Oi Américo, tudo bem?
Seja bem vindo ao fórum, eu não manjo de Hardware como o Vympel, o MP, o Hijack, O JRicardo, entre outros, mas também acho que não vale a pena pegar processador P4, vale mais a pena pegar Athlon 64 que é 64 bits e nos próximos anos terá um sistema todo em 64 bits quando sair os programas e o Windows em 64 bits.
Quanto ao Render Farm, os de grande porte nem tem gabinete nas CPUs, vem nuns hackzinhos e encaixam naqueles gabinetões que cabem muitos destes, mas num renderfarm mais caseiro, sáo PCs mesmo ligados em rede.
Em teoria você só precisa de processador e RAM, o resto é por causa do Windows, então, não precisa de placa de som, vídeo pode ser on-board, não precisa de monitor, só para instalar tudo e depois pode tirar, porque controla tudo pelo backburner (OBS: Instale o Server como serviço em todas as máquinas, assim, ligou e já é reconhecida pelo Max, sem ter que acessar o PC.
1 GB de RAM em cada máquina já é legal, mas o ideal é 2 GB, porque é o que o programa pode usar, daria para colocar 3 GB e mudar o Boot.ini para o Windows reconhecer deixar o Max usar 3 GB.
Só isso, não precisa de mais nada, HD pode ser a menor possível, só para ter o sistema operacional e o Max, porque vai salvar tudo na máquina principal, que será o seu Athlon X2.
Cria uma pasta com todas as suas texturas no Athlon X2 e compartilha para todas as máquinas, configurando o caminho para ela nos Max de cada PC.
Abre o Manager no Athlon X2 e ele vai reconhecer os Servers nos outros PCs.
Abre o Backburner Monitor e controla tudo por ele.
Abraços