Então.. Nesse exemplo aí, eu troquei o \'raytrace\' da refração pra opacidade (e tá sem refração)..
Mas, sei q tem um jeito (no Vray) pra se fazer isso (q não lembro exatamente agora, ou acho q eu fazia a composição mesmo, xd..), mas se vc pensar um pouco, isso não faz muito sentido, é uma coisa bem não-realistica mesmo.. Ele fica preto (ou com a imagem lá) pq ele está renderizando a refração.. caso as partes nas quais a refração distorce pouco ficassem transparentes, em se aplicando um fundo, caso não seja um vidro plano e fino, ficaria extremamente esquisito, uma vez que a refração não se aplicaria \'magicamente\' no fundo (por exemplo se é um ganso de vidro, é altamente ilogico se pensar em transparencia em conjunção com opacidade.. n sei se dá pra entender bem..)..
Uma coisa q fica boa, caso esteja muito dificil, seria vc fazer a composição, por exemplo renderizar o ambiente sem os vidros das janelas, e depois só os vidros e usar blends no photoshop, etc..
Mas acho q deve ter dado pra entender q refração com opacidade são coisas que são meio estranhas juntas mesmo XD..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..