_Ola pessoal, a coisa tá meio confusa aqui, rssrs
_Sobre o que disse o amigo "...vc não vai conseguir rodar um jogo com ela por exemplo..." lamento, mas isso é uma inverdade.
_As placas aceleradoras Nvidia Quadro, são tão rápidas para games quanto as Nvidia Geforce. Ambas usam a mesma GPU. Eu explico melhor:
_A Nvidia, desenvolve o projeto eletro eletrônico tanto da GPU (Graphic Processor Unit/Unidade de Processamento Gráfico) quanto da base onde eleas irão trabalhar (PCB - Printed Circuit Board/Placa de Circuito Impresso). As duas partes são vendidas para as fabricantes (montadoras) de placas, tais como a ASUS, MSI, LeadTech, Evga, etc..., a primeira em forma de unidades físicas, caixas e caixas de GPU e a segunda em forma de projeto, para que cada fabricante tenha uma certa liberdade em ter a sua possibilidade de baixar custos de produção. Tais custos podem variar muito, quando se tem um cooler maior, melhor, de materiais mais refinados e apropriados, tipos de acabamento, o memso se refere ao PCB, e aos componentes que nele irão ser soldados e fixados, tais como os terminais de saída de vídeo, etc... mas tais projetos seguem um padrão e estes padrões são limitados para a geração de sub-modelos, tais como as várias Geforce 8000 que temos hj.
_Engana-se quem acha que a GPU da Geforce 8500 é diferente da GPU da 8800Ultra. Elas internamente são iguais, mas no processo produtivo para se produzir a 8500, limitaram-se os números de pipelines de render, velocidade no ciclo (clock), etc... e ao memso tempo a placa onde tal GPU será afixada tb sofre mudanças, a quantidade de reguladores de tensão (MOSFETs), capacitores, resistores, transistores, etc... que a 8500 exige é diferente da 8800 Ultra, por isso os PCBs mudam de tamanho.
_O mesmo ocorre entre as GPUS Quadro e Geforce. Engana-se quem acha que as Quadro são completamente diferentes das Geforce. A GPU originária de todas é uma só na verdade, dela saem todos os demais modelos, com o tempo a Nvidia vai mudando características nela que geram os submodelos.
_Por exemplo, é devido a isso que é possível realizar softmods (Modificações via Software) em alguns modelos mais antigos, pois na base encontra-se a mesma GPU, basta alterar como o Sistema Operacional irá reconhecer o dispositivo.
_Atualmente não é mais possível, devido a limitações impostas pela Nvidia no projeto das GPUs que as travaram para tais reconhecimentos externos, agora elas tem um ID único que não há como ser alterado externamente.
_Mas voltando ao assunto central do tópico, se vc puder usar a 8800GTS em Direct3D no MAX, sim ela será mais rápida, aliás bem mais diga-se de passagem, que a Quadro FX 3400.
ps.: Sobre softmod, quem quiser pode pegar o tutorial que fiz a alguns anos e ver como é o procedimento, por exemplo junto a uma Geforce 6600GT, par atransforma-la em uma Quadro FX 1400, link
aqui. (arquivo em .pdf)