Oi Abilio
To vendo sua postagem aqui. Instalei uma placa igualzinha a sua no meu PC a 1 semana. Não sei qual é o uso que vc faz do PC, mas no meu caso, eu não uso para jogos, então não sei avaliar dessa forma, porém eu comprei para aprender o Lumion, pois é preciso uma placa gráfica boa. O que eu posso te passar é que no uso normal do PC , incluindo ai os softwares gráficos AutoCad, 3DS Max com V-Ray Next, parece que a ventoinha nem liga ou então funciona em baixa rotação. Agora quando ligo o Lumion e fico aplicando materiais no modelo e rotacionando, inserindo blocos, ai ela vira um furacão, mas é só eu dar uma paradinha que ela para tbm. Na renderização mesmo, ela funciona tranquilo, não faz tanto barulho. Eu também fiquei com medo de dar uma pane nela. Agora o que eu to fazendo é abrir a lateral do PC, qdo uso o Lumion, ai parece que o calor dissipa mais fácil e ela não acelera tanto. Instalei um programa a parte que mede as temperaturas e no uso do Lumion, chega atingir 80 graus, mas depois de ler bastantes artigos na Internet à esse respeito , parece que essa temperatura é normal no uso intenso da GPU. E outra, eu li que ela tem um dispositivo que se a temperatura ultrapassar muito, a própria GPU, desliga a função do sofware em uso, que faz aumentar a temperatura, para que assim, diminua. Mas ainda não percebi isso na pratica, pois usei pouco ainda. Concluindo, no meu caso to achando normal mesmo. Eu abro a lateral do meu gabinete, por que ele é pequeno e isso ajuda na dissipação do calor. O certo, acho que era ter trocado por um gabinete maior e talvez colocado um cooler interno extra para ventilar mais.
Valeu