Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RaffaPrado   Hortolândia - SP
mazza3d   sãopaulo
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
clebercmds   Timbó - SC - SC
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP

Portfólios Ver Mais

johndrigo   uberlandia
biano   campinas

Gpu Render

Por: SERPA  

Em: 20/10/2010 09:29

Pessoal, Estou ficando muito chateado com essa vantagem da NVIDIA sobre a ATI. Eu particularmente não tenho nada contra nenhuma delas, sou a favor do meu bolso e analiso o custo benefício, mas acontece que a ATI é uma baita placa de vídeo e não entendo porque os softwares quando utilizam GPU render só fazem para a NVIDIA. Hoje por exemplo eu instalei o programa anunciado aqui no site, chamado substance 3d e quando mandei executar ele informou que alguns recursos seriam desativados porque a minha GPU não é compatível.
É porque a nvidia desenvolveu uma plataforma proprietária chamada CUDA, por ela estar pronta para usar vários desenvolvedores tem adotado ela, além é claro do iray pelo fato da Mental Images ser da nVidia. O concorrente do CUDA é o OpenCL, que teoricamente funcionaria em qualquer placa e alguns programas já estão saindo para ele, como o VrayRT GPU. O problema, pelo que eu tenho acompanhado o desnvolvimento do VrayRT GPU, é que Ati ainda não implementou corretamente o OpenCL em seus drivers, então mesmo o RT sendo em OpenCL ele por enquanto só funciona nas nVidia.
Puts, fala sério!! eu já havia lio algo sobre o OpenCL mas não sabia deste problema de implementação por parte da ATI, assim ela vai dar mais munição para a nvidia. Espero que a situação mude em breve, pois estava ansioso para o Max2011 ser compatível com a minha GPU e me decepcionei.
Pois é, mas pelo menos algumas poucas empresas como a chaos group estão implementando em OpenCL em vez de usar o CUDA. Por mais que hoje a Ati ainda não rode, ele ja está pronto pra quando a Ati fizer a sua parte, é questão de tempo.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710686.

Total de membros registrados: 138167

Últimos membros registrados: KIL, M@RIAa, draziw, eltinho1234, alexseen, rodrigo.lodetti, neyandre, Miudooo.

Usuário(s) on-line na última hora: 1450, sendo 6 membro(s) e 1444 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, claro_lima, Fabrício, m.schnaider, KIL, new.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.