Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

irenapalermo   españa - PR
Mtatagiba   Brasil - SP
RaffaPrado   Hortolândia - SP
calile   arapongas paraná - PR
Erlon   João Pessoa - PB

Portfólios Ver Mais

marcomaquetes   Santos, SP - SP
-Rapha-   rio de janeiro - RJ
mauriciodgsantos   São Paulo - SP - AC

PFlow Asteroids

Por: Ricardo  

Em: 01/04/2014 08:50

(quem me viu falando sobre luz nos renders já imagina q eu vou dizer q NUNCA vai ser \'real\'.. hehe.. até por questão de \'crença\', e por poder ver como \'poesia\', e não como \'ditâme do Real\', uma formula matemática, quando bem explicada..)


Então exatamente, é uma questão de \'workflow\' tbm.. Se \'abordando o problema sob determinada ótica\' vai ser praticamente impossivel de se conceber..

Por exemplo, eu tava antes (antes de tentar isso ontem e ter pensado sobre isso desde a primeira mensagem desse topico) tava pensando nas formulas indianas dos antigos tratados Vedicos de Astronomia.. Mas eu mesmo sou, não intelectualmente (percebi isso ontem.. hehe =D) mas \'tecnicamente\' incapaz de entender as formulas Vedicas dos mestres Indianos, ou até as dos Modernos que são mais \'cruas\'..

No proprio \'embasamento do Workflow\' que eu pensei (pra esse rig/logistica etc.. num sentido global), desde o inicio, houve uma questão de \'andar em direção ao Self\' ou \'pia modestia\'.. Somente assim é possivel sequer conceber mentalmente tal coisa, tal ordenamento da \'natureza\', a cujo ordenamento lógico vai alem da possibilidade de compreensão mental.. O que eu fiz, até o que sempre fazem em qualquer \'simulação fisicamente correta\' é uma \'redução poética\' da natureza.. Então, é o que eu tinha dito mas não obtive muitas opiniões concordantes na epoca em q disse, q, por exemplo, qualquer coisa \'fisicamente correta\', é \'fisicamente correta\' de maneira \'alegórica apenas\', então é \'alegóricamente correta\' (por exemplo as \"luzes fisicamente corretas\" são, na verdade, meramente \'esteticamente corretas\' (e isso já é MUITO mesmo, não havendo degradação alguma do \'conceito moral\' (XD) de uma luz de um renderer, devido a entender isso..).

Não é humanamente possivel fazer (ou sequer conceber mentalmente de maneira completa e imediata), o movimento universal e tal.. Isso eu tive em mente desde bater o olho na formula das Orbitais.. Mas a congruência e \'mistura\' de outras formulas me possibilitou criar \'orbitas\' de maneira a q é perfeitamente possivel fazer a animação de um atomo com protons e eletrons e movimento, por exemplo, com qualquer objeto desse max aí q eu deixei :).. A questão é \'logística\' e \'artisticamente reduzida\'.. é uma coisa que, de maneira meramente artistica, vai carregar a estesia daquilo.. Mas não vai ser, jamais, o \'fisicamente correto\'..

(ou seja, o cara lá q vêr, dependendo de uma questão pamametrica, vai dizer \"ah, isso aí é um átomo com as orbitais de eletrons\", ou \"ah, isso aí é o Sistema Solar\", etc..)



Tive essa percepção depois e compreender que apenas Deus é capaz de gerar (conceber mentalmente) qualquer coisa Fisicamente Correta de fato (qualquer teoria criada por alguem que não seja Deus é uma \'fantasia\' empirica apenas).. Então, o que eu fiz foi, a partir dos meus proprios parametros (os q tão nos objetos celestes no MAX la =D) emular o que eu sei dessas coisas de maneira puramente \'matemática\'.. E então, posteriormente, com pesquisas, retificar as formulas para proximo \'da graça\' (o quão mais proximo estiver da \'realidade\', mais \'graça\' vai ter de se mexer na simulação).. Então nunca vai ser \'o correto\'.. Isso é Real devido a questão de que nosso conhecimento sempre vai ser parcial sobre o assunto (ex: \"teria q se saber tudo, pra se saber de Tudo\", etc..).. (uma vez que apenas \'Deus\' é capaz de gerar, de maneira logisticamente correta, o que é o Fisico, etc.. por isso que eu dizia que essas coisas que dizem q são \'fisicamente corretas\' na verdade são \'alegorias\' e não \'fisicamente corretas\' mas \'esteticamente aprovaveis\'.. aí não entendiam e tal =D)..

