Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Gui Silva   cotia - SP
new   Belo Horizonte - MG
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

Gui Silva   cotia - SP
Hericka   Curitiba - AC
alexarantes   Rio de Janeiro
JT3D   Londrina - PR - PR

Controle Interativo de Particulas

Por: ScreamingFox  

Em: 18/07/2014 20:37

Massa, como a matemática é uma linguagem universal você pode fazer poemas intergaláticos.

Já li sim.
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
É, eu acho que o movimento entre os corpos celestes certamente é um tipo de poesia, e que a matemática nos ajudaria a entender.. Mas, de certa maneira, fazer uma função matemática pra um movimento é algo capaz de gerar coisas imediatamente compreensíveis por qualquer civilização inteligente então \'poema intergalático\' é um bom termo também xd..

Um livro que eu queria ter mas nem faço ideia de onde achar é o Grahaganita de Bhaskaracharya (o Bhaskara (\'Acharya\' quer dizer \'professor\', e é pra diferenciar de outros Bhaskaras anteriores, etc.. esse é aquele Bhaskara da equação do segundo grau, etc..).. O Bhaskara era bastante poético na maneira de descrever a matemática, e, pelo que eu pude entender, o pessoal naquela época era muito melhor de fazer contas de cabeça (talvez por não ter tantos recursos como hoje em dia, etc..).. xd.. Tem uma antiga \'disciplina\' de embate filosófico ou \'conversa\' entre pessoas que consiste em falar apenas de maneira poética e geralmente com métrica e/ou rimas.. Eu esquecí o nome dessa \'disciplina\' de conversação (mas depois vou ver num livro lá, etc..), enfim, o Bhaskara praticava exatamente isso, falando sobre a matemática dele de uma maneira bastante poética..

Olha uma poesia atribuida ao Bhaskara, é sobre a filha dele a Lilavati.. tem uma historinha bem interessante sobre a Lilavati não conseguir se casar, etc.. etc.. Olha essa poesia atribuida ao Bhaskara :)..

Ciranda do Tempo

O tempo passa depressa
1 + 1 dá 2
Um instante ainda era ontem
Agora já é depois.

A semente que se planta

2 + 1 dá 3
Vira árvore, dá fruto,
Que dá semente outra vez.

O tempo, o que é o tempo ?
3 + 1 dá 4
Quanto mais se explica, menos
Se vive o tempo de fato.

Tão depressa a gente cresce
4 e 1 dá 5
Ainda ontem eu brincava
Agora eu já não brinco.

Quantas letras tem o sempre ?
5 e 1 dá 6
Agora tem 5 letras.
Mas um dia só tem 3.

Quando me olho no espelho
6 +1 dá 7
Cada dia é diferente
O rosto que ele reflete.

Tristezas e alegrias
7 e 1 dá 8
Se confundem com o tempo
Um dia depois do outro.

O que acontece com a água ?
8 e 1 dá 9
Evapora, vai pro céu
E renasce quando chove.

O tempo é muito ligeiro
9 e 1 dá 10
Ele anda mais depressa
Do que andam nossos pés.

Sem que a gente perceba
10 e 1 dá 11
De repente chega o dia
Que parecia tão longe.

Quantos anos ela tem ?
11 e 1 são 12
Tua infância, Lilavati,
Já passou, acabou-se.
(Poema atribuído a Bháskara)

(Olha eu francamente não acredito muito que seja do Bhaskara mesmo isso aí.. As coisas do Bhaskara geralmente são um tanto mais difíceis de entender imediatamente XDD)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Cara, desculpe a demora infinita pra responder aqui. Muito bom o poema, eu não conheço Bháskara mas confio na tua opinião.

Esse tal de Grahaganita não existe online, pra comprar? Se não existe talvez seja só um papiro por aí hehe

Me encarnei nuns trampos semana passada e tempo voou pra caralho, exatamente como esse poema diz. Quando vi, a semana já tinha acabado, eu não tinha terminado o que planejei e como já tinha demorado pra responder os emails e os forums por aí pensei: foda-se. já demorei tanto que agora não faz muita diferença.

Abrs
É.. Acho que não é do Bhaskara mesmo essa poesia.. Até porque, se fosse por questões de métrica e rima, o hindi ou sanscrito seria bem diferente.. E também não ví esse poema em qualquer outra lingua, só em portugues... (pode até ser, mas não acho que é não.. mais pra frente a gente vai saber disso..)

Aquela tecnica lá que eu tinha falado de discurso (de se perguntar e responder compondo poesia instantaneamente), lí num livro lá mas parece que está meio \'mistificado\'.. Nesse livro que eu peguei agora pra conferir isso ele tá falando apenas sobre \"..a tecnica de elaborar e responder perguntas compondo poesia imediatamente..\", mas não fala o nome da tecnica.. Essa tecnica tem um nome e, como algumas outras tecnicas, existe algo como uma \'argúcia\' a impedir o domínio perfeito da técnica, caso não se saiba o nome exato dela. Mas mais pra frente vou lembrar ou obter uma fonte mais detalhada sobre esse tópico em específico..

