Sim, aquele comando vcs usam no prompt de comando, não MS-DOS, não existe DOS em plataforma NT, apenas emuladores, mas sim, é naquela tela preta com letrinhas, hehehe, mas não usem disco de boot de dos, não funciona.
Sempre é bom ter um backup, e o melhor seria fazer do zero, mas eu ja fiz isso milhoes de vezes e nunca tive problemas.
Bem, Disco Dinâmico é uma jogada legal da microsoft, ela acaba com o conceito de partições e começa a trabalhar com volumes, esqueçam o que vcs aprenderam de partição primaria, extendida e unidade logica, em disco dinamico vc cria quantos volumes vc quiser, podendo montar eles aos invez de ser uma unidade, tipo D:, ser uma pasta...
Exemplo, compro um HD novo e monto ele como sendo uma "pasta" no C:, digamos, um HD so para o C:\Windows\, se dar pau no C:\ inteiro, o C:\Windows\ que na verdade é outro HD está intacto.
VC pode fazer RAID 0 (Striped Set) via software, ele funciona da seguinte forma, ele grava 64k de informação em cada HD montado em Striped, tenho de HDs de 80 em Raid 0, o Sistema Operacional entende como se fosse um grande disco de 160Gb, sendo que a velocidade dele aumenta bastante, pois ele tira o "gargalo" do HD, gravando um pedacinho em cada disco. Destantagem, que tu queimar 1 dos discos, tu perde o conteudo dos 2.
RAID 1 - Mirror - Na verdade é a tolerancia a falhas, 2 HDs com exatamente os mesmos dados, se um queimar, rebota a máquina e o outro entra no ar sem nenhuma interação, automatico.
RAID 5 - Pariedade - Sao no minimo 3 discos para fazer isso, usado em empresas com grande volume de dados, ele grava um controle de erro em cada disco, posso explicar com detalhes, mas eh assunto pra uns 30 min, sendo que se 1 queimar ele reconstroe a pariedade, dando tempo para vc substituir o disco queimado, sem q a máquina pare, usado em Storages normalmente.
Extend Volume - Se vc tiver como pouco espaço, vc pode comprar um outro HD e extender o volume de um já existente.
O grande problema de tudo isso, eh q nenhuma dessas ferramentas pode ser usado no volume do Sistema Operacional, e RAID via software não é aconselhavel.
O melhor eh comprar essas Motherboard que já existem aos montes no mercado, com RAID 0 e 1 via hardware, sem comparação, mto melhor.
Disco dinamico não é compativel com sistemas operacionais inferiores a windows 2000, caso vc tenha mais de um sistema operacional .
Em linux, o kernel 2.6.x ja suporta legal, o 2.4.x tava em versao beta, mas mesmo assim são algumas xicaras de cafe pra fazer funcionar.
Eu tenho mania de constantemente reinstalar o micro, e criar uma imagem do Symantec Ghost, pra quem não conhece vou dar um exemplo, vc instala o Windows, drivers, e softwares q vc mais usa, quando tiver perfeito, vc gera uma imagem usando o Ghost, demora em media uns 30 minutos, ele gerá um arquivo com o estado do PC no momento q vc gerou ele, entao vc pode bagunçar todo o micro, e depois so roda a recuperaçao do ghost, e em 20 minutos, a sua maquina ta como se acabasse de ser reinstalada, e o melhor, sem interação nenhuma, nada de ficar trocando CDs, digitando numeros de serie, cracks, downloads.... é so rodar a recuperaçao, dar uma voltinha, e o micro vai estar novinho em folha.
E pessoal, sempre deixem espaço de sobra pro sistema operacional, o SWAP tem que ser 1.5 vezes a memoria RAM, nao mais do q isso. E usem um desfragmentador com frequencia, recomendação O&O PRofessional.
Abraços!
:lol: