Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Mtatagiba   Brasil - SP
kiwikiaka   São Paulo
BrunoVilla   São Paulo - SP
dami   João Pessoa pb - AC

Portfólios Ver Mais

bbruschi   São Paulo - SP
Mtgm1000   curitiba - AC
Hauris   Ceará - CE
FAbiOo   São Paulo - SP

fat32 ou ntfs?

Por: dwight  

Em: 03/12/2004 17:04

Aqui uso tudo em ntfs. Sempre ouvi essa do fat32 ser um pouco mais rápido, mas se for testar, com um tempo de uso a fragmentação e a falta de segurança do fat32 vão anular esta vantagem. No final você fica com um sistema numa performance semelhante e com menor segurança.
NTFS, FAT32 vc tm q fazer mais desfragmentaçoes por ano......lol
BWonder Blue
Acho correto trabalhar em NTFS, porem será interessante se vc: 1- ao iniciar a instalacao do sistema, alocar um pedaco de 1 mega na particao primaria para colcoar FAT 32 (tem um virus exclusivo na net que procura trilha zero de NTFS e detonar todo o sistema, independente do log do sistema). 2- ao se colocar o sistema NTFS, nao esquecer que um backup sempre e bom para evitar surpresas futuras. 3- assegure-se de deixar sua maquina ligada uns tempos, sem fazer nada, que ela fará uma limpeza e ajuste nos arquivos, evitando aquele amontoado de trilhas e programas separados que ficam em FAT 32 4- se vc nao se sentir seguro, ou tiver receios, use o FAT 32 (XP pode ser instalado sobre FAT 32 sem grilos). 5- com NTFS, se vc tiver varios discos rigidos, vc pode montar um disco unico, com volume total dos HDS instalados (vide instruçoes e como fazer isso no manual do Windows). OBS.: atente para sistemas RAID
Obrigado Galera 3d1!!! depois de ver seus comentarios tenho optado por partições ntfs, agora o problema, como faço pra mudar minha fat32 pra ntfs ?? ??? eu conheço um comando chamado CONVERTER que faz isso mesmo, so que nunca utilizei e tenho medo de perder dados, alguem pode me dar alguma dica ou passo a passo, este procedimento eh seguro ?? valewwwwwwwwwwssss
NTFS como FileSystem sem sombra de dúvidas, a diferença de performance não é perceptivel, possui um Cluster maior por default, mas que pode ser alterado, se vc gravar um arquivo de 24 k por exemplo, no Fat32 vc terá 6 k de desperdicio, e no NTFS 40 k, então em termos de aproveitamento não é bem assim como dizem, mas tbm so seria problema se vc tivesse milhares de arquivos menores de 30 k. Se vc quiser fazer um teste, coloque o SWAP 1.5 vezes o tamanho da RAM, em uma partição FAT, já que o SWAP pode corromper sem problemas, ele pode ser deletado, e renovado em cada boot, na pior das hipoteses, em ocasioes rarissimias vc terá uma tela azul por causa disso, mas NTFS sempre. NTFS vc pode usar discos dinamicos nas linhas windows servers, podendo usar RAID 0,1,5 via software, usar o expand volume. Se vc quer performance, e não tem tanto medo de perder dados (hj em dia um gravador de DVD tá bem em conta), procure as placas mãe com Raid 0 via hardware, e coloque 2 discos de 40 GB, vc terá um otimo ganho de performance. Virus na trilha zero? bah, coisa de 1930!!! o windows 2k pra cima existem varis ferramentas para corrigir a MBR. Barbada, nem esquenta a cabeça com isso, o proprio windows deixa 8 MB livres no HD, sem partição nenhuma para o caso de vc querer converter seu disco para dinâmico. Para converter eh barbada convert c: /fs:ntfs
Valeu pela aula HIJACK. Ao que parece o sistema de segurança M$ andou melhorando bastante, mas ao que eu saiba, qualuqer adm de rede, faz um system com 1m de fat 32 e demanda o resto em NTFS, principalmente para ODBC. Eu uso PArtition Magic nas minhas instalacoes e escolho entre fat 16, fat 32, NTFS, e outros, como o sitema do Linux (existem algumas distribuições com formato fisico bem doidos).
E ae J_Ricardo, em termos de administração de rede digamos que é a única coisa que eu faço direito, heheheh... São alguns bons anos de bagagem. Deixar 1 MB FAT? Eu perticularmente não vi isso ser feitos em nenhum curso ministrado a mim pela Microsoft, como eu disse, quando vc cria um disco nos sistemas operacionais de 2k para cima, ele automaticamente deixa 8mb sem formato no inicio do disco para uma futura conversão para disco dinamico. Existem PC, exemplo Dell, que possuem um FS com programas de disgnostico de hardware, aproximadamente 32 MB, alguns casos Fat. Existem pessoas que usam linux, como eu que optem por gravar o gerenciador de boot, como Lilo ou GRUB em uma partição no inicio do HD ao inves da MBR, "tanto faz". Mas por causa de virus, nunca ouvi falar de nada parecido... mas de qualquer forma não é essa a discução... Abraço! :lol:
oiii hijack, akele comando que vc passou pra converter eh no executar do windows ou tem que ser no DOS ?? eh seguro, tem problema nenhum naum ??
