meshsmooth é tão pesado assim?

Por: diegolangamer  

Em: 28/03/2005 21:37

oi pessoal, to tendo um problema aki de novato, tipo, quando pego um box e colo mais ou menos 16 seguimentos nele e aplico o meshsmooth e aumento o um pouco a nivel de Iterations para arredondar a caixa, fica mt mas mt pesado mesmo, minha maquina praticamente para de responder, fica lerdo demais mesmo, issu eh normal mesmo? minha cpu: XP2400+, 512 ram, Ati Radeon 9600XT em modo directx9. valeu
pior que é!!! o meshsmooth aumenta o numero de faces do objeto... um modo que ficaria um pouco mais leve seria o turbosmooth é parecido com o mesh smooth mas nele vc não consegue editar o smooth como ocorre com o meshsmooth
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
cara eu acho que já tinha ouvido falar desse turbosmoth.. tem ele mesmo?? ele deve resolver muitas situações em que vc não quer gastar faces..
O turbosmooth ta lá na lista de modificadores normal.. É realmente bem mais rápido, dá pra dividir algo grande em 10 numa boa.. Meshsmooth é muito comum travar o 3DS
eu tava com a mesma pergunta engasgada aki meu 3ds jah travo algumas vezes por culpa do itinerations do mesh smoth e agora q eu fui ve q é normal isso
Po, mas tb um bom com 16 subdivisões em cada dimensão e ainda com o Mesh Smooth com iteration maior q 2, se não travar é pq a máquina é boa pacas! :00: Se vc quiser fazer um box arrendodado, pq não cria um com subdivisão 1 em todas as dimensões, aplica um Edit Poly/Edit Mesh e chanfra todas as edges e depois aplica um MeshSmooth com iteration 3? ;) O meu ficou assim: Valeu
Tem também a primitiva ChamferBox :joiad: Mas na minha opinião não gosto muito do jeito que esta primitiva organiza a malha. Na maioria das situações acabo fazendo como o BMA disse.
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Oi gente, tudo bem? Eu fiquei impressionado com este tópico, porque nuna o Max fechou na minha cara por causa do Mesh Smooth, e faz 8 anos que estou sentado na frente dele, e antes ficava sentado na frente do 3D Studio for DOS. O Eduardo disse que agora viu que isso é normal, e o Amon-Ra disse que é comum travar o Max com Mesh Smooth, só se for normal para vocês, porque para mim não é não. Agora o bom senso é muito importante nessa questão, usar mais de 3 Interations é um absurdo e não tem o menor motivo, a não ser que a pessoa não saiba modelar, ai tenta suavizar a malha tuchando Interations no Mesh Smooth até dar pau, só vejo essa possibilidade. Porque nem teria motivo para aumentar tanto o Interations, não muda nada depois de 3 se a malha está modelada em Low Poly corretamente. Concordo com o BMA, com o Roger e com o Pile, o Mesh Smooth fica pesado nas viewports, mas não trava o Max de forma alguma, a não ser que a pessoa não tenha bom senso na hora de usá-lo. Já o Turbo Smooth, faz a mesma coisa só que fica mais leve nas Viewports, em contra partida, tem as limitações que o Roger explicou. Abraços
tb concordo, o meshsmooth trabalha subdividindo cada poligono em 4 novos. no caso do nosso amigo diegolangamer, ele fez um box com 16X16X16 segmentos , o que nos daria um total de 3072 faces iniciais. com meshsmooth: com Iterations = 1 > 3.072 * 4 = 12.288 com Iterations = 2 > (3.072 * 4) * 4 = 49.152 com Iterations = 3 > ((3.072 * 4)*4)*4 = 196.608 com Iterations = 4 > (((3.072 * 4)*4)*4)*4 = 786.432 com Iterations = 5 > ((((3.072 * 4)*4)*4)*4)*4)*4 = 3.145.728 pesadinho né??? pra resumir um pouco: com Iterations = 10 > (((((((((3072 * 4)*4)*4)*4)*4)*4)*4)*4)*4)*4 = 3.221.225.472 Mais de 3 bilhoes de faces!!! e tudo isso de um simples e inocente box. Nao sei qtas iterações o diegolangamer colocou, mas podemos ver que mesmo com apenas 5 ja ficamos com 3 milhoes de faces, e num micro com 512mb de ram facilmente se entra na memoria virtual, isso se nao travar. Se formos analisar, a malha inicial já estava em hipoly, por isso a lentidao. Meshsmooth é uma ferramenta poderosa, tanto que as vezes o pc nao da conta. se alguem tiver por aí um pc que aguente a ultima configuração que citei (10 iterações) é um cara de sorte :) diegolangamer, é assim mesmo cara, vai fundo aí e aproveite as dicas que todos te passaram. Um abraço galera!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
só por curiosidade resolvi fazer isso que o aabb disse qdo passei do 5 pro 6, fechou meu max :? com 1gb de ram []'s
Contest C07 - Torre de Babel Leandro Nakazora Abe

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 510

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.