Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
Alexmen   Fortaleza - CE
Savio Parente   Fortaleza - CE
Marcelod3sign   Rio de janeiro
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

nd   Sumaré, São Paulo - SP
estebanXRK   Brasilia - DF
NickBoy3D   Breves-Pa - PA

Dúvida- quadro de giz- 3ds Max 2018 ou superior...

Por: Danilo  

Em: 23/01/2019 22:01

Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Gostaria, por favor, que me tirassem uma dúvida de como fazer o efeito de "qualquer" texto de giz em uma lousa de escolas?

Estou anexando uma imagem para vocês entenderem melhor o meu propósito. Já tenho o quadro modelado com o material da lousa verde, e gostaria somente de colocar os textos na forma de giz...

Será que existe algum script do 3ds Max que faça isso de uma forma fácil e direta? Alguém saberia me informar, por favor?

================================================================================

OBS.: Já anexei a imagem de um texto na forma de giz em uma lousa, mas a ideia seria poder escrever qualquer texto "simulando" o giz numa lousa.

Desde já agradeço a atenção de todos. 

Parabéns pelo site 3D1, André e Elis.

Abraços e sucesso pra todo mundo.

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Cara, sou leigo, deve ter várias formas de fazer isso pintando no 3d. Mas ainda acho que o photoshop, de preferencia com uma mesa digitalizadora, deve gerar melhores resultados
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Maxxx.: Oi Maxx! Tudo bem? Muito obrigado pela sua resposta e pela sua participação. Também pensei essa mesma forma de fazer esse efeito de "giz" numa lousa usando o Photoshop, o problema é a randomização das letras e o shader do giz também...

==============================================================================

o shader da lousa ( verde ) do quadro de giz foi relativamente fácil de se fazer, o problema mesmo é o efeito do texto de giz na lousa. Será que tem algum "script" que faça isso ou se tem alguma forma de criar esse efeito com os textos no Photoshop?

É que estava desenvolvendo uma cena 3D de uma sala de aula e empaquei nessa parte dos textos em giz numa lousa... rsrs

Se houvesse alguma forma fácil de se fazer isso! rsrs

==============================================================================

Obrigado pela sua participação e por ter tentado me ajudar de alguma forma.

Abraços e sucesso.

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
o que você quer é uma animação o texto sendo escrito ou só como textura mesmo?
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

New.: Oi New! Tudo bem? Como vai? Meu objetivo é só "texturizar" mesmo a lousa com textos na forma de giz, só isso mesmo... rsrs

Não tenho pretenções de animar nada não. Desde já agradeço demais a sua ajuda e a sua participação.

Obrigado!

Abraços e sucesso.

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Video para usar um brush nativo do photoshop

https://www.youtube.com/watch?v=3Yz6Nhd6_HM


Font para criar com o texto 

https://www.1001fonts.com/coalhandluketrial-font.html
Oi Danilo, tudo bem?

Logo que vi a sua pergunta pensei que era sobre animação e escrevi uma resposta para postar mais tarde, dai vi a sua resposta para o New falando que você não queria animar.

Neste caso é fácil, eu iria indicar para criar um Brush no Photoshop que imitasse o traço falho do giz, mas nem sabia que já existia como o Fernando indicou no vídeo tutorial.

Então, para escrever legal sem tremedeira é bom ter um Plug-in como o Lazy Nezumi Mouse ou usar uma tablet com caneta digital, mas com paciência dá para escrever na mão com o mouse mesmo.

Para usar no Max é melhor você fazer uma máscara em preto e branco para compor com o material em vez de já fazer a textura completa com o verde no fundo e o branco no giz do texto, pois com a máscara em preto e branco você poderá compor melhor o material colocando brilhos diferentes no quadro e no giz, por exemplo, também é bom gerar um Normal Map com o Plug-in da Nvidia ou qualquer outro recurso.

Agora, se fosse para animar o Plug-in Pen do Mark Williams poderia ajudar, fica neste link: https://www.maxplugins.de/r2018_files/williams/pen_v1.11_Max2018.zip

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Eu também imaginei que fosse para animação, pois se for só para imagem estática era só usar uma máscara do texto e boa. O resto seria "se vira nos trinta".
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Fernando Cunha.: oi Fernando! Tudo bem? Mais uma vez muito obrigado mesmo pela sua participação e sempre pela sua presença em meus posts, sejam eles pra tirar dúvidas ou seja eles pra comentar os meus trabalhos na área...

Gostaria de te agradecer pela ajuda que sempre me dá e pelos dois links que postou ai em cima e pela ajuda que na grande maioria das vezes você sempre me dá.

Muito obrigado pelos links que me mandou, um dos "brushes" do Photoshop e o outro da fonte para criar um texto. Vou checká-los posteriormente.

Abraços e sucesso!

===============================================================================

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Muito obrigado também pela ajuda que você sempre me dá nos meus trabalhos e sempre tira algumas das diversas dúvidas que tenho no mundo da C.G ( Computação Gráfica ).

O Plugin que você me mandou pro 3ds Max é muito interessante e realmente eu não o conhecia também. Mais tarde vou instalar ele no Max e ver como ele trabalha e funciona.

Você falou que tinha preparado um texto antes para tirar a minha dúvida sobre o efeito de giz numa lousa de sala de aula, e você disse que pensava que eu ia fazer uma animação... rsrs

** Na verdade não vou fazer animação, era só pra uma imagem still ( estática ), mas agora que você falou que iria me responder como se fosse uma animação que eu iria fazer, fiquei muito curioso em saber como faria esta "animação" do texto em forma de giz escrevendo na lousa... kkkkkkkkkk

Poderia me mandar um pequeno making of, por favor, "André" de como se faria uma animação de um texto escrevendo em forma de giz numa lousa?

Agradeço também pela ajuda que você sempre me dá em todos os meus posts. Sou muito grato e honrado também pelas suas aulas.

Abraços e muito sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Danilo olha ai um teste que fiz, a letra de cima é com o texto e a fonte que tem ali no link e a de baixo é com o brush do photoshop e brincando com as cores, eu até tenho uma wacom mas ainda não instalei os drivers para o win 10 nesse computador novo então escrevi com o rato que não fica tão bem.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707609.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1202, sendo 26 membro(s) e 1176 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, hawph, Nuno, Reinaldo Silva, Thiago Couto, adudis_, Osvaldo Arquiteto, TadeuB79, Max Idalgo, Willmitnick, Daniel Monteiro, gilson antunes, Eber.Silva, Sergio1987, gago, Le_Andro, Frederico Wagner N. R., Geraldo Nunes, emersonforentin, Celso Borttoloto, Leonardo, Roberto Movanni, Eng Damasceno, Carla Franco, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.