Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

efeito3d   São José dos Campos - SP
bruno nazion   Piripiri-PI
Lucas Batalhoti   Paranavaí - PR
julioras   Curitiba
LeandroHenriques   Rio de Janeiro

Portfólios Ver Mais

kai   São Paulo - SP
cicero andre   rio de janeiro
Discipulo   São Paulo - SP
sandrosp5   Brasil - SP

fat32 ou ntfs?

Por: dwight  

Em: 03/12/2004 17:04

Olá Galera da 3d1, minha duvida eh a seguinte: Qual o tipo de arquivos mais apropiado para quem trabalha com computação grafica ?? fat32 ou ntfs ?? eh que certa ves eu ouvi falar de que alguns programas da area naum funcionavam corretamente em partições ntfs (ou o render era mais lento).... eh verdade ou puro mito ?? qual vcs aconselham ??
ntfs = mais lento, porém menos erro. http://tecnociencia.com.br/comunidade/index.php?name=News&file=article&sid=339 mas eu prefiro fat32.
ntfs alem de ser mais nova.. cabe mais informaçoes por Cluster..
Bom eu uso a fat32, mas é bom lembrar que a NTFS é para servidor pois o armazenamento dos dados é mais seguros caso ocorra alguma queda no sistema o retorno dos dados sera restaurados e sem contar como ja disseram o aproveitamento do cluster é bem maior.
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
valews caras!!! , a parada que o ntfs guarda melhor os dados já estava por dentro... agora enquanto ao uso da memoria virtual.... tipo, tenho um hd de 80 uma patição fat32 onde esta o windows e outra ntfs onde boto os arquivos e a memoria virtual, este tipo de configuração esta certo ?? alguem pode me aconselhar de que jeito eu posso obter um melhor desempenho da maquina ou assim esta ok ?? ???
Oi gente, tudo bem? Eu achei isso muito estranho, vocês não usam o Windows XP? Pelo que eu saiba, até o XP Home é NT. É um absurdo instalar um sistema operacional com tecnologia NT em FAT32, um dos piores sistemas de alocação de arquivos que existe, usado por sistemas operacionais amadores e problemáticos como Windows 98 e ME. Não sei se o XP tem a opção de instalar em FAT32 como tem o Windows 2000, mas se tiver deve ser a mesma porcaria, nem vale a pena usar um sistema profissional como estes se for instalar em FAT32. Um dos principais motivos da estabilidade e segurança destes sistemas é justamente a forma de alocar os arquivos. Eu achei que o Granella usava NTFS, fiquei surpreso. Em nenhum lugar que eu trabalhei na minha vida até hoje, vi um sistema de CG trabalhando em FAT32, porque quando não tinha o Windows 2000 usavamos o NT 4, que também era NTFS. Não manjo nada de Hardware como todos sabem, mas isso de NTFS para mim sempre foi uma lei absoluta, como as dos 10 mandamentos. Abraços
"Adminin" disse: ...Eu achei que o Granella usava NTFS, fiquei surpreso....
de certa forma eu uso, mas so para os dados...agora para o windows e o restante dos programs é fat32 mesmo cada uma tem suas vantegens. So para ter uma ideia a NTFS compactada é muito mais rapida na leitura de dados comparado na leitura normal no disco (sem compactção), mas por sua vez é a pior opção pois a leitura/gravação e acesso a CPU é muito lenta chega a ser 50% mais lento do que a NTFS sem compactação... Bom é mais ou menos isso do que sei e uso.
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
pra mim o NTFS prevalece (hehe,rimou) se eu num tivesse 1gb de ram eu faria uma partição em fat32 soh pra memória virtual, mas estou pensando em criar mesmo assim pq meu PC de vez em quando engole toda minha memoria!!! :-P :(:(:( Antes meu sistema era Fat32, dava muito problema, reiniciava o PC e jah corrompia uns 30 arquivos, pra mexer com CG era um nojo, então eu experimentei o NTFS, e ateh hoje num tenho motivo para largar, num achei muitas diferenças na velocidade se comparado ao Fat32, se for preferir entre segurança e velocidade, eu prefiro Segurança. hehe
www.greenlamp3d.com
Eu estou com o Bruno! NTFS sempre!!! Aqui vive caindo energia, eqto não sobra grana para comprar um no-break, o que me salva são as partições NTFS, ja perdi varios dados quando usava FAT em todo o meu sistema por causa de um ganho de velocidade mínimo.
Estão dizendo q NTFS eh mais lento, ta errado! NTFS eh mais rapido q FAT32 pq vc soh usa um cluster por arquivo. Dai vc pensa o FAT32 eh uma ... pra embaralhar os clusters e o q acontece o seu HD depois de achar o 1º cluster do arquivo tem q procurar o resto por isso q usa FAT32 tem q ta sempre desfragmentando o HD. Jah no NTFS eh claro q desfragmentar o HD vai melhorar ainda mais o desempenho mais quando o HD achar o cluster do arquivo num precisa mais procurar o resto eh soh 1 por arquivo. flw......

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707648.

Total de membros registrados: 135256

Últimos membros registrados: graceholan64, ninjadiego, ARQMANU, alesacramento, LU887MELLO, mc29, Caleb Tales Oliveira, brnuness.

Usuário(s) on-line na última hora: 596, sendo 15 membro(s) e 581 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Baldo, cadwillem, Lucas Reis, Celso Borttoloto, gago, Moura, Roberto Movanni, Juarez, Le_Andro, Ronaldo Junior, emersonforentin, clastac, new, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.