Problema - Cena: Condomínio Grande - Alta Resolução

Por: Paulo Rosario  

Em: 01/02/2008 12:12

Olá galera, vou detalhar bem pra que vcs possam ter uma visão geral do problema. Renderizamos condomínios para uma empresa sempre. São renders grandes, com muita árvore, casa, carros, pessoas, e tal.... Nunca conseguimos fazer uma imgem sem usar region, blow up, e principalmente muita, muita paciencia. Usamos 3d max 9 e vray 1.5. Carros, árvores, pessoas, e casas são todos convertidos pra vray proxy. Texturas Deixamos o mínimo de reflexo possível. E renderizamos em 3000 px. Nossas maquinas são: 1 Dual Xeon 3.2 + GForce 7800 512mB + 2 GB ram, 1 Intel Quad + GForce 8800 512mB + 4 GB ram, 2 AMD X2 5500 2.6 + GForce 7300 256mB + 2 GB ram, 1 AMD X2 5500 2.6 + GForce 7300 256mB + 4 GB ram. Todas com windows Xp, Service Pack 2. As imagens são semelhantes a essa postada. Tomamos o máximo de cuidado com tudo que é colocado na cena, proxy, textura, reflexo... Mesmo assim, qdo colocamos pra renderizar o render fecha na hora, nem mensagem de erro aparece... É uma tortura, não dá pra saber o que tah errado, nem o que fazer pra dar certo.
Desculpem, a imagem é essa.... http://img205.imageshack.us/my.php?image=implantaoalvoradadq8.jpg
vcs já testaram outro render para ver se fica mais leve para este tipo de projeto. porque o mental ray tem um monte de recursos de otimização para renderizar cenas complexas e tem um ótimo sistema de distribuited bucket render criado justamente para renderizar imagens grandes em rede. Tem opção para configurar o sistema de raytrace em cenas grandes, é capaz de fazer sem dar estes problemas e num tempo bem menor ainda. Espero que ninguém me apedreje só porque eu indiquei o Mental Ray para o nosso amigo, pois é uma boa opção para ele resolver muitos problemas que devem acontecer frequentemente no trabalho dele.
Múcio
Rapaz, isso é um condomínio ou uma cidade ? rs. Putz.. fo.. demais em. Eu também sempre fico pensando como que as empresas conseguem fazer aquelas cidades em 3D, deve ser técnica atrás de técnica, muito louco mesmo. Agora o problema é que você está utilizando o Vray, se não eu te indicava olhar os tópicos aqui que descutem otimização de render pra cenas grandes, pois você deve estar utilizando alguma coisas que são próprias do Vray e no MR não deve reconhecer. De qualquer forma dá uma olhada nesse tópico aí. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=28994 Você já tentou renderizar por elementos ? Acho que isso dá pra fazer em qualquer render. Abraços.
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
Olá Paulincesar, vocês usam o net render?
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
A cena é bem grandinha. Vocês ja pensaram renderizar em layers? Separar os objetos que aparecem na frente, depois os de trás, fazer renders com mattes e máscaras? Uma outra coisa, vocês estão usando a variável /3gb no boot.ini do windows xp? Se não estiverem usando o max não vai fazer uso de toda a memória ram que necessita. E na guia system do vray, qual é o tipo de memória que vocês estão usando? Static ou Dynamic? Quando se tem muito proxy e displacement é melhor usar a segunda opção e controlar a quantidade de memória que será usada. Um bom valor é começar com 1000.
só que é bom encher a CPU de guias de orixás e acender umas velas em volta se colocar os 3GB no boot.ini, porque o Windows 32 bits não foi feito para trabalhar com 3 GB e pode começar a dar um monte de problema louco, pode deixar a máquina super instável e acontecer coisas estranhas que antes não aconteciam. se precisa de mais RAM no render, então, mude para um sistema de 64 bits, pois com 32 bits o certo é usar 2 GB por aplicativo. dá uma olhada no baboo que ele fala dos problemas que dão com 3gb no boot.ini
Discordo disso, desde 2005 eu trabalho com a variável /3gb no boot.ini e nunca tive problemas, inclusive sei de uma renderfarm (600ghz de poder) inteira que antes de adotar o windows vista 64 só usava o /3gb para renderizar cenas pesadas. Aqui em casa além da workstation uma outra maquina para uso normal também tem a tal linha e funciona perfeitamente com qualquer coisa, games, outros softwares, etc. O que não funciona mesmo é render de cena pesada sem a variável /3gb.
depende muito da máquina, tem máquina que vai bem e nunca dá problema, tem máquina que dá problemas. o estranho é que máquinas idênticas com as mesmas configurações uma pode dar problemas e a outra não. em AMD é melhor para fazer isso, é mais raro de dar problema, em Intel dá problema com mais facilidade, no Xeon por exemplo, é quase certeza que vai dar problema. mas esse tópico pelo visto já pode ser movido para a seção de hardware porque se desviou completamente do assunto.
Múcio
Oi gente, vocês poderiam apontar o link do fórum baboo que fala sobre possiveis problemas que podem ser causados pelo /3gb? Porque eu fiz uma pesquisa no site da Microsoft e não encontrei nada, apenas todos os parâmetros que podem ser adicionados ao boot.ini. http://support.microsoft.com/kb/833721/pt [i:a524badef8]/3GB Este parâmetro força os sistemas baseados em x86 a atribuírem 3 GB de espaço de endereçamento virtual aos programas e 1 GB ao kernel e aos componentes de execução. Um programa tem de ser concebido para tirar partido do espaço de endereçamento de memória adicional. Com este parâmetro, programas do modo de utilizador podem aceder a 3 GB de memória, em vez dos habituais 2 GB que o Windows atribui a programas do modo de utilizador. O parâmetro muda o início da memória kernel para 3 GB. Algumas configurações do Microsoft Exchange Server 2003 e Microsoft Windows Server 2003 podem requerer este parâmetro. Para mais informações, clique no número de artigo que se segue para visualizar o artigo na Base de Dados de Conhecimento Microsoft: 823440 (http://support.microsoft.com/kb/823440/) You must use the /3GB switch when you install Exchange Server 2003 on a Windows Server 2003-based system[/i:a524badef8] Múcio, eu ja usei este parâmetro tanto em AMD (em 2005) e Intel. Ja cheguei a usar este mesmo parâmetro em 12 máquinas iguais a do meu perfil, ja renderizei cenas bem pesadas (coisa de 15/20milhões de poly) e nunca tive problema algum.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710665.

Total de membros registrados: 138143

Últimos membros registrados: fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20.

Usuário(s) on-line na última hora: 1373, sendo nenhum membro e 1373 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.