Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
Bruno Medeiros   Porto Alegre RS
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC

Portfólios Ver Mais

CNC   Caçador -Sc - SC
Street360   Brasil - SP
Bergi   Manhuaçu / MG
Daniel   Rio Grande do Sul - AC

tirar aberração cromatica

Por: Abilio  

Em: 31/01/2018 00:59

oi

eu tenho um smartfone e um óculos VR para ver filmes 3D
bem legal

o problema é que a lente tem muita aberração cromatica

eu queria saber como eu posso atenuar a aberração cromatica ( sem dar coloração forte ) tendo disponivel somente ajustadores de :
intensidade do brilho da tela
e
intensidade das cores 0 a 100 % : verde , vermelho e azul

atenção : a aberração não é na imagen , é na lente do oculos VR

quero lembrar que eu tenho um programa para oculos VR no Android que tem uma opção de tirar a aberração cromatica produzida pela lente atravez da imagem que o programa emiti
só que é uma pena , ele só faz isso com as imagens que ele mesmo possui , não da pra ver filmes 3d nele

resumindo :

qual das tres cores : verde , vermelho e azul , eu devo retirar , e em que quantidade para atenuar a aberração cromatica produzida pela lente sem deixar a imagem com coloração estranha ?

e quanto de brilho da tela eu devo retirar ?

ah , a lente embaça muito nas bordas
existe forma de tornar as bordas mais nitidas ?

ultima pergunta :
alguem conhece algum " equalizador , otimizador " de video para android ?
para atenuar estes defeitos da lente de forma mais eficiente do que os nativos do android 7.0 ?

valeu
Oi Abílio, tudo bem?

Sinto não saber te ajudar nesta questão, pois normalmente queremos fazer o contrário e criar a aberração cromática.

Para criar temos que separar a imagem nos canais RGB e mover o azul 1 pixel para a esquerda e o vermelho 1 pixel para a direita.
Portanto, creio que se separar os canais da imagem e fizer o movimento oposto vai pelo menos reduzir o efeito, mas só testando para saber.

Porém, pela sua descrição parece que a lente utilizada na câmera que está causando todos os problemas, pois a aberração cromática acontece em lentes de menor qualidade ou quando estão no limite máximo de abertura, já que começa a receber luz da área mais curvada dispersando os raios, então, creio que a abertura muito grande também está causando o borrado nas bordas.

Sendo assim, se o problema for realmente com a lente, será muito mais fácil, rápido e conseguirá mais qualidade se usar uma lente mais apropriada.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

alguem aqui no forum tem conhecimento do uso de óculos VR para ver filmes 3d side by side ?

eu ja conssegui resultados , mas ainda falta muito para compreender e usar da forma correta

alguem sabe me ajudar ?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710589.

Total de membros registrados: 138051

Últimos membros registrados: elasticare, Acfabbri, MossTrimGummiesRezension, Diatea, Ashuran026, wmlink2step, LeoGuedes3D, barwardbarber.

Usuário(s) on-line na última hora: 879, sendo 26 membro(s) e 853 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Fabrício, Starter, Alessandro.Marcos, renaz, Roberto Movanni, lionel, gago, Rodrigo, Pierrejr78, Osvaldo Arquiteto, Adalberto Rocha, Geraldo Nunes, Victor Mendonça, AlexTerra, mauricio prisco, tsmodelagem3d, João Von Rondow, Celso Borttoloto, Duda, billypaul, Fabio Catelleno, Gibran Farfud, Fernando Cunha, Vlady, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.