Oi gente, tudo bem?
Estrazulas>
Desculpe, não entendi bem, mas você perguntou de Splines porque eu falei Shapes na minha resposta?
Você está certo, o melhor é falar Splines, porque são Lines que devem ser usadas, e Shapes engolba mais coisas, não só linhas, poderia ser quadrados e círculos, mas o Shag não vai curtir esse tipo de forma. O certo é Splines.
Sobre o lance das faces, ele faz isso automaticamente, basta que coloque as Splines pela área, ele interpola pela distância. Testa num Plane com uma ID só, se coloca uma Spline de um lado, e outra de outro, ele vai interpolar, o mesmo acontece se tem divisões de ID, e até entre as divisões de ID.
A configuração deste recurso está logo abaixo da onde adiciona as linhas no Shag Hair, o grupo Model Hairs, tem o Influency Mixing Amount, com 0,5m o Morph das linhas acontece em 50 % da distância. Saca?
O Shag Hair é muito legal. Eu adoro esse plugin, pena que o Mental Ray não aceita ainda.
Ziriguidum>
Não precisa aplicar um monte de Shag Hair não, com um só você faz quantos IDs quiser, pode colocar diversas cores no mesmo, pode fazer tudo com um só, vai precisar de mais de um se as configurações do cabelo forem diferentes de uma parte para outra, não pela forma ou pela cor.
Em baixo de onde coloca o emissor, no grupo Emitters, tem o botão Face Level, nele que define qual os IDs que vai usar.
O importante é a forma e a localização das Splines, como você disse que faz, eu também faço assim.
Só não entendi a parte do Reactor, o Reactor não tem nada a ver com o Shag Hair, não são compatíveis.
O Shag hair tem seu próprio sistema de Dynamics, mas eu particularmente, não curto muito, eu uso um macete com o SimCloth, também da Chaos, se transformar o Shag View em Cloth Mesh, lá nas opções dele no Modify, pode usar o SimCloth para calcular ele, fica muito bom, é um pouco mais demorado que o do Shag Hair, mas fica muito melhor.
Se for fazer com o Shag Hair, no menu dele tem as opções de Dynamics, onde pode colocar gravidade, vento e objetos de colisão.
Ziriguidum e Haziel>
Para os fios não entrarem na cabeça, tem que ligar a opção "Get Hairs out of Collider at Start" , e calcular alguns frames.
Nunca começa direto do primeiro, precisa de alguns frames para calcular a posição dos fios depois que as forças são aplicadas, igual no Reactor.
Não tem segredo, o que pode ser considerado segredo é o ajuste das curvas lá no Weighted Mode, A configuração normal não é boa, tem que baixar mais a curva do Weights.
Mas no último dos casos, pode fazer como um amigo nosso aqui indicou, anima a gravidade bem forte para cima e depois vira ela de novo para baixo, deixa calcular os primeiros frames e boa, mas para penteados complexos, não pode fazer isso, para cabelo liso é fácil, mas ai nem precisa disso, pode fazer os cabelos para cima e deixar calcular a queda.
Abraços