(ou seja, criei, com a poesia possivel pela flexão da Matemática e do 3dsMax, um Simulacro Artistico, sob meus proprios parametros (que fantasio serem aproximados do que são a realidade), é, antes de ser \'fisica teórica\', uma \'fisica Poética\', propriamente dita..)


(@edit: É.. tão \'parcial\' q vc não vai ver a questão do Efeito das Estruturas Cavernosas em nenhuma emulação de forças, antes dessa minha.. O Efeito das Estruturas Cavernosas é mantido em segredo, de maneira proposital, como um recurso economico (a compreensão do Efeito das Estruturas Cavernosas, no decurso de uma década, é capaz de Extinguir toda a industria automobilistica como é conhecida, etc.. (esse efeito é um efeito gerador de matriz gravitacional e antigravidade (e, pasmem, devido (principalmente) a uma \'mera\' questão de formato do objeto (e de maneira secundária à questão eletromagnética) =DDD).. é o q faz o patinete do \'De Volta para o Futuro 2\' flutuar, etc.. Pesquise sobre Viktor Grebenikov q vai ver bastante sobre isso :)..))

Uma simulação, dessa maneira, é como um objeto de Beleza.. Uma jóia que tem Beleza está mais proxima da \'Graça\'.. Mas no inicio da lapidação não havia tanta \'graça\' assim na joia.. Etc, etc.. etc.. =D vou jantar lá :)




@edit: Sei que conhecer sobre (ex: \'saber q isso existe\') o Efeito das Estruturas Cavernosas é coisa um tanto incomum realmente :).. É estranho, mas percebí (até por gostar muito de modelar heuhueh) que \'a forma tem poder\' e tal.. :).. Um objeto, pelo mero formato, é capaz de emitir força cinética =D... Sabe nos filmes, quando um sujeito \'velho e experiente\' diz que \"uma abelha não deveria ser capaz de voar, mas vôa\" então.. Sem o Efeito das Estruturas Cavernosas, não voaria mesmo.. É que no caso existe um componente de AntiGravidade no vôo (o vôo das abelhas, dos besouros cascudos, escaravelhos e alguns outros insetos).. =D.. Desses efeitos de força material tipica, é o unico q a gente não vê nas aulas de fisica do colegial heuhuhuehueh =D.. XD..



@edit-Posteridade: Fique bem velhinho e daqui a 60 anos diga q tinha um doidera num antigo forum de 3d q vivia falando desse efeito.. Quando tiverem os patinetes, skates e carros voadore heuhueuhehueuhe...


@edit-Meramente Poético: Um Rishi (mago-rei) tinha dito uma vez que \"todos os átomos cantam o Nome do Grande Deus (Mahadeva)\".. E certamente cada átomo da Criação tem, em sua formula matemática de posicionamento Universal, a herança de uma força motora advinda da Singularidade (o \'Big Bang\') =D.. Ou seja, \"depois de algumas gerações de força universal\" certamente estamos muito proximos da velocidade da luz, mesmo imaginando estarmos parados =DD XD..


@edit-Lembrança: Relendo me lembrei da Professora Shoko, de Fisica Colegial.. E da paciencia dela e jeito de dizer que não sabia das coisas que eu perguntava (eu perguntei uma vez o que acontecia com a luz se ela fosse comprimida por um campo gravitacional muito forte e ela simplesmente não soube dizer heuheueh).. Meu carinho à todos os Professores de Fisica heuhueheuheuhe..


