobre por exemplo se a terra dá 1 volta, quantas voltas mercurio dá, e fazer a proporção certinha) XD.. E aí no caso fazer os campos de asteroides separados.. Uma coisa que eu pensei é uma questão de se ter q adicionar um objeto \'na simulação\' de outro (tipo dizer quais objetos vão influenciar) q senão mesmo sendo calculos simples a interação vai tornar uma coisa pesada talvez (ou talvez não pq são calculos relativamente simples pra uma maquina atual..)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Verdade, tudo extremamente complexo. Acho inclusive que colisões e principalmente quebra de asteroides daria pra deixar de fora. (e assim fugimos completamente do assunto do Ric heuhehue)

De repente poderia misturar um MassFx com as animações parametricas?
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Aê !

Luz Render -
Aêe galera, tentei com vray mas tava demorando muito( pode ser alguma barberada minha ), e pra ficar certin mesmo animação com GI tem que ter calculo pelo menos interpolado de GI a quase cada 15 30+- frames. então Por enquanto to em fakeosity com o scanline. Mas qquer dica sobre luz render e efeitos também ainda estou pensando em trocar...
Valeu! legal que curtiram.

----------------------------------------------------------------------------
Alvaro, Fox -

Alvaro, realmente eu sei muito pouco de Pflow milhoes de dúvidas aqui rsr,
no arquivo que mandou botei uma animação sobe desce no path circle em out of range loop.
Pras particulas subirem e descerem na orbita e haver mais colisões,
Não sei porque, mas aqui mesmo o original que vc mandou ficou dando umas travadas, e aqui aculá alguma particula ficou em movimento de indo e voltando em sua rotação(meio estranho nao sei se por que estou no max 2014). O primeiro q c havia mandado só com as duas gravidades funcionou mais leve q o por caminho, Talvez troque o meu atual
pelo de duas gravidades apenas, vou ver como se comporta.
Mas brigadão por tentar otimizar oq to tentando fazer.
Qualquer outra idéia nao deixa de dizer aê.

Fox,..E eu aqui Com um Simulador de gravidade e vortex sem nem conseguir direito,
Huehuaueuhe, U cara é da turma especial do colégio rapá : ].
Muuito Bom!! Fox

Sobre o sentido na hora da trasição que ele passa a olhar mais debaixo você pode ter tido esta impressao, mas as pedras estão todas pracima e pra baixo mas no mesmo sentido do giro orbital.
É nesse tamanho era pra ser um planeta, e olhe la pois ainda é muito pequena a orbita,
mas vo tentar enganar pra uma estrela.
Não atentei exatamente a tudo oque falou, mas até onde entendi parece ta certin,
e certin certin messmo nem a nasa acho que conseguiria, são \"infinitas\" variáveis de uma escala absurda. Chegando próximo ,que ja mantivesse as rotações e translações \"certas\" Atuais equivalentes dos astros do nosso sistema solar, ja seria grannde.
Tu deve sacar das outras áreas 3D também ,mas se não, e quiser que eu cuide das texturas, efeitos, evironment animados... vamo nessa, dô moh valor a área, e ja to na vibe mesmo de fazer várias coisas nesse fócu espaço, astros...
to com a milky way eo asteroid belt em andamento,
só não estou usando fume pois quero colocar no turbo squid,
e quanto menos pluguin e script por fora acho melhor, pelo menos pra por la,
daqui a pouco posto a milky way por aqui pra cs verem como ta ficando : ]

Esse cinturão de asteroids que estou fazendo assim como varias outras coisas que faço, aqui aculá posto no Turbosquid pra venda, talvez seja uma ótima idéia também pro \"sistema solar\" \"fisicamente correto\" que vc começou a fazer.
Além de varios outros cantos que esquema do sistema solar funcionando como vc começou a fazer teria muito interesse deoutras pessoas( pra não falar teria mercado hehueh )
Mas é só uma idéia, pelo amor de Deus não me levem a mal.
E de qualquer forma, muito obrigado pelas dicas e empolgação dentro do tema.

----------------------------------------------------------------
Coisas a Solucionar -
Por enquanto dei um tempim de nada na orbita e diminui o nicho
só pra poder visualizar mais rapido e trabalhar as colisões.
Daqui a pouco vou voltar pra orbita aumentando mais do que estava e vendo
se vai aguentar o peso.


A colisão que quebra 1 pedaço apenas do asteroide de acordo como local e força( realmente simulado ) to quase deixando de lado, a não ser que alguém realmente tenha e dê a idéia de como fazer no 3dmax, comecei a tentar por glue mas mal consegui com 1 , imagina com montes de instancias, mas alguém souber, é só falar aí.

