Oi Leandro, tudo bem?
Tem várias formas de fazer, uma delas é modelar a peça realmente em 3D no Max, usar o Render To Texture para criar o Height Map e aplicar o Height Map como Displacement num Plane, ou até usar o próprio objeto 3D convertido em Proxy para aliviar o peso, como o Diego disse.
Se não precisar de muita qualidade para fotografar de perto poderá usar apenas o Normal Map.
Também pode modelar a peça no Z-Brush e gerar o mapa de Displacement para aplicar num Plane no 3ds max se preferir.
Agora, atualmente é possível criar estes e muitos outros padrões de Height Maps com facilidade sem modelar nada, apenas ligando Nodes e configurando parâmetros no Substance Designer, inclusive, você pode criar um gerador de mapas deste estilo de revestimento com as configurações que quiser para modificar o padrão da forma que desejar.
Mesmo o Max sendo ruim para trabalhar com Substances, você pode usar o Substance Player, que é gratuito, para gerar as texturas na resolução e com o padrão que quiser para aplicar no material de qualquer Render no Max.
Aqui na 3D1 tem um Substance que eu fiz para gerar padrão de círculos, está neste link:
http://3d1.com.br/recursos/259/padrao-circulosÉ um exemplo do que pode ser feito, se abrir ele no Substance Player poderá alterar os parâmetros e exportar as texturas, mas ele não foi feito para revestimentos, poderia fazer criando o rejunte entre as placas e tal.
Você me deu uma boa idéia, assim que tiver um tempo vou fazer uns Substances com estes padrões para colocar para download aqui na 3D1.
O Substance Designer é uma super ferramenta, vale a pena gastar um tempo com ele.
Abração e tudo de bom.
André Vieira