Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

jeff   ARAPONGAS - PR
juliano.lins   Recife-PE - AC
Marco Rocha   Corrêas, Petrópolis, RJ - RJ
mdpontes   Macapá - AC
Henry Rietra   Brasil - Ceará

Portfólios Ver Mais

Meia   São José do Rio Preto
FAbiOo   São Paulo - SP
xavaridermiro   curitiba - PR
Maskabro   Brasil - SP

Dúvida- quadro de giz- 3ds Max 2018 ou superior...

Por: Danilo  

Em: 23/01/2019 22:01

Boas Danilo, você pode postar uma imagem de como está a sua iluminação, é que continua muito sem volume a cena está tudo que meio chapado me parece que tem luzes em conflito uma com as outras, tente sempre pensar em hierarquia das luzes.
A luz principal será sempre a mais forte e a responsavél por gerar as sombras, as restantes serão sempre luzes de preenchimento ou pontuais para fazer sobressair algum pormenor mas nunca poderão ser mais fortes do que a luz principal.
Se fosse a você começaria por utilizar o sun & sky do corona, acho que até nem precisa de mais luz nenhuma com tanta janela na cena.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Fernando Cunha.: oi Fernando! Tudo bem? Esses últimos testes eu já gostei mais, percebi as quinas mais "vivas" e principalmente mais nítidas das imagens.

===============================================================================

Nessa cena eu retirei as luzes corona sky portals da janela e só deixei uma "target direct" com a sombra configurada como "corona shadows" e mais nada. Retirei também a luz da cena do fundo, que estava por detrás da câmera.

Por isso que achei estranho você afirmar que achou a cena sem volume, pois utilizei uma única luz "target direct" com a sombra configurada como "corona shadows" e mais um LDRI no environment do Corona e mais nada.

Ao redor de toda cena 3D tem um cilindro com o tampo de cima e o debaixo deletado e com um material "corona light" e dentro deste material corona light, tem a mesma imagem LDRI.

Particularmente eu já gostei mais da iluminação porque as quinas das paredes lá atrás da sala estão mais nítidas e não está mais estourada a iluminação nas carteiras escolares.

=============================================================================

** Posso tentar depois posteriormente uma iluminação "corona sun" + "sky" só pra ver mesmo o resultado desta iluminação... rsrs, ou então posso usar somente uma única luz corona skylight com uma imagem HDRI no environment do Corona.

Depois posto os testes com corona sun + sky e te mostro os resultados postando aqui nesse mesmo post. Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua participação mais uma vez.

Abraços e muito sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Eu fico feliz de poder ajudar no que for possível, mas também fico constrangido de criticar o trabalho dos outros, porém, como você postou aqui na seção de dúvidas e está pedindo a minha opinião, eu acho que as cadeiras ainda estão muito reluzentes.

Repare na cadeira amarela mais próxima da câmera, não dá para perceber uma divisão entre o encosto e o assento porque está tudo um amarelo só, sem nuances de sombreamento.

Como o Fernando explicou, a técnica para trabalhar com iluminação fisicamente correta e sempre chegar em resultados realistas facilmente é aplicar o sistema Sun Sky e as Portals nas janelas, isso vale para todos os Renders, até mesmo para renderizadores Real-Time como no Unreal Engine.

Depois que fizer essa configuração, se o interior ficar escuro poderá adicionar luzes para simular as luzes artificiais, mas tem que continuar respeitando a física e configurar as luzes com intensidades reais, por exemplo, uma luz de 100W tem mais ou menos 150 Candelas e serve para iluminar bem um quarto.

Estas luzes artificiais devem ser colocadas na mesma posição que elas ficariam na realidade para poder criar as sombras corretamente e precisa configurar a forma delas de acordo com a situação, no caso desta sala de aula iria usar uma luz retangular para simular cada luminária.

Para tudo funcionar bem é importante trabalhar em escala real, ou seja, os objetos precisam ter o tamanho correto na unidade que você escolheu para trabalhar.

Se fizer tudo isso certinho é para a cena ficar realista e cheia de detalhes de sombreamento sem o menor esforço.

Eu estou totalmente a sua disposição para ajudar em qualquer dúvida que tiver sobre essa técnica, pode perguntar o que quiser, pois se pegar o jeito dela todas as cenas ficarão realistas de primeira sem nem precisar testar render.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Boas Danilo, eu sou como o André não gosto nada de criticar o trabalho dos outros até porque o meu tem muito que se lhe diga também eheh, mas é com a intenção de ajudar e não ficar criticando só por criticar.
Para ser sincero eu nem gosto de falar muito porque tem gente que não sabe receber critica e nem percebe que é assim que a gente evolui, foi na 3d1 que aprendi quase tudo o que sei, desde o tempo de Mental Ray quando comprei os cursos do André de maquete e mental ray que guardo com muito carinho.
O pessoal na época ajudava bastante, hoje tirando o New que fala o que pensa quase ninguém pergunta nada nem pede ajuda, acho isso mau.
Bem voltando ao seu trabalho, tente utilizar sempre as luzes nativas do seu render, no caso não faz sentido usar uma target direct quando tem a luz do próprio Corona.
Se quiser iluminar com imagem utilize uma HDRI de boa qualidade que vai ter melhores resultados com o sombreamento e iluminação em geral, pode até usar outra imagem como fundo mas para iluminar eu prefiro HDRI e nunca misturo HDRI com sol ou qualquer outra luz que seja. Ou ilumino com HDRI ou então ilumino com outra luz, hoje em dia tem HDRI muito boas que lhe garantem uma iluminação bastante boa e real.
No seu caso acho que com o sun&sky do corona bastaria para ficar uma iluminação excelente.
Qualquer coisa pode falar que eu ajudo na boa.

