É q os renderizadores \"realisticos\" renderizam de maneira a que a projeção dos raios de luz sejam \'realisticos\' ou seja, que sigam a uma ordenação fisicamente \"correta\".. Ou seja, vc teria q fazer isso aí q eu tinha dito pra conseguir esse efeito q vc quer, num paradigma de uma renderização \'realistica\'... a Viewport segue um paradigma do scanline mesmo no 3ds.. Pra esse caso em especifico seria não completamente producente... Mas se vc quer manusear um quartinho facilmente na viewport e renderizar com o paradigma de uma renderização \'fisicamente correta\', essa seria a \'pilantragem\' ou \"malandragem\" ou \"manuseio\" mais facilitado.. Não penso se tratar de \'bug\' até pelo paradigma de calculo de renderização.... Mas concordo com o aspecto de facilidade q vc falou... isso é coisa facil de se mudar pra ser 100% pra vc...(mas talvez n seja os mesmo 100% pra outras questões, então é uma coisa interessante.. do tipo \"ou uma coisa ou a outra\"...).
@edit: Digo-lhe que, a \'pressa\', enquanto seja desprovida de \'prazo\', é, realmente, uma \'amiga\' da \"perfeição\"... :).. Isso pode ser muito dificil de entender...
@edit2: Gostei bastante da frase do ultimo edit :)... Enfim... Como eu já havia dito antes, (\') deixemo-nos colorir pelas tonalidades do esforço!!!(\')(\"(\')\" é pq ninguem importante tinha dito exatamente isso antes, então pus as aspas e parenteses... Então é isso.. Torne-se o \'Terrivel Revelador\' das coisas... A cada movimento q vc fizer, pense em como seria esse mesmo movimento a aprimorar a toda a realidade (no minimo, a aprimorar a todos seus convivas (os seres-humanos)).. Os leitores da 3d1 são, certamente, além dessas questões infantís da matemática XDDD (to de zueira hehe, levando-se pra uma questão sub-producional realmente são questões matemáticas extremamente complexas, e que, o pessoal do Vray escolheu um caminho lógico q consideraram por ser o mais proximo de um paradigma do \'fisicamente correto\', etc..)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..