Script Renomear Textura

Por: Starter  

Em: 28/05/2018 01:31

Olá pessoal, alguém sabe se existe algum script pro Max para renomear as texturas do modelo?
Tipo... tem um modelo que está usando algumas texturas, mas gostaria de renomear as texturas mesmo, e depois linkar as mesmas no modelo, não sei se fui bem claro.
Uma vez eu vi um script que fazia isso, mas não estou achando mais.
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Starter.: Oi Starter! Tudo bem? Sim, existe uns 2 scripts pro 3ds Max que "renomeiam" as suas texturas para você, no Maya também tem script em "MEL" ou "phyton"que fazem exatamente a mesma coisa.

**Um desses scripts para renomear objetos no 3ds Max, é o "Object rename". Com ele você renomeia seus objetos 3d, acho que texturas também ( que é a sua pergunta ) com base no nome do objeto mãe e ainda pode adicionar caracterers ao nome ( como uma espécie de prefixo e sufixo )...

Ainda pode remover caracteres de texto se assim o desejar, substituir caracteres com os operadores ( replace e with). Tem ainda outras funções como numerar os sufixos, mudar os casos ( acho que deve ser casos sensitivos: que diferenciam letras maiúsculas de minúsculas )... etc.

A seguir posto o link direto para você baixar o script ao qual me referi lá em cima:

1.0- http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/object-rename-0 ( Script.: Object rename ).

=====================================================================

** Tem esse outro aqui também, chamado: "Rename objects Extended"...

2.0- http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/rename-objects-extended ( http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/rename-objects-extended )

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Abraços e sucesso!

________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Starter, tudo bem?

a Pixamoon tem alguns Scripts de gerenciamento que permitem renomear as texturas na HD, mas são todos comerciais.

O Bitmap Tracking é um deles: http://www.pixamoon.com/shop/4587562584/bitmap-tracking-resizing-.../9333016

Agora, se você baixou um modelo com as texturas em russo e quer renomear, tem este Script gratuito aqui: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/rename-russian-textures

No Scriptspot tem um tópico onde um cara pediu um Script para renomear texturas e postaram um código lá para ele que parece que funcionou, está neste link: http://www.scriptspot.com/forums/3ds-max/scripts-wanted/rename-texture-name

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado pelas indicações, o que eu estava procurando seria próximo ao Bitmap Tracking, mas acabei encontrando um script exatamente como eu procurava, e ainda gratuíto, é o Bitmap Colector. 



Esse script permite eu renomear todos os bitmaps usados no arquivo de uma vez, começando pelo nome do arquivo ou da forma que vc quiser, ele já copia os bitmaps para outra pasta e já faz o link dos bitmaps com os novos nomes automaticamente, economizando um bom tempo. Outros scripts, apenas renomeia os arquivos de textura no HD, mas não faz o relink automaticamente das texturas com o novo nome nos materiais, aí dá um trabalho enorme pra poder relinkar todas as texturas manualmente, uma por uma.

Eu queria padronizar uma biblioteca que tenho aqui, e pra isso eu precisaria organizar melhor os bitmaps usados nessa biblioteca, pra não dar conflito com outro bitmap que está com o mesmo nome, mas é diferente e está sendo usado em outro arquivo. É como deixar uma organização bem próxima dos modelos da Evermotion, que a textura tem o nome do arquivo, volume e uma numeração sequencial, assim posso deixar todas as texturas de uma coleção numa pasta só de Maps, e não dar conflito com nenhuma outra textura.

O link desse script está aqui em baixo, com mais alguns outros scripts relacionados à bitmaps.
https://www.mladengradev.com/en/6-script-for-finding-and-organizing-missing-textures-in-3ds-max/
Oi Starter, tudo bem?

Eu agradeço muito por você voltar aqui e mostrar o Script que encontrou para renomear os Bitmaps na HD, vou publicar como notícia na página principal para os demais leitores conhecerem, pois pode ajudar outras pessoas.

Obrigado sinceramente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Obrigado pelo Compatilhamento de conteúdo! 

Me ajudou aqui kkk

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707495.

Total de membros registrados: 135152

Últimos membros registrados: tavin21, cynthh_, renatosiqueira740, Mario Santos, Bunny, Evandrotrindade1, HAIRA, agenttina1.

Usuário(s) on-line na última hora: 758, sendo 12 membro(s) e 746 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Anderson Miguel, Henrique Ribeiro, cadplan85, renaz, Juarez, claro_lima, Abilio, Thiago Couto, Lucas Reis, Le_Andro, Reinaldo Silva.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.