Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Vinicius Luiz   Teresina - PI
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

arnaldoricardo   Sinop - MT - AC
icyrino   Sao Paulo - SP
Thiago Luz   Poços de Caldas

Dúvida de Equipamento para 3D - Capítulo XXVII

Por: Paulo Rosario  

Em: 18/12/2009 15:11

Olá galera! Pretendo comprar um micro para trabalhar com 3D Max, uma workstation. Tenho uma verba de R$ 3.800 disponível, pra gastar com processador, placa-mãe, RAM e uma placa de vídeo profissional. Sem monitor, gravador de mídia, teclado e mouse. O que sugerem?
- i7 LGA1156 850 - Placa-mãe Asus P7P55D (tem uns 3 modelos, procure um que seja ATX e não micro-ATX) - 8GB(2 Kits 2x2GB) DDR3-1333 (cuide para que a voltagem seja de 1,5V: marcas aconselhadas Corsair, OCZ, Patriot, Kingstone) - Placa de video GeForce GTX275 - HD 1TB Samsung 7200rpm - Cooler Cooler Master TX3 (se não for fazer overclock só compre uma pasta a base de prata e use o cooler skock mesmo) - Gabinte procure um com boa ventilação tem ótimos da Cooler Master e Thermaltake. - Fonte 750W (procure alguma fonte das seguintes marcas: Corsair, OCZ, Thermaltake e Enermax. Estas tem desempenho garantido, nem pense em fonte genérica ou abaixo disto porque sua placa de video consumirá muita energia)
farfud, aproveitando este tópico (me desculpe pela "invasão"), mas tenho uma dúvida com overclock no i7: se vc usar overclock no i7 precisa desligar o turboboost na BIOS? usando overclock no i7, como fica o sistema de turboboost do processador (aumento do clock automático para processos que usam poucos núcleos)?
O meu Turbo Boost tá ligado e mas como só faço o Overclock para renderizar algo pesado que sei que levará horas e volto logo em seguida para o clock padrão nunca percebi nada. Mas nos momentos que ele fica em ocioso antes de eu mudar tirar o overclock vejo que ele fica variando a frequência no processador. Por exemplo, fiz um O.C. que ele estava com 3,15GHz se eu abria o navegador ou algo assim, ele ia para 3,25GHz. Mas não prestei atenção nos núcleos para ver como eles estavam se comportando.
farfud, obrigado pelas dicas. mas vc acha que a Placa de video GeForce GTX275 é melhor do que uma quadro fx 1800?
Olha tem gente que diz que sim, tem gente que diz que não porém as Quadro são otimizadas para se trabalhar com 3D. Elas aceitam muitos, mas muitos polígonos em uma cena. A minha QuadroFX 3700 já trabalhei com 5 milhões de polígonos e com texturas sendo visualizadas na cena e tava com média de 20fps. Mas tem gente que diz que as Quadros são besteira, mas eu acho que é por falta de configuração adequada de Hardware e do Windows. Porém vai da sua necessidade agora, se precisa para fazer trabalhos grandes nem pense em placa Gamer que ela vai te limitar o trabalho. Mesmo sendo uma GTX295. Porém se você pensar em uma QuadroFX 1800 acho que seu orçamento estoura, porque a mais barata que vi até hoje tava aproxiumadamente R$1600. E com o aumento de impostos sobre as placas de video, acho que hoje ela deve estar bem mais. Já uma GTX275 você encontra por R$800.
Eu sou um que em geral acho a quadro besteira pelo custo x benefício, baseado no uso que ja fiz delas. Mas respeito a tua opinião Gibran, pode ser que no uso que vc faz as quadros rendem mais do que no uso que eu fiz, então pelo menos para animação de personagens e efeitos ela não compensa o custo, eu nunca cheguei a fazer trabalhos de maquete com elas, mas pelo seu relato é a área onde ela render mais e aí pode valer o custo, vai da avaliação da necessidade de cada um. E R$1600 pela FX 1800 é um preço bom, em uma empresa que eu estava orçando umas workstations a FX 1800 está custando R$ 3.062,58, é uma pena que as revendas aqui no Brasil tentem ganhar ainda mais em cima das placas profissionais, nos EUA elas tem um preço mais de acordo.
Eu não preciso de 1TB de hd pois os arquivos ficam no servidor. Seria melhor adquirir 2 hds e fazer raid pra melhorar o desempenho?
No max o raid não chega a fazer diferença, vai melhorar no boot do windows, na hora de abrir programas e em edição de vídeo, em resumo, vc vai serntir o micro mais "esperto". O único problema é que o o raid utilizado para ganhar desempenho é o raid-0 que distribui os dados entre os HDs, e aí se um HD pifar vc perde tudo. Mas como vc tem um servidor pra guardar os arquivos pode ser um boa sim pegar dois ou até três HD em raid.
Cara, eu fiz um RAID-0 aqui em dois HDs de 320, porém acho que na próxima formatação vou tirar só para ver o que dá. Não achei o ganho de desempenho lá grandes coisas. Teve um ganho mas não o que eu esperava. Mas como o Fla3d falou, o PC fica mais "esperto", principalmente para Boot. Só que tem um detalhe importante, acho vantagem você comprar dois HDs, mas não fazer o RAID-0, e deixar um só para trabalhar na máquina, porque se sua rede não é Gigabit ou fibra-ótica, então pelo menos no arquivo que você está trabalhando é mais rápido fazer a gravação no próprio HD.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710681.

Total de membros registrados: 138161

Últimos membros registrados: neyandre, Miudooo, xenoprostactive, diaquilin, davidtwins1, Auiospmame, pIS, ChargecardChargerPriceUK.

Usuário(s) on-line na última hora: 1356, sendo 25 membro(s) e 1331 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., claro_lima, Hot, jessicatorres, Geraldo Nunes, neyandre, Pedro Juliato, Celso Borttoloto, Taciano ramos, Joao Barreto, Thiago Couto, Eng Damasceno, Roberto Movanni, Fabrício, David Rodney, emersonforentin, Le_Andro, DeividRobert, Ricardo Paranhos, HALTTEMBERG, Ronaldo, Renatto, Saviel, Sergio1987, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.