Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC
mdpontes   Macapá - AP
A R K A I K O   Maringá - PR - AC
Alexandrino.Pereira   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

Dexi   Belo Horizonte - MG
CLEBER BA   Salvador/BA - BA
mlcalesco   Assis - SP

Force back face culling do VRay no Max

Por: Prometeu  

Em: 26/03/2015 09:14

Muito provavelmente essa pergunta ja foi feita aqui no forum, mas gostaria de saber como fazer o Force back face culling do VRay funcionar direito no Max. Apesar do help do programa dizer que basta ligar ele pra vermos o objeto com as normais invertidas, ele não funciona como deveria.

Estou usando o 3Ds Max 2015 com o Vray 3.00.08
"A pressa é inimiga da perfeição".
Vou acompanhar o tópico, também tenho essa dúvida
A gente já fez essa parada, se eu me lembro bem o João e o Prata tavam nesse topico tbm ;)

(inclusive eu sinto saudade do Prata... um gangsta certa vez disse que \'quem tem o Prata é quem manda\' e tal...)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Force backface culling é pra vc economizar recursos, não pra fazer esse tradicional corte de opacidade com normals.. Isso na verdade é feito pra vc manusear a cena de maneira mais facil na viewport.. mas a viewport se desenha com uma lógica diferente da do render...

Por exemplo, se tem uma cena com muitos e muitos objetos high, e eis que em determinado momento um objeto grande passa na frente de varios desses objetos high.. Pro renderizador não ter q \'pensar\' nesses objetos ocludidos (tampados), vc usa o force back face culling, e então o renderizador \'não vai ter q pensar\' em todos esses polys uma vez que não vão aparecer no render e tal...

Achei o tópico lá... É bem facinho e eu poderia ter dito já.. Mas eu sou chato pra caramba como o pessoal já sabe :3...

Link do tópico onde matei essa =D (fiquei feliz de lembrar pq me elogiaram e tal heuhueuhe):

http://www.tresd1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-computacao-grafica/92450/1.html#781201

Vê o tópico de baixo pra cima q vai ver rapidinho a resposta e explicada.

@edit: O videozinho cortado do fim daquele tópico... Era o \'Krishna\' (o ator que interpreta Krishna num seriado chamado \"Mahabharat\", q deve ter varias paradinhas 3d no meio hehehe..) falando sobre dificuldades das coisas... Por exemplo, alguem que não corre rápido, poderia essa pessoa se deslocar rapidamente de um lugar a outro?... Então.. no final acho q é até dito, que seria Deus a conceder as dificuldades, porem é o proprio entendimento mal-sucedido a criar mentalmente os impedimentos.. Ou seja, em qualquer renderizador vc vai poder ser capaz de criar quaisquer coisas, é só questão de vc pensar de uma maneira perfeitamente dedicada ao assunto.. :)... (e isso é extremamente dificil, não me entenda mal... é algo como \'tocar sítara com seus intestinos\' e etc.. só q um esforço mental... a resolução de uma duvida parece ser facil pra quem já solucionou ou ouviu resposta, mas pra quem não sabe é coisa quase-mistica ou extremamente dificil de se obter de maneira puramente intelectual...), enfim, o video do Krishna falando sobre \'dificuldades\'....:

Vi o outro post, e achei a solução do material Vray2Sided mais adequada pro material que estava fazendo. Mas no Vray 3 ele só funciona se os materiais que usarmos no Vray2Sided for VRay Mtl. Quando testei materias standart não produziu efeito. Vi um vídeo tutorial em que o force back face culling funciona num clique, sem haver a necessidade de trabalhar com o Vray2Sided como alternativa. Se não existe uma opção que falta marcar em algum menu, então fica caracterizado como bug. Eu vou fazer um teste com a versão anterior do Vray e depois postar o resultado.

