Bom dia Ana Sales! Opa... de Joinville? Sou de Floripa... além do calor, agora temos que nos preocupar em colocar os pcs debaixo d'água pelo visto né! Bom, espero que a situação não esteja tão crítica ai!
Mas falando sobre PCs agora só:
Hoje se você quer comprar um computador bom, você tem um leque de opcões!
Eu discordo do Wagner Souza em algumas coisas como a escolha das memórias DDR3 por alguns motivos, como preço e ineficiência em relação as memórias DDR2 que ainda são melhores que as DDR 3 se nos basearmos em configurações atuais (Socket LGA 775 da Intel). Somente o Socket LGA 1366 da Intel que está saindo agora, as DDR3 começam a ganhar mais força! O caso é que esse socket novo, é muito caro, as placas mães são caríssimas e a situação meio que ainda está em fase de testes! Eu ainda indico a utiização do Socket 775 pois ainda é mais barato e tem praticamente mesmo desempenho que os novos processadores Core i7. Lembrando que os Sockets atuais serão descontinuados em 2011.
A Placa mãe como você mesma falou, é a principal e a mais importante escolha para criar um PC pensando em futuras configurações!
A fonte vem logo em seguida. Fontes fracas esquentam mais, gastam mais energia, não fornecem energia adequada e ainda podem queimar peças do seu pc! Um teste prático para saber a qualidade de uma fonte, é sentir o seu peso (tudo bem que o dono da marca genérica pode mandar colocar um tijolo dentro da sua fonte para pesar mais), conferir o seu acabamento, o cabeamento (fontes genéricas tem fios mais moles e mais finos, enquanto as fontes boas tem fios mais grossos e mais complicados de se dobrar), fora a questão do preço. Outra coisa importante de se levar em conta é: A sua fonte deve sempre ter uma marggem de segurança no quesito potência, pelo seguinte fato: Se ela não trabalhar no pico dela, ela estressa menos (sim... em termos clínicos podemos dizer que equipamentos de Informática sofrem de estresse profissional hehehe!) o que consequentemente, vai fazer com que economize mais energia, e esquente muito menos aumentando a vida útil dela! Por exemplo: Vamos dizer que o seu novo pc vai lhe pedir uma fonte de 400W. Você não pode colocar uma fonte de 400W ali somente, pois ela vai trabalhar no seu pico e se você quiser acrescentar um HD por exemplo (que consome uma barbaridade) essa fonte, ja vai ficar sob o risco de não fornecer energia adequada e até queimar ou mesmo explodir ( quem ja viu uma fonte explodir, sabe do que eu to falando!)! No mínimo você pode colocar uma fonte de 550W a 600W para deixar essa margem de segurança! Ela não vai consumir a potência dela, e sim o que o PC puxar dela (no caso a fonte de 600W entregando 400 para o computador)!
Você falou em querer colocar blocos de vegetação e de carros sem precisar economizar! hehehe Olha.. eu tenho uma Quadro FX1700 e posso lhe garantir que a coisa não fica assim tão melhor não (principalmente quando se trata de blocos comerciais do Evermotion!) Lógico que melhora e muito, mas não é uma coisa assim que você vai poder colocar uma floresta na sua cena! Tem que tomar cuidado! Questão de placa de video, vai muito do financeiro da pessoa!
Ai a memória o mínimo eu aconselho 4Gb DDR2 800Mhz, mas se tiver grana, pode colocar 8Gb que melhora bastante!
Só lembrando que a quantidade de Ram a ser instalada no PC, depende de o quanto a placa mãe aguenta!
Enfim... acho que algumas dicas são essas!