A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
rsrsr putz screaming fox, tu fala mei como eu mas antes de eu tentar começar a resumir minhas idéias pros outros.. certo dia escutei alguém que nem combinava muito comigo mas q disse algo que me fez sentido,
\" se algo esta muito complicado, possivelmente deve está errado\" rsrs, não se aplica a todos os casos, não aprendi ainda realmente como fazer, mas... tenta resumir teus dizeres,
se ficar faltando frase que deixe de definir totalmente por completo toda tua idéia, não se preocupa, não vou mandar de prender por isso rsrsrs ; ]
tranquiiilo, Saquei oque c quis dizer.


Tamo por aqui,
Bração rapa, qquer coisa posta aê.

tiver e quiser me addcionar na doênça social do facebook...: Ricardo Mendes e Melo /de Fortaleza
(@edit (depois mas é pertinente deixar de inicio de texto =D): Não é imediata e exatamente dessa maneira essa verdade aí.. de fato não se trata de uma verdade de fato, uma vez que é verdadeira não na totalidade dos casos... Uma coisa pode ser muito complexa e verdadeira (ex: uma somatória).. Ao mesmo passo em que outras podem ser bem simples e igualmente verdadeiras (ex: dizer que o todo é maior que a parte))


(@edit-continuação do de acima =D): Na verdade, o que ocorre é que temos uma questão humanamente natural de racionalização e perseverança.. Então, por exemplo se eu \'fui doutrinado\' no sentido de crêr que o Radiosity do Scanline é o MELHOR paradigma de GI, por uma \'vaidade\' eu vou ter o viés pra ser um \'defensor ferrenho\' de uma crença de que o Scanline tem o melhor render (pus isso num contexto mais \'nosso\' pra ficar mais proximo e facil de entender =D)... De fato, entender e aceitar o que já se conhece ou que é derivado disso é intelectualmente mais confortavel :), mas usar esse conforto como \'verniz de veracidade\' é uma coisa inclusive um tanto \'perigosa\'...)..


Ah no sentido de facebook eu sou um \'santo\' (não-uso-facebook-mwa-heu-hua-heu-heu)..

(mas faço cadastro em sites como LinkedIn e Badoo pra tentar entrar em contato com antigas \'sweethearts\' minhas da epoca da faculdade heuhhueheuh ah.. hehe)

Não é questão de \"se for complicado-está errado\", a questão é que um \'dependente lógico\' do \'rei\' deve congruír, de maneira perfeita com o \'rei\' (ex:\"deve congruír\")(na verdade, as \'logicitudes secundárias\').. entende? Só entender isso já possibilita a criação (mental e posteriormente factual) e gestão de \"inumeras gerações\" (as gerações miticas q eu tinha falado no outro post).. Um vai ser espelho do anterior + alguma coisa propria.. \"e assim por diante\" (inumeras \'gerações\' de complexidade, seguindo o mesmo padrão universal).. :)

(@edit: \"Criação mental\" q eu tô falando é conceber e compreender imediatamente)



Se eu disse eu vou fazer ou morrí.. Lembro-me de uma frase da Princesa Savitri, no Mahabharata, que explicita de maneira bonita essa questão:

-\"Tendo tomado a decisão com minha mente, estou a dizendo com minha fala, e mais tarde cumprirei tal decisão com minhas ações. Minha mente é minha Autoridade.\"



E uma frase que considero \'como minha\' (tinha falado isso comparando uns filosofos europeus e filosofos/sabios Védicos), é que:

-\"A Beleza está entre a Ética e a Razão\"

(ex: sobre a relevância da ultima frase ao contexto, é simples, caso eu conseguisse compreender isso de maneira imediata, estaria sobrepujando a capacidade do cerebro humano e por consequência pela \'simples\' compreensão plena d\'uma coisa desse tipo eu morreria instantânemente.. Então, devo proceder de maneira não-realistica)

=D





@disclaimer: A historia da Princesa Savitri, no Mahabharata, descreve a ocasião mitica onde uma Esposa perfeitamente devotada ao marido foi capaz de livrar o marido dos grilhões da propria Morte personificada.. e alem disso abençoar a ascendência e descendência.. Por isso a Princesa Savitri é tida como Modelo de Esposa e Mulher-Fiel.. Sim, contei um pouquinho dessa \'historinha\', mas é interessante de ler... tem na internet por aí :)..

