Oi Abílio, tudo bem?
Olha o que o ScreamingFox te disse, é praticamente o que eu te falei nas outras mensagens, se todos os seus objetos serão deste tipo com cortes e uniões complexas entre primitivas e linhas, é muito melhor modelar no Rhino e fazer a retopologia, pois você viu o trabalho que deu na edição dos polígonos apenas para unir a caixa com a esfera?
No Rhino você faz isso com dois cliques, ou seja, não vale a pena o trabalho de modelar em Poly porque fazer a retopologia será mais fácil.
Não é que não dá para modelar o objeto em Lowpoly, sempre dá, mas o trabalho não compensa.
Se não encontrar um bom formato para exportar do Rhino em polígonos com qualidade e sem muita densidade, o Instant Meshes com o Script XRemesher que te indiquei é uma boa opção para fazer a retopologia automaticamente, porém, ele foi feito para objetos artísticos, então, não sei como vai se comportar com objetos mecânicos cheios de Fillets.
Em último caso tem que fazer a retopologia manualmente no Max com as ferramentas do Ribbon menu.
E também como o ScreamingFox disse, tudo depende do tamanho da cena que vai fazer, se quiser uma visualização Real-Time de um objeto mecânico detalhado sem precisar reduzir os polígonos, acho que você consegue facilmente com a sua placa de vídeo se for só este objeto num estúdio, ainda mais se iluminar apenas com luzes Real-Time, pois dai nem precisa do segundo canal de mapeamento.
Ainda pode modelar no Max com Boolean, pode aplicar o Chanfer nas quinas com vários segmentos para filetar, não precisa modelar com a técnica Lowpoly, apenas terá mais polígonos para mapear e na cena Real-Time, então, depende do tamanho da cena.
Se quiser explicar melhor o que você está fazendo, que tipo de trabalho que é, acho que ficará mais fácil para a gente te indicar o melhor caminho com mais certeza.
Mas sobre a sua dúvida para projetar a Spline no objeto, você pode usar o Shape Merge que fica no painel Create > Geometry > Compound Objects.
Você vai aplicar o Shape Merge na esfera e deixar a linha um pouco na frente da superfície dela, dai clica no botão Pick Shape do Shape Merge e clica na linha, assim, ela será projetada na geometria da esfera como mostra a primeira imagem em anexo.
Depois você pode converter em Poly e aplicar o Extrude para o lado que quiser, como mostra a segunda imagem em anexo, mas vai ser ruim de fazer o Fillet nas bordas, a não ser na renderização convencional, pois dai poderá usar o Rounded Corner do material Arch&Design, por exemplo.
Abração e tudo de bom.
André Vieira