Tirando esta, estou pensando em pelo menos dois tipos de colisões que ja me dou por satisfeito,

Colisão 1 - que ele quebra o asteroid Todo( no \"MP Intercollision\" dependendo da velocidade ele joga pro evento que trocando o asteroid, pelos seus pedaços especificos. Esta ja está funcionando e com uma fumaçinha por \"facing opacity\"
e alguns debris pequenos pra enrriquecer. Os pedaços grandes quebrados não se reconhecem por colisao não consegui ainda, e nem estão girando no eixo certo deles
giram emtorno do eixo do asteroido riginal q foi o unico jeito que achei até agora da forma do original bater certin com seus pedaços juntos na hora da quebra.
Trocanddo pro eixo de cada pedaço, ele gira certo, mas na hora da quebra joga ele joga cada pedaço no centro do asteroid, ficando menos convicente, alguem souber também como resolver isto...

Colisão 2 - que por velocidade pouca ele apenas se choca e empurra o outro asteroid. Ja está funcionando mas...
FALTA pegar o ponto de colisão( que ainda não sei como,e disparar a partir de lá um spawn com debris pequenos e uma fumacinha por facing com opacity) sem que estes debris atravessem os dois asteroids da colisao.

Após a quebra, depois de algum tempo estou tentando desaparecer
graduamente os pedaços por Particle Age no Opacit do material.
Pois ja vão estar longe pequenos na tela e só aumentar o peso da cena.
Mas não sei porque, quando temmuita sparticulas o particle age parece perder a contagem e não funciona direito, alguém souber como ajeita isto ou outra forma de resolver este desaparecimento...
Vou tentar mais uma vez jogar estes pedaços na simulação de colisao( coisa que ainda nao consegui direito ) mas mesmo assim acho que vai pesar demais e alguns deles vao estar bem longe.

Havia tentado após a quebra os pedaços entrarem nas forças orbitais, deu certo mas o resultado ficou meio esquisitona formação do cinturão, daí to tentando apenas desaparecer com eles de maneira discreta rssr.


Bem to mais ou menos nisto, qualquer força agradeço muito,
Brigadão Alvaro, ScreamingFox!
Bom dessa galera fazer uma parada junta.





Bração!
Ricmage
A milky way como ta ficando..


braço!
Ricmage
\" Verdade, tudo extremamente complexo. Acho inclusive que colisões e principalmente quebra de asteroides daria pra deixar de fora. (e assim fugimos completamente do assunto do Ric heuhehue) \"

Hehehheheh




é tipo,... vamo fazer só O Sistema Solar! rsrsheheh...
...eu topo






Aê o penultimo video tá como privado, tica como publico lá no youtube :)..

A \'galaxia\' do video tá bem bonitona mesmo :).. Teve uma vez um tempo atras q eu tinha feito uma coisa parecida lá com acho q \'superSpray\' e os efeitos do VideoPost.. Foi com efeito do VideoPost esse aí ou como pôs os efeitos nas estrelas?


A ideia q eu tive foi criar um tipo de \'primitiva\' ou até um \'modifier\' que já adicionasse isso no objeto.. Ou criar listas dos objetos dizendo o q cada um seria, etc.. Ou também no sentido de criação já criar um sistema solar \'parametrico\' o q seria já bastante viavel com essas formulas de agora..


Vou tentar pegar esse objeto primitivo com o controlador e tentar fazer um sistema de asteroides pra ver a viabilidade mais ou menos.. O q eu imagino q venha a ficar bonitinho aí seria q uns asteroides seriam maiores, com asteroides menores sendo meio q \'satelites\' (com o objeto usando a formula dos \'satelites\') e esses asteroides menores tendo outros asteroides ainda menores ainda numa orbita mais proxima.. uma coisa assim.. Vou ver se eu faço isso a noite :)..


Mas é.. Com as texturas fica bem legal de navegar até pela viewport enquanto da dando play XD.. aí quero ver com muitos e muitos objetos como jaja vou fazer e tal vamos ver :)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Aê Screaming!
ve se ta rolando agora.

Apesar que gostava mas faz tempo que não uso o videopost.
As estrelas são facings com varios mapas de opacidade no formato e com controlador noise
em uma flag do output do mapa pra elas piscarem um poquinho.
As nebulas são facing com gradient ramps animados,
mas to pensando forte em mudar pra algo melhor sem usar fluids de fora.


Do it!
e vai tentando pôr com os dados proporcionais dos planetas reais.
e acredito que tu saca do resto, mas
depois que incrementar mais o solar system aí, quiser
manda ae q dô uma primeira colorida. o/
Ó tá de maguinho nos materiais heim :).. Sou fã do Scanline =D..

