(é a questão do elipse e elipsoide na verdade são bem triviais =D (em se fazer a função pela qual um objeto segue uma trajetória circular ou eliptica ou elipsoidal (com componente tridimensional)))
Fiz esse aqui.. Ele tá servindo muito bem pra planetas e satélites (mas pro caso de satelites ia aumentar um pouco a formula e ia ficar dificil de ver q já ta bem grande XD)..
Ele faz rotação (em xyz e com tempo), translação(em xyz e com tempo), inclinação relativa a \'estações\'(vai e volta, com intensidade de inclinação e tempo), determina a distancia entre o centro gravitacional (ex: \'o sol\'), tem delay (se movimenta com a mesma logistica só q como se tivesse começado depois (ex: fica logo atras, etc..) e offset (pra deslocar pra xyz..) :)..
Pra hoje fiquei bem satisfeito.. Eu não lotei de asteroides ali q eu ia ter q clonar um por um e aí no momento em q passar isso pra script facilita pra isso q a meu ver já seria criado tudo de uma só vez e com determinados parametros randômicos e outros regrados num sentido de se manter a orbita.. A questão de colisão é uma coisa q dá pra ser adicionada na expressão.. Aí mais pra frente vou ver e é uma questão mais facil de se lidar em script mesmo :)..
Deixa um ou dois só visiveis, zera os parametros e dá uma brincada com os parametros pra vc ver :).. No caso a \'Singularidade\' é o ponto gravitacional :).. (mexendo no trans.radius Z por exemplo vc pode deixar a orbita \'girando pra cima\' ao invés de \'pro lado\' ,etc, etc.. dá pra brincar legal já com esse XDD)..
https://www.mediafire.com/?nghvv932uxkr241
bweheuhueuhu.. pus pra 20 mil frames e dei play (e pus pra viewport ficar preta hehe) XD.. Jajá vai dar pra fazer horoscopo com o 3ds XDD
@edit: Fiz pra satelites, sente o drama da formula, pra xyz.. XD:
[(Gposx+Radius1*cos(360*S*Year-Off))*Spread+Radius4*cos(360*S*Perigee-Delay)*SatD, Gposy+Radius2*sin(360*S*Year-Off)*Spread+Radius5*sin(360*S*Perigee-Delay)*SatD, GposZ+Radius3*sin(360*S*Year-Off)*Spread+Radius6*sin(360*S*Perigee-Delay)*SatD]
(acho q por enquanto é o maximo q eu consigo conceber imediatamente sem ser em script.. xd..)
Vê se abrindo aí ele já vem com a viewport preta e com 20mil frames... achei divertido olhar isso aí.. Agora tem uma \'lua\' e tal XDD.. (no caso, com o \'checker\' é melhor de ver coisas como mudança de estação nos planetas.. xd.)
@edit: O terceiro planetinha fiz pensando na terra, aí a \'escala de tempo\' é mais ou menos um giro daquela lua seria um mês e tal :)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..