bom, a parada é a seguinte, não é o processador que esquenta, pois qquer um esquenta, e sim o cooler que não resfria... possivelmente o seu cooler é o padrão intel, e ele ferve mesmo,,, já testei.. e mesmo aberto, tudo desmontado, dá pra fritar ovo.... eu comprei um hyper tx2, me custou R$55,00 no mercado livre com dolar a $1,70.... e valeu a pena... pelo preço... mantem meu core 2 quad bem frio.. eu curti muito.. pelo tamanho parece que nem vai caber na cpu..
em compesação eu trabalho num athlon x2 4800. e tem cooler original... e funciona bem, até fica bem frio....digo, morno.. isso em outras aplicações. e quando uso o max.. num render pesado... não dou 30 minutos e ele desliga por superaquecimento. aí abri a tampa e coloquei um ventilador... de frente, e ainda sim naum resolveu tanto,,, só me resolve quando a sala fica com o ar-condicionado ligado e bem frio....
isso prova o quanto vale a pena resfriar...
ps.. isso conta processador e cooler...
2º ponto é uma fonte de qualidade... vc consegue boas por 250 pratas.. a minha é uma cooler master de 180 pratas. de 550w reais. eu gostei... bem fria tb.... não adianta vc ter boa maquina e fonte ruim... (aprendi isso aki) a fonte ajuda em desepenho e estabilidade, mantendo sempre a mesma voltagem... estas fontes generias são problematicas, eu digo no mesmo athlon x2.. é uma de 450w. generica de 30 pratas.. quando está renderizando ela ferve. (na verdade tudo ferve)
na minha casa fica tudo blz... comprei tb, 4gb de memoria ddr2 800 kingston, pois as corsair são caras demais. assim como as ocz... mas se tiver grana, pode valer a pena...
fiz um render,, depois vc pode olhar,, http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=42289&highlight= no xp64 bits. pois no 32bits que é o comum... nem começa... dá pau e fecha... renderizei 4000x3000 e demorou 57minutos com toda esta vegetação da evermotion. (comenta lá o que achou) no mental ray...a diferença, é q memso com alguns truques.. no xp convencional. q renderiza apenas usando 1.5gb de limite, e com truque chegou a 1.9gb... o 64bits é melhor, pois renderizou esta imagem usando apenas 2.5gb das 4gb q tenho... facinho e sem problemas.. então vale a pena... acho q vai ser muito dificil por enquanto no meu caso chegar a usar os 4gb,,, mas quando chegar nisso, eu aumento pra 8...
qquer dúvida é só chamar.
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg