Penteado no ShagHair

Por: HAZIEL  

Em: 13/03/2005 00:33

Olá pessoal. Tô usando o Shag Hair pra criar cabelos em meus modelos mas, tenho algumas duvidas ainda e uma delas é como fazer pra aparar o cabelo em certas regiões como a face por exemplo. Usei uma spiline como referência pra criação dos fios de cabelo (não sei se dá pra usar duas linhas como referência ao mesmo tempo) e então o cabelo cresceu por igual por todos os lados incluino a face. Na parte Model Hairs tem um botão chamado CUT mas não sei como usa-lo. Alguém pode me ajudar? Já to tentando há um tempão e nada! Valeu a atenção galera. Abraço!!!
Oi HAZIEL Pelo que me lembro, tem que ser feito por mechas, voce seleciona faces de partes da cabeça atribui uma ID diferente para cada grupo de faces, cria uma spline para cada grupo de faces e ajusta as splines(veritces) conforme a area da cabeça, o plugin vai gerar mechas que acompanham a spline. Acho que é assim, da uma olhada no tuto da 3DTOTA de como modelar a Joana D'Arck, é um tuto completo e tem também como fazer cabelos no ShagHair. http://www.3dtotal.com
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Valeu Estrazulas. Tinha me esquecido desse Tuto. Valeu mesmo, vou dar uma bizuiada agora! Abraço!!!
Oi Haziel, tudo bem? O Estrazular está corretíssimo, é exatamente assim. Você divide as partes da cabeça de acordo com o tipo de cabelo que vai estar ali, e para cada uma destas partes, você pode aplicar quantas Shapes quiser, o Shag Hair vai interpolar as Shapes pela distância. Seria interessante testar antes num plane todos os parâmetros para ver como eles funcionam, se tem um área que de um lado tem uma Shape mais curvada, e do outro lado uma shape mais reta, o Shag Hair vai fazer os fios passando de uma Shape mais curva para a mais reta. E ele também vai interpolar a passagem das Shapes entre as áreas de cabelo que criar. Ainda, depois do cabelo criado e distribuido, você pode ajustar o penteado modificando os vértices das Shapes que criaram o cabelo, e´só selecionar e entrar em Sub-object normalmente, conforme mudar os vértices, vai ver em tempo real a mudança no cabelo. Dá para fazer o penteado que quiser. Agora o lance do Cut, é legal também, mas não costuma ter muita necessidade, você pode usar um Mesh para cortar o cabelo por ele, como um bullean, tem que ser um objeto fechado, com volume, não pode ser um Plane por exemplo. Ele vai cortar tudo que passar pelo objeto. Na Três D1 tem um tutorial do Shag Hair escrito por um leitor. Abraços
Spline está errado? bah, legal eu não sabia esse lance e se colocar mais de um Shape na mesma area, mas não me lembro como "lincar" as shapes às faces selecionadas! Faz tempo que não mecho com esse plugin.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Ae André.. seguinte.. pra vc isso q vc falou de dividir em várias id.. teria q ser aplicados mais d um Shag hair no Environ, né? eu ja fiz um teste com apenas um Shag hair, aí pra fazer o penteado eu só colocava as model hair no formato q eu queria... Bem.. tem como vc dar uma explicadinha na física do reactor?? tipo.. pra colocar um vento e os fios não entrarem na cabeça? ter gravida e etc.... pra fazer isso os fios teria q ficar pra cima ou não?? mostra alguma configuração de dinâmica do Shag Hair aí pra nós. Abração!
www.rodolforoth.com
Cara esse lance dos fios entrando na cabeça é um negócio sério pois, eu já marquei a opção para colisão dos fios com a cabeçae entre eles próprios mas ainda assim acontece.Ainda têm algumas coisas em que não mexi e vou dar uma olhada pra ver se posso melhorar afinal, possível eu sei que é. Ah, você falou no reactor mas eu não to usando ele não. Abraço!!!
Oi gente, tudo bem? Estrazulas> Desculpe, não entendi bem, mas você perguntou de Splines porque eu falei Shapes na minha resposta? Você está certo, o melhor é falar Splines, porque são Lines que devem ser usadas, e Shapes engolba mais coisas, não só linhas, poderia ser quadrados e círculos, mas o Shag não vai curtir esse tipo de forma. O certo é Splines. Sobre o lance das faces, ele faz isso automaticamente, basta que coloque as Splines pela área, ele interpola pela distância. Testa num Plane com uma ID só, se coloca uma Spline de um lado, e outra de outro, ele vai interpolar, o mesmo acontece se tem divisões de ID, e até entre as divisões de ID. A configuração deste recurso está logo abaixo da onde adiciona as linhas no Shag Hair, o grupo Model Hairs, tem o Influency Mixing Amount, com 0,5m o Morph das linhas acontece em 50 % da distância. Saca? O Shag Hair é muito legal. Eu adoro esse plugin, pena que o Mental Ray não aceita ainda. Ziriguidum> Não precisa aplicar um monte de Shag Hair não, com um só você faz quantos IDs quiser, pode colocar diversas cores no mesmo, pode fazer tudo com um só, vai precisar de mais de um se as configurações do cabelo forem diferentes de uma parte para outra, não pela forma ou pela cor. Em baixo de onde coloca o emissor, no grupo Emitters, tem o botão Face Level, nele que define qual os IDs que vai usar. O importante é a forma e a localização das Splines, como você disse que faz, eu também faço assim. Só não entendi a parte do Reactor, o Reactor não tem nada a ver com o Shag Hair, não são compatíveis. O Shag hair tem seu próprio sistema de Dynamics, mas eu particularmente, não curto muito, eu uso um macete com o SimCloth, também da Chaos, se transformar o Shag View em Cloth Mesh, lá nas opções dele no Modify, pode usar o SimCloth para calcular ele, fica muito bom, é um pouco mais demorado que o do Shag Hair, mas fica muito melhor. Se for fazer com o Shag Hair, no menu dele tem as opções de Dynamics, onde pode colocar gravidade, vento e objetos de colisão. Ziriguidum e Haziel> Para os fios não entrarem na cabeça, tem que ligar a opção "Get Hairs out of Collider at Start" , e calcular alguns frames. Nunca começa direto do primeiro, precisa de alguns frames para calcular a posição dos fios depois que as forças são aplicadas, igual no Reactor. Não tem segredo, o que pode ser considerado segredo é o ajuste das curvas lá no Weighted Mode, A configuração normal não é boa, tem que baixar mais a curva do Weights. Mas no último dos casos, pode fazer como um amigo nosso aqui indicou, anima a gravidade bem forte para cima e depois vira ela de novo para baixo, deixa calcular os primeiros frames e boa, mas para penteados complexos, não pode fazer isso, para cabelo liso é fácil, mas ai nem precisa disso, pode fazer os cabelos para cima e deixar calcular a queda. Abraços
Valeu as respostas andré. Mas acho que vou esperar para ver o sistema de Hair do Max 7.5, tá todo mundo dizendo que é o melhor!
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
vlw andré! é isso aí! queremos testar o shave and hair cut! hehehe mas eu não falei nada do reactor do max.. me referi às reações de dinâmica do Shag Hair mesmo como vc explicou mto bem Abraços flw
www.rodolforoth.com

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 607

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.