Então, fui comprar uma coquinha retornavel na vendinha e tal, aí tava dando aquela garoa e tal.. Aí pensei por exemplo, nessa questão \'atmosferica\' e tal.. No caso de se usar mapas ou mapas animados no material, dá pra usar a mesma logistica (só mudar os parametros) de um satelite, numa \'atmosfera\'.. alias.. pensei agora.. acho q seria até melhor pegar a logistica do satelite e editar pra fazer a logistica da atmosfera e tal :)..


Pensei também uma questão de \'descendência\' e tal XD.. Tipo assim, na propria formula do satelite (como está nesse max aí do link), ele \"está herdando\" questões da formula do planeta ao qual orbita.. Então, de certa maneira, seria \'filho\' hierarquico do ultimo.. Aí então, se adicionando em XYZ à formula do ultimo mais uma similar só que propria do objeto, fica, resumidamente, conceitualmente similar a vc \'linkar\' um objeto no outro (mas na pratica bastante diferente, vide animação de 20k frames sem 1 key, etc..).. Aí vou tentar fazer uma formula gigante XD (mas isso um pouco mais pra frente.. comecei isso meio q ontem e tenho q fazer umas meditações e tal, a cada vez pra elevar a minha inteligência (tipo um \'kaioken\' só q pro aspecto intelectual heuhueuhe XD) e conceber essas coisas numa logistica cuja simplicidade carregue consigo o auspicio estético e lógico da \'lei do menor esforço\' que meio q \'rege\' o movimento dos corpos inertes no espaço (\'inerte\' q eu falo é quando ele tá se movendo unica e exclusivamente por questões de formato+energias (\'O Efeito das Estruturas Cavernosas\'), por questões de Massa (\'O Efeito Gravitacional\') e por questões magneticas (\'Campos Magneticos\') e por resquicio cinético de colisão mecânica (ou seja, \'inerte\' é um objeto que não vai se mover tendo mais do que uma função matemática, é muito \'mecânico\' ou \'morto\' apesar de poder expressar \'beleza\' com o movimento.. resumidamente, \'não se move atravez da flexão de Vontade\')

Ah.. Aí então, nessa questão de \"gerações\" né.. Hehe nessa ideia eu brizei um pouco nos mantras e tal, q falam sobre isso de uma maneira mais alegórica e também bastante arquetipal.. Pensei dessa maneira assim (ex: \"o filho herda a formula do pai, e mais um pouco(de complexidade mas com regras similares e em menor escala)\", e o \'neto\' por conseguinte e assim por diante =b) :

-O \'Pai\' de todos, que é o \'G\' da formula, é a Singularidade. (isso eu percebo como sendo valido na Realidade tambem..), é o \"Rei do céu\" com vários desdobramentos filosóficos nesse sentido hehueu XD..(obs: Não se sabe o que a Singularidade \'é\', mas de fato é o ponto onde ocorreu o Big Bang e tal..(alem do que, pelo proprio sentido da palavra, \'só existe um\' e tal..\'não é q é algo singular, mas a Singularidade em sí\'.. =D)
-As \'rainhas escuras\' são a primeira geração, essa primeira geração são basicamente objetos com massa maior do que a de uma galaxia, e com volume menor que o de um sol, como o \'Rei\', eles também não seriam visiveis, mas mais uma questão lógica pra formula.. Apesar de que criar um desses ia ser interessante como estudo de IOF até pq existe a distorção da luz e tal, ou seja a gravidade é tão grande neles q nem a luz escapa uma vez tendo entrado num certo \'falloff\' lá..
-Os \'principes claros\' são a segunda geração, são buracos negros menos densos que não são visiveis mas cuja abrangencia gravitacional \'abriga\' galaxias.
-A \"Corte\" ou \'Conglomerados\' são a terceira geração, \'Corte\' ou \'Conglomerado\' é um ponto no espaço para onde converge a média dos movimentos coordenados entre duas ou mais galáxias.(é mais um \"entremeio logístico\" entre \'principe\' e \'galáxia\')
-\"Galaxias\" são a quarta geração, podem orbitar num \'Conglomerado\' ou num \'principe\'.
-\"Sistemas Planetários\" são a quinta geração, o centro gravitacional é um Sol que orbita ao redor do centro da Galaxia.Um \'planeta\' é o objeto planetário que está num sistema planetário.
-\"Satelites\" são a sexta geração, orbitam ao redor de um planeta.
-\"Habitantes\" são a sétima geração, tem \'aderência\' ao planeta de origem.(ex: a \'atmosfera\' pode ser \'habitante\' de um planeta, ou até de um sistema planetario, etc (no caso dessa lógica e tal, etc.. é claro..)..)

(o que ocorre na realidade e o que eu quero fazer na formula é a somatória de todas as gerações, pra depois pensar em interdependencia... Ah, o que é importante é que tudo vai depender da Singularidade, desde o \'habitante\' até a maior \'princesa escura\'.. ou seja, na propria formula vai ter q ter todas as gerações pra todos, etc..)