@edit-do-disclaimer: UH!, não tem artigo sobre a Princesa Savitri no WikipediaPT.. Vou ter q escrever/editar.. Q nem eu fiz com o Narasimha (\'ficou grandinho pós-screamingfox XDD\') heuheuheuhue..




@edit(final, só por estar ouvindo Mammas and Pappas =D): -:
- E a hora mais escura, é a que antecede o Amanhecer =D
@edit-do-edit-de-cima-hehehe-xd: Se continuar assim vou ouvir Carole King e fazer terremotos hauhauhauhuauhuauhua =D
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
rsrsrsss.. Fox, se tu Resumir o ultimo post teu em 4 Frases, eu leio! hehehh
Braço rapá!

Êi! e Os asteroids! Quando colidem e detectados por MPIntercollision,
mandar pra um outro evento de Spawn, e ainda assim continuar o Asteroid do primeiro Evento.
Alguém sabe como fazer?
Aqui quando ele é detectado pelo MPIntercollision ele ja manda pro prox evento e deleta o do anterior.

Braço!
Ricmage
Ricmage:

https://www.youtube.com/watch?v=oZsn5gjMeM4

:)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Ôo much better,
Nice Man! :) ...
Legal o mantra cara ;)
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Aêw Alvaro, depois de muito tentar,
e com aparecimento de varios outros probleminhas.
Fazer o FadeOut,
com quantidade grande de particulas, de acordo com o nascimento e morte delas.
Não consegui com nenhuma das maneiras que postei acima : [[.

Fiquei na dúvida se realmente é falta de recursos, e material explicativo do Pflow 3dmax.
Ou só falta de conhecimento meu.

Alvaro tinha lembrado e Resolvi fazer só com scale,
acho até que fica melhor, mas é uma pena não conseguir fazer um simples FadeOut com o Pflow.

Se ficar com o olho fixo nos pedaços vc ve la longe que eles começaram a diminuir sua escala,
mas no geral acho que somem bem,
Mesmo assim, Se acharem o desaparecimento dos pedaços quebrados ainda muito brusco,
da u toque ai!
Pois quero deixar o mais imperceptivel possivel sem comprometer tanto o peso da cena.



Qualquer parecer sobre os efeitos dos impactos, ou movimentaação, outros...
a vontade...o/


E alguém por aqui souber se tem jeito, e como fazer o fade out nas
circustancias que falei acima, e sem ser por scale,
Por favor posta aê.

Abraço!
Ricmage
Achei que ficou tranquilo com o scale cara.
Como você fez a fumaça? FumeFx ou planes? Ficou ótima.
Me parece que alguns asteroides estão girando muito rápido. Acho que a cena ficaria mais agradável com eles um pouco mais lentos. Se ainda estiver usando mParticles da pra fazer bem de boa com o mP Drag, aumentando o angular ele vai segurar um pouco do spin.

Abs
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Beleza o scale né,
talvez um tempim a mais antes dele começar diminuir
mas tb acho que ja ta de boa.

Legal que curtiu a fumacinha : ].
ô, bem que eu queria com Fume,
mas com plane ja tava dando trabalhera e peso imagina encaixar o fume fx aí.
Além de q to naquele lance que falei, ao final vou por no turbo squid e queria
dispensar ao maximo ferramentas externas ao 3ds.

Dôtras gente tenta fazer umas nebulosas e outras coisas juntando como Fume! o/

É talvez algumas estejam rodando rapido demais,
vou diminuir um poquim, no spin operator mesmo ja da certo.

Valeu Alvaro!
Braço!
Ricmage

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707747.

Total de membros registrados: 135338

Últimos membros registrados: zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo, chrisdocs, GL ART, RICARDO CANÊDO.

Usuário(s) on-line na última hora: 404, sendo 19 membro(s) e 385 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Tomas, Sergio1987, Archiviz, Hot, Duda, WinterPT, XXjosephdrifterXX, Reinaldo Silva, Felipe Duarte, alej0, Nuno, Roberto Movanni, maxoliveira.archviz, JMDesign, Osvaldo Arquiteto, clastac, Adalberto Rocha, Abilio, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.