Opa! Um Pouco Loko mesmo? hahaha então eu sou mais hahaha! Brincadeiras a parte vamos as suas respostas:
1: QUanto a questão do barramento, acontece que se a sua placa mãe aceitar fazer dual channel, os pentes de memória teoricamente se transformam em um (teórico, pois a união física você não ve né) único pente de memória com o dobro do barramento dele! No caso se era 800 passa a ser 1600! Lógico que ele não vai trabalhar nessa velocidade, pois ela vai ser limitada pelo barramento do processador ou placa de video que deve ser o 1066Mhz! Então se você tem 4 pentes de 1 Gb em dual channel, eles em dual channel vão passar a ser 2 pentes de 2Gb!
2: 4Gb é bem decente cara! No XP 64 ele trabalha muito bem! No vista 64 tb vai trabalhar bem. Mas se quer deixar o Vista trabalhando folgado, ai te recomendo mesmo colocar 6Gb ou os 8 mesmo! Mas sempre em pares, para realizar o DUal channel ok? Se não tiver em par, o dual channel não ocorre!
3: Pra renderização talvez só no início antes dos calculos, quando ele carrega as texturas. O Raid 0 é para ganho de desempenho em leitura e gravação de arquivos! Isso vai fazer diferença na hora de você ligar o windows, salvar uma foto, converter um video abrix um .max, esse tipo de coisa!
4 e 5: Monitor Wide não presta? Tudo bobagem. Todos os monitores prestam. Só que deve-se tomar cuidado com qual comprar. Existem tópicos aqui no fórum falando sobre eles. O Adriano Leal tem se mostrado um ótimo formador de opinião, pois o cara tem um p*** (<- é um palavrão mas no bom sentido) conhecimento, e tudo o que ele diz, tem embasamento! Em relação a área de trabalho fica maior sim. Eu ja usei e gostei do monitor wide, mas eu preferi, partir para dois de 17 polegadas! São monitores distintos, e em uma janela só modelo e na outra ficam todas as opções de edição de modelagem, material, persets de render, enfim.. tudo tudo! Se a placa perde desempenho? Talvez perca um pouquinho sim, mas isso em jogos ou coisa do tipo! Algumas placas são feitas especialmente para serem usadas com 2 monitores. Estou falando das profissionais (como as Quadros). A minha placa antiga (GF 6200) tinha perda de desempoenho, mas não senti nada nessa placa nova! Acredito que nessa sua tb não va ter problemas, pois é uma ótima placa! Mas se for jogar, ai desabilite um monitor antes! Pra ter certeza de que não tem problema!
E essa "proeza" de ligar dois monitores, o Wizard da placa te ajuda a configurar! É bem simples!
Acho que é isso cara! Espero ter ajudado! QQ coisa estamos ai!