E aí thiaguinhopva! Cara, a respeito da tua dúvida sobre o tempo de render, a minha teoria é de que talvez você esteja usando além do que é necessário em algumas configurações do render... Eu uso mais Mental e também tenho algumas dúvidas, mas como sugeriu nosso amigo Marco, de fato é bem mais rápido que o vray... No Mental, tem um parâmetro que acho que tem no vray também... (Samples per pixel, onde vc determina o valor míninimo e máximo de detalhamento). Eu notei que eu usava sempre 16 e 64 respectivamente e sempre dava um bom resultado... Com essas configurações, em uma imagem interna, de 4000x3000px dava mais de 3:30horas de render, reduzi o valor para 4 e 16, e praticamente não mudou nada, pois já era suficiente para a imagem, e deu render em 1:30h... Já em uma outra cena, externa e com menos polígonos e apenas iluminação solar, com as mesmas configurações de render deu 40min... e reduzindo o valor para 1/4 e 4 daria 10min...
Vai variar bastante, dependendo da quantidade de luzes na cena, da quantidade de polígonos e dos recursos de materiais e parâmetros configurados... Como eu não sei usar vray, não posso dizer de certeza, mas talvez tenha algum parâmetro que possa ser configurado de forma mais amena dependendo da imagem... E do processador, de fato são são 6 núcleos físicos e 6 lógicos, mas que operam todos em turbo e isso em quase 3.4ghz, em teoria, dá quase o dobro de processamento que um i7 870, o que eu uso... Deve fazer toda a diferença, já da memória, difícilmente em uma imagem estática usará mais que 10gb... Uma dica para monitorar o desempenho durante o render, é abrir o gerenciador de tarefas (crtl + alt + del) e ir pra guia desempenho... Espero ter ajudado! Abraço!