Abraço
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos! 

André Vieira.: oi André! Tudo bem? Muitíssimo obrigado pelo seu comentário e não precisa se sentir "constrangido" em fazer críticas construtivas sobre os nossos trabalhos.

Pois acho que são exatamente as críticas construtivas que nos fazem crescer, eu, por exemplo adoro críticas construtivas, principalmente quando bem "fundamentadas" e com muito embasamento técnico e teórico quando são feitas, e isso você e o Fernando Cunha fazem com extrema excelência.

=============================================================================

Vocês analisam super bem as cenas de todos os artistas gráficos aqui da 3d1, e isso acho de suma importância. Até porque acho que só crescemos mesmo recebendo esse tipo de críticas construtivas, pois como falei anteriormente, são elas que nos fazem crescer como artista gráfico e são elas que sempre nos impulsionam pra frente.

Continuem sempre assim dando ótimas dicas e principalmente críticas construtivas sobre meus trabalhos, porque eu gosto bastante, não sei os outros artistas gráficos. Quando não estiver boa a iluminação, sintam-se à vontade para criticar o que precisar ser criticado, não só na parte de iluminação 3D mas em qualquer outra parte.

Vou mudar novamente a iluminação com o maior prazer do mundo, até que chegue numa cena legal e que a iluminação + sombras tenham evidências e fiquem bem configuradas.

Muito obrigado pela sua participação mais uma vez, mestre André. :)

Abraços e sucesso!

============================================================================

Fernando Cunha.: oi Fernando! Tudo bem? Mais uma vez muito obrigado pelos seus comentários e pela ajuda que você sempre me dá. Pode ficar à vontade para fazer sempre suas "críticas construtivas", você tem sempre carta branca pra isso, não se preocupe.

Considero você um ótimo e um grande artista gráfico e gosto bastante mesmo de todas as suas  "críticas construtivas", pois sei que são todas muito bem fundamentadas e muito bem embasadas.

** Pode deixar que vou mudar a iluminação e vou colocar uma iluminação só com corona sun+ sky e algumas sky portals ( baixa intensidade ) obviamente nas janelas.

Depois vou fazer outra iluminação com uma luz skylight e um HDRI no environment do render Corona ( 3ds Max 2018 ).

Gosto bastante mesmo e aprecio todas as suas  "críticas construtivas", não se preocupe. Pode sempre falar à vontade você o mestre André Vieira e todos os demais leitores aqui da 3d1, o que não estiver bom nas minhas cenas, que irei mudar sim com o maior prazer do mundo.

** Só sinto a minha real evolução, mesmo estudando essa maravilhosa área da C.G ( Computação Gráfica ) quando vejo  "críticas construtivas" à respeito do meu trabalho, pois não sei se é uma mania minha, mas sempre acho que posso melhorar mais... hehehe

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda, Fernando!

Abraços e muito sucesso.

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"... 
Boas Danilo olha eu fiz um video para lhe mostrar como é o meu método de trabalho, fiz ele a pensar no seu projecto e como eu resolveria os materiais e a iluminação de uma cena como a sua.
Eu acabei de fazer o upload no youtube então pode ser que tenha de esperar um pouco até conseguir ver na resolução máxima.
Espero que ajude, Abraço
Olá pessoal da 3d1, boa madrugada a todos...

Fernando Cunha.: oi Fernando! Tudo bem? Primeiramente muito obrigado por você ter feito um ótimo vídeo tutorial de iluminação interna no "Corona" render... rsrs

=============================================================================

Achei ótimo o seu tutorial pelo youtube, tanto é que já comentei...kkkkkkkk ( fui o primeiro à comentar... rsrs ) até lá no seu canal do youtube... rsrs, gostaria de agradecê-lo pelo ótimo tutorial que você fez.

** Refiz a iluminação da minha cena 3d da sala de aula e criei agora uma iluminação corona sun+ sky e mais 4 sky portals com corona shadows, e multipliers variados ( com a intensidade abaixo da luz solar- corona sun ).

A seguir posto as 3 imagens que refiz a iluminação agora usando a iluminação do corona sun+ sky. Espero que goste agora das últimas atualizações.

