Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Weverson M   Guarapari - ES
jeff   ARAPONGAS - PR
EvandroGP   Paraná - PR
Erlon   João Pessoa - PB

Portfólios Ver Mais

Moisés Fracalossi   Rio Grande do Sul - RS
Elton Carvalho   São Luís, Maranhão, Brasi - MA
n3reu   Fortaleza - Ce
Edu   São Paulo

Tamanho do Arquivo=Peso?

Por: slashdefenix  

Em: 02/01/2008 02:59

E aí pessoal tudo blz ? Eu passei a virada de ano brigando com um projeto aqui e fiquei meio que "p" da vida com o tal e também com minha ignorância. Daí resolvi vir aqui contar o acontecido pra ver a experiência da galera aqui possa diminuir o zom-zom-zom que ainda tá tocando na minha cabeça. Eu estava fazendo um tal projeto um pouco grande, mas só no sentido pois é apenas repetição de uns galpões. Comecei trabalhando com tudo junto na mesma cena, fiz um galpão e comecei a clonar, 1, 2,3.... quando cheguei no 10° ficou enviavel na viewport daí já não dava mais pra fazer nada. Mudei de estrategia, modelei cada um em um arquivo separado em seus devidos lugares. Na hora de fazer o render, configurei a cena e utilizei o XREF SCENE, blz.... Blz nada, quando estava na metade do referenciamento.. pau no sistema, memoria. Tá blz.. meu pc é pebal mesmo, (Core2Duo1.86Ghz, 1GbRam, VGAX1300-256/128). Pensei um pc melhor resolve meu problema. Peguei alugada a máquina de um amigo meu pra fazer o render final...(ATHLON 64X2 4200+, 2GBRAM, VGA X1950 256/256) falei agora vai.. Quando passei da metado do referenciamento.. pau no sistema de novo. Pensei então vou renderizar a metade e depois a outra metade e vou juntar no PHOTOSHOP,. kkkkkkk.... O render nem começou...pau no sistema de novo. Aí puto da vida a 02:30 da madruga do dia 1° de janeiro, fui tomar vinho pra conseguir dormir, pois tava p.. da vida com o zom-zom-zom na cabeça. Acho que já entenderam o problema, agora me expliquem será que vou ter que juntar 25.000,00 pra comprar um Workstation pra começar a trabalhar com 3D, ou evitar pegar projetos grandes, ou...uma quadro faria diferença nessa hora? O tamanho do arquivo completo ficaria 217mb, o tamanho dele influencia na necessidade de memoria necessaria pra abrir o projeto ? Desde já agradeço a atenção de tods. :D (ainda com aquele zom-zom-zom na cabeça) :00: Editei aqui e coloquei uma imagem pra vocês verem sobre o que realmente eu estou falando.
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
"slashdastrevas" disse: O tamanho do arquivo completo ficaria 217mb, o tamanho dele influencia na necessidade de memoria necessaria pra abrir o projeto ?
Muitas vezes sim. Mas o segredo pro trabalho não pesar é gerenciar ele certinho, instanciar o que for possivel, usar o Xref, desabilitar texturas na view, enfim, tudo que vc imaginar que possa pesar. Eu costumo organizar tudo por layer e deixar tudo ocultado, só desocultar no render. Agora, pro render ai vai ser dificil, provavelmente as texturas estão pesando, se tiver texturas MUITO grandes, vai ter que diminui-las.
www.greenlamp3d.com
Fala aí Malucow, tudo blz ? Rapaz o problema é outro aí, pois não tem texturas na cena, são galpões industriais e como a vista é muito distante não dá pra ver detalhes de texturas nos ferros, então fiz uma texturas simples me metal pintado. E mesmo eu trabalhando com ele em Wire na vista top, não consegui carregar toda cena pra renderizar tudo junto. Entende, o problema é na modelagem ou algo do tipo, então fico imaginando, como o pessoal cria uma cidade inteira e consegui fazer animação, acredito que deve ter alguns macetes por aí se descobrisse quais eu começaria a estudar eles, pois não tem condições, talvez deve ser o programa ou alguma técnica, se você ou alguém puder falar algo sobre o assunto eu agradeceria mais ainda, pois já sou grato por estar citando essas coisas acima. Abraços.
Então, quantos poligonos tem sua cena? Tá usando muito Turbosmooth e afins?
www.greenlamp3d.com
Não, não tem nada de extraordinário nessa cena não.. tipo as estruturas dos galpões que acho que é o que está mais pesando são linhas renderizaveis em vez de perfis metálicos, fiz isso pra ficar mais leve e porque não daria pra ver quais eram os perfis de qualquer forma. e Modificadores como Smooth ou Turbo Smooth, nem Displace. Acho que o peso é típico da repetição mesmo.
Tem muitas dessas splines renderizaveis? Tenta diminuir os segmentos delas, se eles forem retas, vai diminuir absurdamente os poligonos da cena, sobre a repetição. não vejo problemas... Estranho...
www.greenlamp3d.com
E aí Maluco, tudo blz ? Tem muitas linhas renderizaveis sim, pois a estruturas dos, deixa eu contar aqui .... é...26 Galpões, são de linhas renderizaveis. Tira um dúvida de iniciante em Max aqui.. como eu faço pra diminuir os segmentos dessas linhas renderizaveis ? rs.. Mas todas elas são retas sim. Desculpa aí ignorância. Abraços.
slashdastrevas! Cara qual SO vc esta usando? se for um de 32 pode esquecer, pois como vc comentou seu arquivo tem mais de 200megas, só p\ trabalhar ela já usa mais de 1,5gb de ram, e para renderizar deve passar de 2gb bem rápido, por isso esta dando pau no sistema, cada vez que ultrapassar 2,5gb vai dar pau, e simplesmente vai fechar sem nem um aviso, agora se vc estiver usando um SO 64, ele tem que renderizar, mesmo utilizando memória do disco como deve estar, ele renderiza, pois com o SO 64 ele pode gerenciar muito mais memória RAM. SDS
LG
E aí LGRC tudo blz ? Eu estou utilizando o XP 32bits sim... Um colega aqui do forúm me indicou um tutorial ensinando configurar o 2003 server para Workstation, se não me engano mesmo ele sendo 32bits gerencia até 4Gb de Ram, estava pensando em colocar mais 2Gb de Ram e instalar ele. Só que pelo que você tá falando mesmo se for o 32bits com 4Gb de Ram não vai resolver né ? Se for isso mesmo a solução vai ser eu trocar de processador. Abraços.
Cara este processador que vc tem suporta os SO 64bits. é só vc mudar o SO de 32 para 64 bits, que vc consegue usar até 128 gb de ram. ese seu arquivo eata com 200 megas, vai passar facinho de 4gb na hora do render... SDS
LG

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710665.

Total de membros registrados: 138143

Últimos membros registrados: fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20.

Usuário(s) on-line na última hora: 1385, sendo 1 membro(s) e 1384 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Adalberto Batista.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.