(pus nuns termos mais poéticos pra ficar mais agradável de se pensar.. saca, q nem os soldados antiterror q jogam baralho com as caras dos terroristas, etc.. XDD (@edit: Hehe.. outra maneira \'bonita\' de chamar o \"Pai\"(G) seria \"Mãe Universal\" e outro nome \'bonito\' pras \'Rainhas Escuras\' seria \'Guardiões das Direções\' XDD heuhueuhe =D)


Fui cozinhando uma parte da janta, escrevendo e cozinhando mais um pouco aí ficou meio grande e perdí o fio da meada XD (eu ia escrever mais até heuhue XDD)..(é uma \'paella\' de Ervilha fresca com Cebola e Calabresa, feita na manteiga de leite :).. (a cebola tem q ficar \'marronzinha\' antes de vc poder pôr os outros temperos e a calabresa aí refogar bem, \'descansar\' (no \"bafo\") e então por a ervilha XDD..


Mas apesar disso, nessa ultima refogada aí, pensando no que eu tinha acabado de escrever aqui, consegui perceber de maneira bastante clara uma questão que tinha ficado como lacuna lógica no que eu tinha dito e feito.. Sobre a questão do impacto e depois do impacto.. E depois do impacto, a razão do objeto ter viés de retornar à orbita original.. É bastante simples, é q é assim.. O impacto é um evento e a questão que gera a orbita é \'perene\' (ela persiste por uma escala de tempo diferenciada e muito maior, e o impacto é uma situação imediata apenas) então pela propria \'média\' das forças, o resquicio cinético de um impacto vai ser reduzido a algo muito proximo a Zero =D..



É.. é algo divertido de se pensar mesmo =D..



@editII: É vi o video lá, tá bonitasso mesmo.. Mas sei lá, tá tão bonito quanto outro lá com a trilha do Aerosmith, mas aquele lá dá um impacto estético muito mais forte por parecer q os asteroides tão dançando e pela musica de fundo.. hehe, questão de \'direção artistica\' mesmo e tal mas a ultima (alias a penultima, q tava de private) tem esse efeito luminoso e de lente bastante bonito.. Gosto bastante de efeitos de lente :).. Naquele lá com a trilha sonora só faltava o Shrek e a Fiona flutuando e se beijando e tal aí ia pra Hollywood hehehe..

@editIII: Ah.. pensando de uma maneira mais madura sobre o assunto (pq ontem fiz coisa similar =d) é q, assim, tá sendo visto de perto demais o cinturão de asteroides (AH! ou o raio do cinturão de asteroides é um valor pequeno) :).. e as coisas tão acontecendo de maneira muito muito rapida :)..

@editIV(\'The Possibly Unrelated\' XD): Então, tava relendo e tal e ouvindo Vince Guaraldi XD.. aí pensei e tal.. na natureza meio q aprendí q existe essa lógica (o sol cujos planetas orbitam ao redor, também orbita ao redor do centro de uma galáxia, que por sua vez orbita um campo de um \'guardião das direções\'(termo poetico pra um corpo massivamente denso).. Então, por exemplo, \'segundo a lógica\', em determinados lugares do universo é mais possivel se obter a velocidade da luz, e em outros lugares do universo é mais dificil se obter a velocidade da luz =DDD.. (apesar de que saber isso, aqui nesse planeta, não vai mudar muita coisa heuheuhueuhauhueuh XDD =DDD)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Éssa Paella SÓ com calabresa Ta Boa de mudar de Nome! hehheh

Fox, de boa, gosto muito do max,
mas não sei até onde era mais indicado fazer esse tipo de coisa
no max, e não em um engine de game.

Qualquer forma dô moh valor essas coisas,
e apesar de muito tempo tentando mas ainda me acho
muuuito amarrado em todas as areas do 3d.
Só o Sistema Solar ja seria muita coisa tratar,
Daí a fazer de primeira até sétima geração tinha que ser algo muito bem pensado e construido para funcionar e s eteralgo semelhante com o real, e se conseguir render.
Não sei se o 3dmax seria o mais indicado.
Por enquanto vou andando aqui no meu pouco conhecimento.
Mas se for continuar mesmo aí depois me manda que vejo se voucriando o enviromnment.
E ja que tu parece curtir essa sparaa também, vê s etu pega essa série...:



Irada, mostrei pro Alvaro mas ele acabou baixando a antiga de 84 acho, boa também
mas essa ultima além de boa é muito bem feita.

Novidade ou idéia, vai postando aê.

Braço!
Ricmage

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707751.

Total de membros registrados: 135341

Últimos membros registrados: Akimaru026, drsavcta, Philaraujoo, zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo.

Usuário(s) on-line na última hora: 352, sendo 2 membro(s) e 350 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: drsavcta, Akimaru026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.