Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

juliokansas   João Pessoa - PB
clebercmds   Timbó - SC - SC
Jaobrother   Santa Catarina
EvandroGP   Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

Raul Rodrigues   Goiania - GO
Antonio Neosmar   Rua Augusto Perroni, 650 - SP
CLEBER BA   Salvador/BA - BA
junifor   Concordia SC

Dúvida- quadro de giz- 3ds Max 2018 ou superior...

Por: Danilo  

Em: 23/01/2019 22:01

Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Fernando Cunha.: oi Fernando! Tudo bem? Nossa... kkkkkkkkk, ficou bem legal mesmo o efeito do texto em giz que você deu, gostei bastante do resultado.

O shader da lousa atrás também é 3d? Se for o material da lousa ficou ótimo também. Como faria esse material da lousa como se fosse com uns giz apagados, meio esmaecidos? rsrs...

Obrigado mais uma vez pela sua participação e pela ajuda.

Abraços e muito sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Tudo bem Danilo, a lousa é uma imagem fiz pesquisa no google e guardei essa, estão aqui algumas entre as quais a que utilizei.

https://wallpapersafari.com/black-chalkboard-wallpaper/

Com o brush do photoshop é bem fácil escrever mesmo com o rato e fica um efeito muito bom, com a fonte fica bem só que é mais limitado, como posso dizer fica sempre certinho sem aquela tremideira do escrito à mão eheh.

Depois posta o resultado do seu render.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Fernando Cunha.: Oi Fernando! Tudo bem? Mais uma vez muito obrigado pelo link que me forneceu do material da lousa com material mais os "brushes" de giz no Photoshop.

===============================================================================

Me ajudou demais mesmo nessa parte do efeito. Gostaria de saber dos colegas e colaboradores: "New" e "André Vieira" como faria essa máscara de preto e branco no 3ds Max? Aguardo notícias deles.

Obrigado pela ajuda e pela sua participação, Fernando. Pode deixar que vou postar sim o resultado final do meu render dessa sala de aula.

Abraços e muito sucesso a todos!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Fernando, tudo bem?

Também gostei muito do resultado, os dois testes ficaram excelentes.
Mas o que me impressionou mesmo foi a sua mão firme e destreza, pois as letras ficaram perfeitas escrevendo com o mouse!
Acho que nem com a tablet eu conseguiria escrever com letras tão bonitas, achei que era fonte!
Preciso parar de fumar para ver se paro de tremer, pois daqui a pouco vou estar com Parkinson. rsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Danilo, tudo bem?

Eu fico feliz que gostou da minha resposta, mas quem ajudou mesmo foi o Fernando, eu adorei o resultado do teste dele, ficou perfeito.

Para animar escritas é tranquilo se tiver o Brush com o efeito que deseja, como este que o Fernando indicou, pois você pode reproduzir a imagem do Brush pelo traçado que quiser de várias formas diferentes.

A mais fácil de todas é no After Effects, que foi a forma que eu usei em todas as vezes que precisei criar vinhetas com escritas, acho que foram umas 5 ou 6, pois no After você pode gravar enquanto escreve, por isso que falei da tablet na outra mensagem.
Dai é facinho, só precisa animar a escrita, importar como textura no Max e animar a caneta 3D seguindo a escrita que animou previamente no After.

Mas tem outras formas, por exemplo, se aplicar um Segment de linha no Loft do Max por um caminho (texto) vai gerar uma fita e poderá animar as curvas do Loft para a fita ir se formando, dai é só aplicar um material com o Brush do giz se repetindo pela fita.

Ainda pode modelar o texto com Planes, também formando uma fita, e depois animar o modificador Slice para ir seguindo o texto fazendo-o surgir, no caso também vai aplicar um material com o Brush de giz.

A outra opção é com o Plug-in Pen, que cria o mapa de contato da caneta com o Plane do papel automaticamente, dai você pode usar o mapa para compor o efeito.


Sobre a máscara que eu e o New falamos, é a mesma coisa que uma textura, mas tem apenas tons de cinza porque vai usar para controlar algum canal do material ou mesclar dois materiais com o Blend.

Por exemplo, se deseja que o brilho da lousa seja diferente do brilho do giz, precisa de uma imagem onde a parte da lousa seja branca e a parte do giz seja preta, pois a lousa brilha mais do que o giz.

Se aplicar essa imagem no Gloss do material a lousa ficará completamente brilhante porque está na parte branca e o giz não terá brilho algum porque está na parte preta, mas dai você pode controlar a curva da imagem no mapa Bitmap para deixar a parte preta mais clara e a parte branca mais escura, controlando assim a intensidade do brilho nas duas partes.

A imagem em anexo mostra a curva do mapa Bitmap, se subir o vértice da esquerda o preto fica mais claro e se abaixar o vértice da direita o branco fica mais escuro.

