Eu acho que o DPI do mouse tem mais a ver com a acuidade, com a precisão deste, visto que dá para configurar a velocidade do mouse pelo Painel de Controle.
Eu também sempre achei que mouse é um grande gargalo na produtividade, se não for bom. Mas o que sempre me pegou foi a questão de ele trabalhar bem em superfícies lisas, diretamente no tampo das mesas de trabalho, sem "falhar" em alguns pontos, sem "andar em falso", sem delay, respeitando com muita acuidade cada movimento mínimo da mão. Mouse que não tem esta responsividade 100% acaba atrapalhando e muito o workflow.
Uma tecnlogia que não permitia essa correspondência total era a do mouse óptico de primeira e segunda gerações, que não funcionavam bem em superfícies lisas, mesmo com baixo índice de reflexividade. Quando surgiu estes mouses Laser (Glaser ou X6 na denominação de uma fabricante [A4tech] que funcionam perfeitamente até sobre o vidro, aí não abri mão mais deste tipo. Já tive 2 desses. Nunca gostei de usar mousepad, acho que atrapalha um pouco os movimentos, gosto de usar diretamente sobre o tampo.
Este mouse não falha, não dá delay nem fica "tremendo" como os outros ficavam sobre superfícies reflexivas. O que sei de especificação dele é que é Laser (da última geração dos Laser) que o fabricante, acho que "Xing Ling", A4tech denomina-os como "Glaser ou X6".
Ele não chega a ser um Logitech de ponta, mas custa na casa dos 40 reais em lojas comuns. O scroll é perfeito e ainda tem um botão auxiliar de clique duplo.
Uma coisa que nunca gostei é a de Mouse wireless, porque os que eu testei, embora não fossem lá grande coisa, eram péssimos, ruins mesmo. Perdiam a conectividade toda hora. Eu não sei como são os bons wireless, mas eu não arrisco. Talvez aquele wireless da Apple seja bom, mas acho que serve apenas para mac. Falando nestes mouses da Apple, eles têm uma coisa muito interessante que eu nunca achei em outros mouses, e gostaria de encontrar: o scroll deles e uma esfera, que gira para os lados também, ao invés de apenas para frente e para trás. Esse recurso em photoshop por exemplo seria uma maravilha.
Abrç