** OBS.: É uma pena que a minha placa de vídeo da AMD Radeon é muito fraca, só tem 2,00 GB de memória RAM e não consigo nem atualizar a minha versão do Corona de 1.70 para versão 2.0. Só futuramente quando eu juntar uma grana pra poder comprar uma nova placa de vídeo pra mim... rsrs

Obrigado pela ajuda.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Boas Danilo, veja que eu no video nem skyportals uso, embora as entradas de luz (janelas) sejam pequenas elas são em grande numero então o uso de skyportals pode ser descartado.
Danilo como é que criou os skyportals, é que no corona não existe isso de sombra nem intensidade, simplesmente cria um plano do tamanho da entrada de luz e atribui um material corona portal material nele.

Abraço
Oi Fernando, tudo bem?

Eu fiquei com receio de criticar o trabalho dos outros por causa do que você falou sobre as pessoas que não sabem receber críticas, pois já aconteceu de ficarem ofendidos porque eu ofereci ajuda para melhorar a imagem me dizendo que cada um tem a sua arte.

Com os outros membros é diferente, pois se a pessoa não gostar vai ficar chateada apenas com o membro que criticou, mas como sou o administrador a pessoa fica chateada com o próprio site, achando que o site ofendeu ela.

Por isso que eu não comento os trabalhos na área de imagens.

As vezes o pessoal critica o New porque ele deu a opnião sincera para melhorar, dizendo que ele só critica e nunca elogia, então, é complicado mesmo.

Eu lembro que antigamente não era assim, todo mundo aceitava crítica numa boa porque estava todo mundo aprendendo junto naquela época.

Também sinto realmente que as pessoas não participam mais igual antes, depois dos smart phones e redes sociais tudo mudou, a maioria das pessoas acessa o site pelo celular e está acostumada com mensagens curtas, então, posta apenas poucas palavras e não lê nada muito longo.

É uma pena mesmo!

Agradeço de coração por mais este ótimo vídeo tutorial que postou, vou publicar nas notícias porque certamente pode ajudar várias pessoas.

Eu fico honrado e lisonjeado de saber que guarda os meus cursos antigos com o maior carinho, realmente me deixa emocionado, obrigado sinceramente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Danilo, tudo bem?

Eu fico meio contrangido de apontar os defeitos nas imagens pelo motivo que comentei com o Fernando na resposta anterior, tem gente que fica chateada quando alguém critica a imagem, mas sei que você é diferente, tanto que postou aqui na seção de dúvidas para a gente tentar ajudar.

Você tem toda razão sobre as críticas construtivas ajudarem a pessoa a melhorar, pois a gente acaba não vendo certos detalhes depois que passa muito tempo trabalhando numa imagem, por mais experiência que tenha, então, sempre é bom a opinião de alguém.

Sobre os novos testes que postou, agora já dá para perceber uma distinção entre o encosto e o assento das cadeiras porque melhorou o sombreamento da cena, mas as cores ainda estão fortes, então, pode ser a configuração do material delas.

Você citou que modificou os Multipliers das luzes Portal, eu não conheço nada do Corona, então, fica difícil dizer com certeza e o Fernando pode esclarecer melhor para você, mas em todos os outros renderizadores que eu conheço nunca deve aumentar os Multipliers, caso contrário quebra a física da iluminação.

O valor de todos os Multipliers deve ser 1, que é o valor fisicamente correto, se a cena ficou muito clara ou muito escura com este valor, então, tem que ajustar o controle de exposição ou as luzes da cena, mas nunca os Multipliers.

Os Multipliers servem para ajustar a iluminação quando a cena está fora de escala, então, se a cena estiver na metade da escala real, todos os Multipliers devem estar 0.5 para obter o mesmo resultado que obteria em escala real.

Não sei se no Corona também é assim, mas tem 99.9% de chance de ser, pois ele também é fisicamente correto.


Outra dica que gostaria de te dar é sobre os Flares que o Fernando comentou numa das mensagens anteriores, precisa tomar muito cuidado para aplicar Flares na pós-produção porque raramente ficam realistas.

O ideal é usar os recursos de Glow, Bloom, Glare e similares dos próprios renderizadores, não sei como é no Corona, mas no V-Ray fica no Frame Buffer.

De qualquer forma, você pode gerar os Glows facilmente na pós-produção como mostra a imagem em anexo.

Primeiro eu copiei a área iluminada da luminária com a varinha mágica e colei em cima da imagem no mesmo lugar.

Depois mudei o Layer para Screen e apliquei o Gaussian Blur com valor 10 para borrar.

Se quiser intensificar o efeito é só fazer outra cópia e colocar o Layer também em Screen, como eu fiz no meu exemplo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707741.

Total de membros registrados: 135333

Últimos membros registrados: chrisdocs, GL ART, RICARDO CANÊDO, El puto, FSANZ, Blacklord55, Brinkmantyson, Baruto026.

Usuário(s) on-line na última hora: 537, sendo 2 membro(s) e 535 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: WinterPT, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.