No Slot da esquerda no Material Editor aparece a imagem original preto e branca, no Slot do meio está a imagem depois que editei a curva no Bitmap e no Slot maior está o resultado, onde o cinza é mais escuro brilha menos e onde ele é mais claro brilha mais.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Gostaria de agradecer imensamente à toda ajuda de todos os colegas e colaboradores deste ótimo fórum 3D1 que me ajudaram à elucidar algumas dúvidas que tinha com relação a criação de efeitos de textos em forma de giz.

==============================================================================

Vou colocar a imagem 3D como eu prometi pro Fernando Cunha da cena 3d final de uma sala de aula que eu estava desenvolvendo pessoalmente para estudar sempre o Corona render vs. 1.70 ( 3ds Max 2018 )

Modelei a cena 3d toda no Maya 2018 ( somente a "base mesh" ) e o restante da mobília ( carteiras de sala, vegetações 3d, texturas, materiais, iluminação e render final foram feitos no Max )...

** Fiz alguns testes de iluminação com o corona sun + sky só pra testar um pouco a iluminação, porém a imagem final fiz com iluminação HDRI, colocando um LDRI como backplate na cena 3d.

Espero que gostem do resultado final da sala de aula 3d que eu fiz. Consegui fazer os "brushes" finais com o link do brush que o Fernando Cunha me enviou...

Gostaria de agradecer aos colegas e colaboradores: Maxxx, New, Fernando Cunha e mestre André Vieira pela ajuda que me deram.

Um grande abraço a todos e muito sucesso!


__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Parabéns pelo trabalho e os Brushes que o Fernando indicou ficaram ótimos.

Se me permite uma sugestão na iluminação, percebi que você colocou uma luz atrás da câmera nas últimas imagens que não havia nas primeiras.

Eu achei que essa luz está um pouco forte e retirou as sombras das cadeiras mais próximas da câmera, deixando a cor delas muito forte e chapada.

Creio que se diminuir um pouco a intensidade dessa luz vai realças as sombras nas cadeiras igual aparece nas duas primeiras imagens renderizadas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Boas Danilo, só vi agora as suas imagens, concordo com o André a luz está um pouco desajustada, tenta deixar ela vindo só das janelas da lateral para realçar as sombras como o André falou, nunca é bom ter a luz principal vindo de trás das camera.

Outra coisa que não gostei é desse lens flare que você colocou na pós, o corona tem um excelente recurso de bloom e glare nativo, não precisa utilizar efeitos externos, experimenta e depois diz se não fica melhor.

A imagem que mais me agradou foi a ultima me parace a mais natural de todas, bastava você dar primazia para as janelas da lateral.

Abraço
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

André Vieira.: Oi André! Tudo bem? Muito obrigado pelo seu comentário e principalmente pela ajuda que sempre me dá.

Pode deixar que vou retirar essa luz que coloquei lá no fundo da câmera 3D, acho que ela foi a responsável mesmo por ter estourado o piso e as carteiras escolares dessa cena 3d de uma sala de aula.

Vou fazer um novo render dessa cena da sala de aula e posto novamente o resultado para vocês. Pode ficar à vontade e comentar o que precisa ser melhorado, mestre André.

Abraços e sucesso.

=================================================================================

Fernando Cunha.: Oi Fernando! Tudo bem? Obrigado pelo seu comentário e pela ajuda que também sempre me dá por aqui pela 3D1.

Pode deixar que vou tomar cuidado com essa iluminação que vêm por detrás da câmera 3d. Vou retirar ela e só trabalhar mesmo com as luzes da janela + target direct para simular a luz do sol.

Pode deixar que vou tentar usar o recurso de "glare" do Corona render. Realmente vi que tem aqui a opção de "Bloom and glare", vou usá-lo posteriormente e te falo depois o que achei...

Obrigado pela sua participação!

Abraços e sucesso.

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

A seguir estou postando as imagens 3d da sala de aula com a correção da iluminação que fiz usando o Corona render.

Espero que gostem do resultado final, André Vieira e Fernando Cunha. Gostaria de agradecer a ajuda que vocês sempre me dão em todos os meus trabalhos e a ajuda dos outros leitores também.

Retirei a luz de trás da câmera e diminui mais a intensidade da LDRI para não estourar a luz externa.

**Tratei as imagens finais no After Effects CC 2017, creio que agora ficou melhor. O After tem mais recursos e controle de color balance, vignette, contrast bem melhor do que o Photoshop.

Obrigado pela força e pela ajuda. Graças à ótimos fóruns como esse da 3D1 que podemos sempre trocar as nossas "experiências" com esse fantástico mundo da C.G ( Computação Gráfica ).

Abraços e sucesso a todos!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707745.

Total de membros registrados: 135338

Últimos membros registrados: zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo, chrisdocs, GL ART, RICARDO CANÊDO.

Usuário(s) on-line na última hora: 487, sendo 20 membro(s) e 467 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Lucas Reis, Fabio Catelleno, Hot, Duda, zuanon82, WinterPT, Pedro Juliato, mgameszo, rodolfosantos3d, Felipe Duarte, Andrezão de Paula, anaritacmoreira70, mbranco, zito felix, thiagomaka, D2_Unrio, Osvaldo Arquiteto, Abilio, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.