Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Savio Parente   Fortaleza - CE
Heijy Okada   Belém - PA - PA
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Bruno Medeiros   Porto Alegre RS
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

luanpinheiro   aracaju - SE
Jean Belegante   curitiba - PR
Bruno Souza   Brasília - DF
Serial   São José do Rio Preto - SP - AC

Algumas dúvidas sobre Computação Gráfica 3D- Cascalho+ splashes d'água

Por: Danilo  

Em: 11/02/2018 20:48

Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Screaming Fox.: Oi Fox! Tudo bem? Muito obrigado pelas suas dicas dessa placa de vídeo ( Tesla ), bom saber que tem que ter uma ótima fonte com ela e bom saber que também tem que ter um nobreak potente pra regular a voltagem e toda essa energia... rsrs

=======================================================================

Na Amazon do "Jeff Bezos" eu já sabia que tinha esse tipo de placa de vídeo, pois lá tem tudo o que se pode imaginar e muitos produtos por um preço bem acessível também.

Agora não tinha pesquisado nada pelo site do "Ebay" ainda. Nem sabia que tinha lá, muito obrigado mesmo pelas explicações e pelas dicas, me ajudou bastante.

=======================================================================

Obrigado pela atenção.

Abraços e sucesso!

________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
É.. no Ebay vc acha quase de tudo.. mas toma cuidado com os vendedores, tipo, ve as reputações deles e tal.. 

Quanto a nobreak, é legal, mas SEM estabilizador.. Ja ouvi falar bastante q estabilizador zoa e até quebra varias peças do computador, pq o computador não usa sempre a mesma potencia.. Por exemplo nesse caso aí de usando uma Tesla.. enquanto vc n ta renderizando, ela n "puxa" muito, mas, qdo ta usando, ela "puxa" de uma maneira um tanto brutal (lembro uma vez q fui tentar quebrar uma senha com essa Tesla, e o pc (meu pc tem varios fans e tal) fez tipo "vvvvvvvuuuuuuuuuuuuuuuuuushh" XDD)... 

(ah é.. esse tipo de placa tbm é usada pra varios processos de "brute-force"..)

Qdo for montar seu PC, pega uma placa mãe bastante solida, procure por placas mães com componentes com certificação militar (as boas da ASUS geralmente tem isso).. esses são dificeis mesmo de quebrar.. Nobreak é legal (aqui no terceiro-mundão) pra salvar as coisas e desligar qdo a luz acaba, mas, segundo bastante gente q eu conheço, estabilizador vai fazer MAL pro seu pc...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Ah.. e quanto a cena em si, no caso das pedrinhas, acho q tem um jeito mais facil.. no caso é o jeito q eu faria (especificamente as pedrinhas maiores q ficam em baixo)...

Clona o aquario...
Pega o aquario clonado, corta ele na altura das pedrinhas de baixo, deixa só as faces de dentro do aquario (deleta as partes de fora)...
Inverte as normals desse objeto resultante, e fecha ele, deixa uma geometria "high" nesse fechamento..
Pega um mapa pra fazer displacement no formato de "pedrinhas" , e usa nessa parte q vc fechou, usa displacement de geometria mesmo, não de material...
Aí vc usa uma textura pras partes de baixo, q tá coincidindo perfeitamente com o vaso (usa um bumps pra baixo pra ficar mais bacana), e na parte de cima, q tem o displace, usa uma textura similar mas aí n vai precisar de bump pq ja tem a geometria...
Aí as pedrinhas de cima vc usa uma distribuição com particulas e tal... 
Pro caso da agua, caso seja animada, eu recomendo o PhoenixFD, q, pelo menos pra agua (só usei pra agua) achei bastante facil de aprender e usar...

No caso do peixinho, n precisa, mas se vc usar um motion capture com o mouse e teclado, fica bastante divertido de fazer e a animação fica bastante natural tbm (e bem mais facil de refazer XD...)..

Eu acho q é isso aí...

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Screaming Fox.: Oi Fox! Tudo bem? Muito obrigado pelas suas dicas, minha placa mãe já é da "Asus" e já é bastante boa. Eu só estou pensando futuramente em comprar uma placa de vídeo nova ( com tecnologia CUDA core ) e comprar uma fonte nova também, de uns 1.200 W de potência, para aguentar todo o despêndio de energia da placa de vídeo, mas isso por enquanto são planos futuros, não pra agora..rsrs

=======================================================================

Quanto as dicas do aquário fico muito agradecido pelas ótimas dicas que você me deu. Bem legal e interessante a sua dica sobre o "displacement" e com um valor baixo de bump. Pode deixar que quando for fazer essa cena, vou seguir as suas dicas.

**Como já uso o Maya há anos, to pensando em fazer a parte dos "splashes" da água com o recurso de "Bifrost" do Maya, pois ele é bem robusto, nativo do software e faz tudo que se pode imaginar de líquidos e substâncias visco elásticas, e a interação do "Bifrost" com o n-cloth do Maya 2017, deixa o processo ainda mais brutal e bem realista.

Ou então como o mestre André Vieira disse, poderia usar o "frost" da Thinkbox ou o Krakatoa que o efeito iria ficar bem realista também, pois me parece que o Real Flow ficou meio que desatualizado, se não tiver enganado... rsrs

Só que gosto mais de renderizar no 3ds Max do que no Maya, tenho muito mais experiência em renderizar no 3ds Max do que no Maya, por isso que normalmente exporto em .FBX todas as minhas cenas do Maya para o 3ds Max, para fazer a renderização final nele... rsrs

E como os dois softwares são da mesma empresa ( gigante Autodesk ), então a "interoperabilidade" entre eles dois é ótima mesmo.

=======================================================================

Muito obrigado pelas ótimas dicas, Fox.

Abraços e sucesso!

________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Screaming, tudo bem?

Legal saber que usou a Tesla sem saída de vídeo, deve ser muito veloz e conseguir renderização real-time de cenas como estúdio para carros e produtos, né?

Com qual Render você trabalhou nela?

É o sonho de todo mundo que trabalha com visualização de produtos, ter Raytrace Real-Time de verdade.

Além disso ela ajuda também em simulações físicas, não só na renderização, não é mesmo?

Sobre a técnica que passou para criar as pedrinhas do aquário, realmente é uma ótima idéia, pois é possível fazer um ótimo Height Map no Substance Designer para deformar a geometria com realismo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Danilo, tudo bem?

Se eu não estiver enganado, a placa Tesla que o Screaming Fox indicou também serve para acelerar simulações físicas, principalmente as desenvolvidas pela Nvidia como o MassFX do 3ds max e o mParticles do Particle Flow.

Sobre a simulação da água, usar o PFlow com Krakatoa e Frost é uma gambiarra perto do Phoenix FD, como falei nas outras mensagens, sempre o ideal será um simulador de fluidos e agora tem vários para escolher além do Real Flow, como o Phoenix FD e o Max Fluids, mas o Phoenix tem integração total com o V-Ray, é fácil de usar e veloz como o Screaming Fox disse.

O Screaming também é velho de guerra e conhece muito de 3ds max, tem um tutorial excelente sobre Rig que ele postou aqui, está neste endereço: http://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutorial/andar-parametrico-para-bipedes

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

André Vieira.: oi mestre André! Tudo bem? Sobre a questão dos fluidos e do "splash" da água, estava pensando mesmo em fazer essa "interação física" com o Phoenix FD ou com outro plugin de simulação de líquidos, como o Bifrost do Maya 2017, ou até mesmo com o Real Flow.

======================================================================

** Não conhecia o "Max fluids", ele é baseado no mesmo sistema do "Bifrost" do Maya 2017 ou superior? Porque se for, tem tudo pro Max fluids ser um ótimo sistema físico de simulação de fluidos, muito realista e convincente.

Porque fiz pequenos testes mesmo no "Bifrost" do Maya 2017 e vi que ele é muito rápido, eficiente e muito realista, e como o Maya faz uma ótima "ponte" com o 3ds Max, daria para exportar o mesh da cena feita com o "Bifrost" do Maya 2017 pro 3ds Max 2017...

======================================================================

Obrigado pelas dicas, André.

Parabéns pelo site.

Abraços e sucesso!

________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...

Oi Danilo, tudo bem?

O Max Fluids foi incluido no 3ds max 2018.3 se não me engano, ele é a implementação do Bifrost no 3ds max, porém, ainda não tem o Aero, então, só faz simulação de fluidos por enquanto.

Nesta página estão algumas das notícias e tutoriais que publicamos sobre ele: http://3d1.com.br/noticias/pesquisa?busca=fluids

Um usuário que testou e comparou com o Phoenix FD falou que o Max Fluids é lento, ele fez o comentário em uma das notícias.

O Max Fluids gera o Mesh do fluido com qualidade igual faz no Maya, então, não vai precisar de nenhum outro Plug-in.
Vamos ver se eles colocam o Aero na próxima versão ou se vai levar 10 anos como é o normal com o Max.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Com essa tesla eu usei o v-ray rt.. n  cheguei a usar pra simulação, disso aí eu só tinha o fumefx, mas na epoca tinha no maya algo com simulação de fluidos, e q usava cuda.. mas n cheguei a usar pq nem mexo com maya... me da tremelique só de ouvir falar em maya (ou apple) pq o 3ds é superior ao maya mwahaha (zueira xd..).. mas parece q o fumefx mais recente usa cuda, e um plugin q faz fracturas e simulação de fisica de solidos tbm.. tem um programa da autodesk q é pra coisas mais tecnicas (esqueci o nome) q faz simulações de vento (e outras coisa tbm) com processamento paralelo.. deviam por essas coisas no 3ds direto da caixa e tal.. as vezes eu n entendo o pensamento da autodesk.. mas tbm n ligo muito, pq eu tbm nunca fiz esforço pra entender à autodesk xd..


Do q o Danilo falou, da fonte de 1200, achei bastante sensato, principalmente se for usar 2 placas de video.. a minha proxima fonte eu quero pegar com essa potencia tbm..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707665.

Total de membros registrados: 135269

Últimos membros registrados: Patrícia Filipa , gsleit123, NicollyC, Pedro Granna, @Marc18**, marcelgarrido91, spiceland, federickpaul.

Usuário(s) on-line na última hora: 574, sendo 26 membro(s) e 548 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, TadeuB79, Ronaldo Junior, deathstars, Felipe França , Sergio1987, Victor Mendonça, emersonforentin, Patrícia Filipa , D2_Unrio, MarcioBottega, Juarez, Thiago, cristian rocha da silva, rmagaton, pinart, NicollyC, hawph, Daniel Monteiro, new, Fernando Cunha, marcio.alain, ricardo duarte, mixel.amorim, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.