Oi Abílio, tudo bem?
Na modelagem em Poly normalmente não usa linhas de referência como acontece no AutoCAD, você modela realmente editando os vértices, Edges e polígonos do objeto, então, não é um sistema para modelagem de alta precisão igual os sistemas de CAD, é para modelagem livre e justamente por isso permite fazer um rosto facilmente enquanto no AutoCAD vai apanhar muito para fazer parecido, isso se conseguir, então, cada programa tem a sua área de atuação para atender as necessidades de indústrias específicas.
Nada impede de modelar um motor super detalhado no Max ou qualquer outra coisa feita em Softs de CAD, a diferença está na forma de pensar, na forma de fazer e principalmente que o modelo criado no Max será artístico e não terá a precisão absoluta que tem o modelo criado em Softs de CAD.
Se você assistir vários dos vídeos do canal do Arrimus3D, que te indiquei na outra mensagem, tenho certeza que aprenderá a modelar mesmo se não entender inglês, pois ele mostra tudo passo o passo.
Eu fiz agora rapidamente um passo a passo destes desafios que postou para você ver que é só mudar a forma de pensar.
O desafio do cano saindo da esfera tem pelo menos 10 formas diferentes de fazer, mas basicamente todas consistem em criar as Edges necessárias para modelar o que deseja.
Neste primeiro exemplo eu dei um Insert num dos polígonos da esfera para criar a Edge que "segura" o Fillet quando arredondar com o TurboSmooth, mostrado na primeira imagem, depois deletei a face selecionada para deixar uma abertura e facilitar a modelagem, então, mudei para o Sub-Object Border, que permite selecionar aberturas de uma vez só, segurei o Shift do teclado e movi a borda, assim, gerou 4 novos polígonos formando o início do cano, mas mantive essa nova borda de Edges próxima da esfera, mais ou menos na mesma distância usada no Insert, pois esse Loop de Edges também serve para "segurar" o Fillet depois da suavização, mostrado na segunda imagem.
Para finalizar, continuei segurando o Shift e arrastei a borda de Edges novamente para criar outros 4 polígonos e fazer a extensão do cano, no final apliquei o TurboSmooth com 2 no Interations.
... continuo na próxima mensagem.....