Oi Hijack, tudo bem? Agradeço muito pelas explicações, acabei de entender então o porque daquele espaço de 8MB que sempre sobra nas minhas HDs. Eu uso o Win2K Sp4, sempre faço partições na HD com o Fdisk antes de instalar. Deixo na unidade C o espaço suficiente para o Windows e Swap, li isso uma vez a muito tempo atrás, falando que a HD sendo no tamanho necessário para o Windows melhoraria o desempenho, porque o "índice" da HD seria menor para procurar o que precisa. Mas passei a usar este esquema mais por segurança, se der pau é sempre no C, as outras unidades com programas e arquivos não dão pau, ai é só formatar o C e instalar tudo de novo sem perder nada. Só que sempre sobra os 8 MB que você disse e eu não sabia porque, achei que era para boot. Valeu por explicar. Aproveitando do seu grande conhecimento no assunto, você pode me explicar melhor o que é um disco dinâmico? Abraços
Sim, aquele comando vcs usam no prompt de comando, não MS-DOS, não existe DOS em plataforma NT, apenas emuladores, mas sim, é naquela tela preta com letrinhas, hehehe, mas não usem disco de boot de dos, não funciona. Sempre é bom ter um backup, e o melhor seria fazer do zero, mas eu ja fiz isso milhoes de vezes e nunca tive problemas. Bem, Disco Dinâmico é uma jogada legal da microsoft, ela acaba com o conceito de partições e começa a trabalhar com volumes, esqueçam o que vcs aprenderam de partição primaria, extendida e unidade logica, em disco dinamico vc cria quantos volumes vc quiser, podendo montar eles aos invez de ser uma unidade, tipo D:, ser uma pasta... Exemplo, compro um HD novo e monto ele como sendo uma "pasta" no C:, digamos, um HD so para o C:\Windows\, se dar pau no C:\ inteiro, o C:\Windows\ que na verdade é outro HD está intacto. VC pode fazer RAID 0 (Striped Set) via software, ele funciona da seguinte forma, ele grava 64k de informação em cada HD montado em Striped, tenho de HDs de 80 em Raid 0, o Sistema Operacional entende como se fosse um grande disco de 160Gb, sendo que a velocidade dele aumenta bastante, pois ele tira o "gargalo" do HD, gravando um pedacinho em cada disco. Destantagem, que tu queimar 1 dos discos, tu perde o conteudo dos 2. RAID 1 - Mirror - Na verdade é a tolerancia a falhas, 2 HDs com exatamente os mesmos dados, se um queimar, rebota a máquina e o outro entra no ar sem nenhuma interação, automatico. RAID 5 - Pariedade - Sao no minimo 3 discos para fazer isso, usado em empresas com grande volume de dados, ele grava um controle de erro em cada disco, posso explicar com detalhes, mas eh assunto pra uns 30 min, sendo que se 1 queimar ele reconstroe a pariedade, dando tempo para vc substituir o disco queimado, sem q a máquina pare, usado em Storages normalmente. Extend Volume - Se vc tiver como pouco espaço, vc pode comprar um outro HD e extender o volume de um já existente. O grande problema de tudo isso, eh q nenhuma dessas ferramentas pode ser usado no volume do Sistema Operacional, e RAID via software não é aconselhavel. O melhor eh comprar essas Motherboard que já existem aos montes no mercado, com RAID 0 e 1 via hardware, sem comparação, mto melhor. Disco dinamico não é compativel com sistemas operacionais inferiores a windows 2000, caso vc tenha mais de um sistema operacional . Em linux, o kernel 2.6.x ja suporta legal, o 2.4.x tava em versao beta, mas mesmo assim são algumas xicaras de cafe pra fazer funcionar. Eu tenho mania de constantemente reinstalar o micro, e criar uma imagem do Symantec Ghost, pra quem não conhece vou dar um exemplo, vc instala o Windows, drivers, e softwares q vc mais usa, quando tiver perfeito, vc gera uma imagem usando o Ghost, demora em media uns 30 minutos, ele gerá um arquivo com o estado do PC no momento q vc gerou ele, entao vc pode bagunçar todo o micro, e depois so roda a recuperaçao do ghost, e em 20 minutos, a sua maquina ta como se acabasse de ser reinstalada, e o melhor, sem interação nenhuma, nada de ficar trocando CDs, digitando numeros de serie, cracks, downloads.... é so rodar a recuperaçao, dar uma voltinha, e o micro vai estar novinho em folha. E pessoal, sempre deixem espaço de sobra pro sistema operacional, o SWAP tem que ser 1.5 vezes a memoria RAM, nao mais do q isso. E usem um desfragmentador com frequencia, recomendação O&O PRofessional. Abraços! :lol:

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707877.

Total de membros registrados: 135438

Últimos membros registrados: De Souza Neto, Jilbs, docearquitetura, Be@Treezy, efepe, Pedro Torres, tdsakbva, kingspell89090.

Usuário(s) on-line na última hora: 481, sendo 27 membro(s) e 454 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Geraldo Nunes, Paulo Rodrigues Lima, Duda, Reinaldo Silva, rodolfosantos3d, De Souza Neto, Jilbs, Le_Andro, Roberto Movanni, emersonforentin, Henrique Ribeiro, HALTTEMBERG, Moura, Leonardo, D2_Unrio, roovel, Pedro Juliato, Hot, Celso Borttoloto, robisonfalco, Eduardo Ramos, Abilio, jessicatorres, Willmitnick, João Von Rondow, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.