Essa é a placa (a linha de placas) "de calculos" da Nvidia, é meio famosa até.. as placas "profissionais" da Nvidia são as Quadro e as Tesla, juntando essas duas no mesmo pc vc obtem um monstro mitico hehue...
(no caso de render GPU, uma Tesla bate uma Quadro com EXTREMA facilidade)
Essa placa era mais barata na epoca pq só fazia isso mesmo (calculos complexos com processamento paralelo (CUDA)), e varias delas (por exemplo a minha) nem tem saida de video... mas geralmente elas tem 8 giga de ram e um processamento realmente brutal... e os componentes são solidos mesmo, eu testei a minha depois de quase queimar algumas vezes e os resultados estavam quase iguais a placa nova (das testagens da Nvidia)..
Esse tipo de placa é usada (como eu ja havia 'dito'), pra calculos complexos via processamento paralelo.. "processamento paralelo" é uma modalidade de processamento onde vc meio q particiona o processamento em muitos processadores pequenos (os cudas, no caso), um exemplo visual disso são os renders via GPU-CUDA (acho q assim fica mais facil de entender até pq vc ja renderizou desse jeito), mas a programação pra usar esse tipo de processamento é diferente da programação comum.. por isso só agora alguns games estão começando a tirar proveito disso...
As placas Tesla são usadas pra, por exemplo, fazer calculos de dados de scanners pra prospecção de petroleo, minerais de valor estrategico, ou bolsões de gas natural, processamento de dados de radiotelescopios pra geração de imagens (por isso a Nvidia falava q pondo uma no seu PC vc teria um "computador da nasa" XD), programas malucos quase misticos que predizem dados das bolsas de valores, calculos balisticos avançados, etc.. Por isso as mais novas (principalmente as que tem saída de video) custam uma fortuna mesmo, pq esse pessoal q vai usar (o publico-alvo) pode realmente gastar uma pequena fortuna com essas pecinhas magicas xd...
(e da pra vc por duas ou mais numa placa mãe, sem ter q fazer aquelas conexões malucas entre uma e outra placa de video, etc.. elas funcionam em conjunto sem problema.. acho q usam pra renderfarms tbm... mas n tenho certeza absoluta)
Mas é.. essas Teslas geralmente n tem saida de video.. vc teria q ter uma plaquinha de video ai junto, pra usar ela... e outra coisa, q pra usar uma placa do tipo Tesla, com segurança, vc tem q ter uma fonte de no minimo 1000W (acho q é W maiusculo.. mas da pra entender né..), e, só de deixar o PC com ela, sua conta de luz vai aumentar uns 40 reais no minimo.. da pra "desligar" ela tirando um dos plugs de alimentação, mas como eu uso o pc atras da TV na sala, eu tirei a placa e deixei guardada, pra qdo eu precisasse.. q é um saco tirar o pc de tras da tv, abrir e por de volta, etc.. xd.. E nem tenta usar uma placa dessa com uma fonte de menos de 800, pq vai queimar tudo menos a Tesla hehue...
É uma coisa meio especifica mesmo, esse tipo de placa (eu mesmo nem chamo de placa "de video", eu chamo de placa "de calculo" mesmo).. Mas pra quem quer renderizar em GPU, vale mesmo a pena realmente, imagina q um cara q eu dava aula (é um arquiteto q eu dava aulas de modelagem poligonal) tinha uma cena q demorava cerca de 5 horas pra renderizar um frame, e ainda dava alguns artefatos tipo um ou outro serrilhado e tal... Fui fazer um sonzinho aqui em casa e chamei ele e pedi pra trazer a cena num pendrive, e em 24 segundos renderizou a mesma cena, e sem serrilhado ou artefato nenhum.. é coisa realmente muito proxima do inacreditavel mesmo... e, até pq sou fã do Nikola Tesla, amo essa plaquinha de calculo XDDD...
Mas, realmente, tirando o render GPU, ela n faz nada mesmo (pro nosso caso aí) hehe... Mas o bom é q, como eu havia falado, ela faz o processamento inteiro do render, então seu pc n vai engasgar se vc for fazer qualquer outra coisa, enquanto ta renderizando algo na GPU...
A minha eu tinha comprado no Ebay uns anos atras.. foi por 300 dolares, eu tive sorte realmente.. Peguei uma outra depois, de um laboratorio de matematica (achava q era melhor, por ter uma saida de video XD), mas a q eu tinha era melhor e vendi essa pra comprar um compressor de audio XD..(q queimou D=...).. Hoje em dia n sei onde vc acha (claro q, se for nova, vc acha na Amazon, mas é o preço de um carro no Brasil, e um carro decente digamos...), mas se for fuçando por ai vc acha... com certeza tem no Ebay... Mas perceba q essa placa vai ser SOMENTE pra vc fazer render GPU, e pra mais nada mesmo... (vc pode "minerar" criptomoedas tbm, mas acho q n vale a pena...)..