Valeu pela força ScreamingFox.
É q os renderizadores \"realisticos\" renderizam de maneira a que a projeção dos raios de luz sejam \'realisticos\' ou seja, que sigam a uma ordenação fisicamente \"correta\".. Ou seja, vc teria q fazer isso aí q eu tinha dito pra conseguir esse efeito q vc quer, num paradigma de uma renderização \'realistica\'... a Viewport segue um paradigma do scanline mesmo no 3ds.. Pra esse caso em especifico seria não completamente producente... Mas se vc quer manusear um quartinho facilmente na viewport e renderizar com o paradigma de uma renderização \'fisicamente correta\', essa seria a \'pilantragem\' ou \"malandragem\" ou \"manuseio\" mais facilitado.. Não penso se tratar de \'bug\' até pelo paradigma de calculo de renderização.... Mas concordo com o aspecto de facilidade q vc falou... isso é coisa facil de se mudar pra ser 100% pra vc...(mas talvez n seja os mesmo 100% pra outras questões, então é uma coisa interessante.. do tipo \"ou uma coisa ou a outra\"...).

@edit: Digo-lhe que, a \'pressa\', enquanto seja desprovida de \'prazo\', é, realmente, uma \'amiga\' da \"perfeição\"... :).. Isso pode ser muito dificil de entender...

@edit2: Gostei bastante da frase do ultimo edit :)... Enfim... Como eu já havia dito antes, (\') deixemo-nos colorir pelas tonalidades do esforço!!!(\')(\"(\')\" é pq ninguem importante tinha dito exatamente isso antes, então pus as aspas e parenteses... Então é isso.. Torne-se o \'Terrivel Revelador\' das coisas... A cada movimento q vc fizer, pense em como seria esse mesmo movimento a aprimorar a toda a realidade (no minimo, a aprimorar a todos seus convivas (os seres-humanos)).. Os leitores da 3d1 são, certamente, além dessas questões infantís da matemática XDDD (to de zueira hehe, levando-se pra uma questão sub-producional realmente são questões matemáticas extremamente complexas, e que, o pessoal do Vray escolheu um caminho lógico q consideraram por ser o mais proximo de um paradigma do \'fisicamente correto\', etc..)
No Vray 2.5 o force back face culling funciona exatamente como deveria. A versão 3.0 devia fazer o mesmo. Esquecemos que habilitar alguma coisa?
O meu está igual, deve ser um bug do vray ou então um bug por ser uma versão encomendada ao capitão gancho eheh.
Não sei se eu q n entendí o q vcs querem ou se vcs tão confundindo alguma coisa aí.. Dá uma olhada na imagem...

@edit: No caso aí ele não tá aceitando interação com o material do tipo standard.. Mas pra varias coisas o v-ray n aceita mais material standard (maioria dos materiais standard ficam até invisiveis se vc renderizar no RT sem cuda..).. Aí é só o caso de ao invés de usar um material standard q nem aquela outra vez, se usar um material do vray mesmo com a opacidade zerada.. É a mesma coisa só q ao invés de um material standard com a opacidade zerada é um material do vray com a opacidade zerada...

@edit: Não se preocupe muito se é bug ou não (só quando for um caso do programa ter sido feito por vc, ou se vc conhece quem fez o programa, etc..), chamar de bug ou não não vai adiantar nada pra vc.. Até pq vc já sabe fazer e tal.. Tem muitos \'bugs\' do vray 2 q eram bastante bacanas, tipo uns bugs se usando shellac ou shader Strauss.. tipo o material \'emana\' gi ou parecer um tipo de neon ou aura de uma maneira bastante interessante embora não muito realistico.. É chato q os renderizadores de terceiros não aceitem os materiais standard, mas deve ter uma razão, embora eu acho q deveria aceitar q nem no vray 2.. (hehe... talvez dê até pra criar um script tipo \"Vray Version Swapper\", q vc muda no proprio 3ds e vai pra versão mudada na proxima vez q abrir)... Mas eu pessoalmente não vejo isso como bug até pelo paradigma do V-ray que é realistico, e esse efeito, embora facilitador pra demonstrações e tal, é um efeito que é completamente não-realistico, então não seria muito natural do vray.. Mas pode ser \'bug\' também, n sei, etc..
Aqui nem no 2.5 funciona, não sei o que ta faltando...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710597.

Total de membros registrados: 138063

Últimos membros registrados: Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h, Fusport , anjosheriberto, REMOVIDR, vagnerthuram02.

Usuário(s) on-line na última hora: 791, sendo 6 membro(s) e 785 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Suvasha026, claro_lima, waltereastmood, wrinkless, new, Adam.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.