O que o joha falou lá em cima é uma grande verdade, quanto a essa questão de maquinas novas terem esse problema, já não sei dizer, nunca ouvi nada sobre isso.
Não é só nas configurações de render, os materias são coisas que costumam pesar muito vc deve procurar valores intermediários para o samples, para chegar a valores que sejam aceitáveis para a sua máquina renderizar.
Os samples das sombras tb pesam bastante, asim como luzes area pesam mais que luzes comuns.
O nível de detalhamento do displacement influência muito tb.
Outra coisa que poucos se dão conta... é sobre materiais translucidos. Por ex. se vc tem uma esfera solida e uma esfera com espeçura, como se ele fosse oca, e colocar um material de vidro, os resultado no render são diferentes e o tempo tb, se for um material simples pode não dar uma grande diferença, mas se vc colocar glossy, translucence e mais outras coisa... ai sim vai pesar muito... Então vc tem que analizar as vz se é realmente necessário esses objtos terem espeçura ou serem sólidos.
Bom tem muitas coisas mais que poderiam ser ditas, mas de uma forma ´básica é isso.
A gnomology tem um curso bem legal sobre esse assunto justamente com o vray.
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