Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Quintino3D   Blumenau, SC - AC
Alexandro   Cascavel - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
WDDESIGNER   São Paulo - AC
Leandro Mendonça   Curitiba PR - PR

Portfólios Ver Mais

Leandro_L   Poços de Caldas - MG - MG
arnaldoricardo   Sinop - MT - AC
Johnathan Oliveira   Goiânia - Goias - AC

Como renderizar ONLINE, utilizando "renderfarm service".

Por: J.F.Verissimo  

Em: 08/03/2018 00:47

Saudações Pessoal,

Como todos aqui sabem, certas cenas em 3d são complexas e a carga de qualidade em reflexos, displacements e efeitos nos renderizadores transformam o render numa eternidade. 

Muitos aqui também não tem condição em investir em hardwares que suportem este peso de render de alta qualidade e tentam fazer isso desperdiçando altas horas de espera em seus computadores de pequeno ou médio porte.

Atualmente, podemos contar com o serviço de render online( boa solução) mas não encontrei nenhum tutorial em português explicando o procedimento que devemos tomar para contratar este serviço. Visitei algumas prestadoras de serviços mas as mesmas estão com explicação em inglês. 

Alguem pode nos ajudar, explicando o procedimento para contratar este serviço e como funciona?

Desde já, agradeço !
Cada serviço tem suas peculiaridades, eles geralmente tem um passo a passo de como deve estar organizado o material pra vc mandar pra eles.. Alguns tem programinhas q fazem um "template", outras tem programinhas q "sequestram" o processamento do seu render, etc.. vc tem q ver isso com cada empresa q faz esse tipo de coisa.. 

Mas, lembro q um tempo atras, tinha um certo problema caso sua versão do programa 3d q vc usa n seja registrada/licenciada ("pirata", mas isso vai variar tbm entre empresas).. Então convem mais pra produções maiores mesmo.. Eu felizmente ganhei uma licensa pro max 2015 (embora eu use o 2014) na Autodesk University q teve aqui em SP.. Mas tem o custo tbm de vc pagar a renderfarm e tal.. Por isso eu acho q, pra usuarios pequenos (to falando pequeno em sentido de recursos humanos, não de qualidade ou moral, etc.. xd) geralmente n vai compensar uma renderfarm.. Mas se vc tiver o programa licenciado pode testar legal q tem varias q dão um brinde qdo vc faz registro no site deles.. 

Por exemplo, sabe qdo falam tipo "oh! pq tal filme teve um orçamento de X milhões só em CGI", então, tipo uns 20% desse custo vai pro time, 20% vai pra questões de licensa (pq vc produzindo, tem q ter licensa de cada programa, pra cada computador), uns 20% em compra de assets (texturas, plugins/scripts especificos e on-demand, eventuais models, etc..) e uns 40% pra renderfarm... Claro q eu chuteie devo ter omitido coisas, mas é mais ou menos isso aí... Pq, imagina q, pra produção de um filme em 4k, vc vai ter q renderizar no minimo 60 frames por segundo, e em no minimo 8k.. Pra um filme de uma hora e vinte minutos aí q compensa usar renderfarm e tal... acho q no geral é isso... Se vc n entende nada de ingles copia e cola os tutoriais dos sites e usa o google translate q ja ajuda.. cada caso é diferente e eles sempre explicam... 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Veríssimo, tudo bem?

Primeiro de tudo eu gostaria de aproveitar para te parabenizar pela ótima imagem do prédio no penhasco que postou no site, eu gostei muito.

Sobre a sua dúvida, eu concordo com o Screaming Fox, pode não valer a pena pagar Renderfarm para trabalhos que não exigem processamentos absurdos como é o caso de animação, por exemplo.

Uma boa alternativa para renderizar imagens pesadas ou com resoluções muito altas é ligar vários PCs em rede, não precisam ser super computadores, mas se tiverem uma boa quantidade de memória e bons processadores, vai agilizar a renderização porque cada processador de cada máquina vai pegar um Bucket da imagem para renderizar.

Então, se com 1 PC leva 2 horas para renderizar, com 2 PCs iguais ligados em rede levará 1 hora, com 4 PCs vai levar meia hora e assim por diante.

Quase todos os renderizadores oferecem o recurso de Distribuited Bucket Rendering (DBR) para distribuir a renderização em rede, com qual renderizador você trabalha?

Se por acaso ele não tiver DBR, ainda existe a opção de usar o Backburner que vem junto com o 3ds max e serve justamente para distribuir a renderização em rede, mas ele é mais indicado para distribuir animações, assim, cada máquina pega um Frame para renderizar.
Entretanto, é possível usá-lo para renderizar a mesma imagem em rede ativando o recurso Split Lines.

Aqui tem um breve tutorial sobre como renderizar com o Backburner: http://3d1.com.br/tutoriais/backburner-e-net-render-render-em-rede/tutoriais-dos-usuarios/backburner-e-net-render-render-em-rede

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710589.

Total de membros registrados: 138051

Últimos membros registrados: elasticare, Acfabbri, MossTrimGummiesRezension, Diatea, Ashuran026, wmlink2step, LeoGuedes3D, barwardbarber.

Usuário(s) on-line na última hora: 877, sendo 26 membro(s) e 851 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Fabrício, Starter, Alessandro.Marcos, renaz, Roberto Movanni, lionel, gago, Rodrigo, Pierrejr78, Osvaldo Arquiteto, Adalberto Rocha, Geraldo Nunes, Victor Mendonça, AlexTerra, mauricio prisco, tsmodelagem3d, João Von Rondow, Celso Borttoloto, Duda, billypaul, Fabio Catelleno, Gibran Farfud, Fernando Cunha, Vlady, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.