E aí Joha, nossa terrinha continua a mesma, só cada vez mais cheia de gente... :(
Então, eu também ja trabalhei com quadro, no caso a empresa que eu trabalhava tinha algumas placas gamer (geforces e radeons) e algumas quadros: uma FX3700 que eu usava, uma FX1700 e duas FX370, sendo essa última com o desempenho sofrível. O que eu vejo são situações diferentes onde em determinada situação a quadro leva vantagem, como trabalho de cad onde manipulamos objetos estáticos. Em outras situações, como animação de personagem e efeitos que, ao contrário do cad, existem sempre malha se deformando, eu nunca vi a quadro levar vantagem alguma, pelo contrário, ela sempre tinha desempenho inferior às placas gamers.
Então por isso que eu não diria que uma geforce vai ter desempenho mediano, ainda mais a nova GTX480 que parece ser um monstro, então acho existe a placa melhor para cada situação. Como a minha área é animação, encomendei tudo GTX285 para um laboratório que estou montando aqui na UFSC, talvez se fosse um laboratório de cad eu pediria FX1800. ;)
Acho que é sempre legal se atualizar e abrir um pouco a cabeça para ver que a quadro não tão fantástica como ja foi antes, ainda ontem eu estava lendo esse tópico no cgtalk de uma duvida entre GTX285 e FX1800 e a grande maioria prefere a geforce: http://forums.cgsociety.org/showthread.php?f=23&t=869087
Abraço!
Flávio