Mas, umas historia interessante sobre o Bhaskara e a Lilavati, que eu já ví em varias fontes, é a da ocasião do não-casamento de Lilavati... De acordo com lendas e escritos, devido a uma dificuldade \'karmica\', Lilavati nasceu com um horoscopo desfavoravel, sendo destinada a nunca casar-se ou ter filhos. Bhaskara, como era excelente nas artes da matemática, pôde determinar um momento quando a maldição estaria \'inativa\', e então construiu um elaborado mecanismo, algo entre um relogio solar e de água, sendo que seria possível dizer o momento exato no qual a maldição seria ineficaz. Mas, um ditame que é karmico é Lógico, e o é a um nivel inegável, sendo que, puramente com a matemática, nem mesmo o Bhaskara pode evitar os resultados dessa \'maldição\', uma vez que, proximo do momento previsto para o casamento (o momento no qual o mecanismo haveria predito que seria a unica \'brecha\' na maldição) algo havia interrompido o fluxo de água no mecanismo (uns dizem que caiu uma perola, outros que foi um grão de areia ou pedaço de pedra, etc..), de maneira a que a contagem de tempo estava equivocada e, de fato, já haveria-se passado o momento auspicioso para o casamento de Lilavati.(como \'consolação\', Bhaskara pos o nome de Lilavati em seu primeiro livro)

Nesse tópico, da questão do \'horoscopo\', muito embora haja certa influencia, não deveria ser entendida como a mais forte ou relevante. Nesse ponto eu discordaria de Bhaskara.. Paracelso, em seus livros, fala sobre a influencia dos astros (ens astrorum), e que a influencia deles é menos potente do que a influencia germinal, sanguinea ou divina. Então, imagino que a questão de Lilavati não se casar foi muito mais cultural ou supersticiosa do que de fato uma maldição karmica (mais um, do que o outro). Alem disso, mais potente que a influencia astral, genética, dos venenos, das formas, das funções, da natureza, dos espiritos e das compleições estaria a influencia Divina, logo, não seria puramente com austeridades (\'a terrível matemática\') que Bhaskara conseguiria obter a lógica que acreditava necessitar.

Isso ilustra a questão de como a Lógica e a Matemática são diferentes, muito embora complementares, apesar ser possível proceder apenas com um dos dois, determinadas coisas vão ser impossíveis ou muito improvaveis.. Então devemos aliar a austeridade à devoção, cada qual em sua propria medida correta, pra proceder de maneira a aniquilar a falta de conhecimento.

ScreamingFox, e, ParticleSkull são amigos :3...

Mas, quem ficou, vai perceber que,

\"A Friend,
it is something for we really to keep..
\"Hidden\" below \'the Seven Keys\'...
Inside the very heart...

In that manners i sang the song,
That, In America, I have once heard..

But then, the ones that sang the song..
Were crying, as they saw their friends as they were leaving...
But for the ones that stayed behind,
On their thoughts, they flew...
Singing about the songs, remembered by their friends that they left...
...

And the ones that flew,
On the people that stayed, has flown in the dreams
Of those who have stayed...
On the rememberance, from the singing of those who have strayed...

A Friend,
It is something to keep..
By the left-side of the chest..
Even if time or distance would say \"No\"..
Even if i forgot this very song..

What matters is hearing this \'song\'
Comming from \'the heart\'...

For whatever comes to pass..
Whatever happens..
Anyday, friend, i shall find you..
Anyday of those, shall we pass by...
Whatever comes by, passes by, friend,
One or other day,
I will find you..\"

...Qualquer dia, a gente vai se encontrar... Pena q eu sou tão desagradável pessoalmente :z... xd..

@edit: Adorei essa tradução :3... :3.... :0..
(apesar de ser muito mais \'rápida\' do que \'acurada\'.. etc.. XDDD)

Fox, to com o teu codigo de inscrição free na mão! Por onde eu mando? Parece que vc não ta recebendo minhas mps aqui.

Abraço
Te mandei mensagem aqui e parece q vc n recebeu tbm (com o meu email, etc..), te mandei um email do meu pro seu do \'[email protected]\'.. Qualquer coisa dá um toque..
Recebi cara, te mandei as infos. Ve se ta rolando la e qualquer coisa me avisa.

Abs
E a hora mais escura, justamente antecede o nascer-do-sol.. :).

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138067

Últimos membros registrados: oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h.

Usuário(s) on-line na última hora: 760, sendo 25 membro(s) e 735 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: gilson antunes, emersonforentin, Geraldo Nunes, Acfabbri, tsmodelagem3d, mastermax, Sergio1987, GuiToma, Roberto Movanni, Frederico Wagner N. R., Duda, Leonardo, pedroluiz, Daniel Monteiro, Carlos E. Nogueira, Eng Damasceno, Le_Andro, Celso Borttoloto, TadeuB79, oxyscrema, billypaul, Gibran Farfud, Marco Rocha, Diego Dneo, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.