Belo video Simbjji, mas não é bem assim. Vamos por partes (senta q lá vem história).
Os renders GPU tem evoluído mto. Algumas cenas, principalmente aquelas q não precisam tanto de iluminação indireta, já podem ser obtidas via este tipo de render (exemplo: carros com HDRI, produtos com iluminação studio, algumas imagens arquitetônicas \"externas\", como a feita no seu vídeo, etc). Porém, cenas com iluminação indireta, por exemplo, interna de imóvel; a clássica cena 2 (3) paredes - janelão - piso - forro., nessa caso, ainda não tem como competir com render via CPU.
A uma semana + ou -, o site mostrou um tutorial (cgcookie) onde o cara convertia (trabalhoso) uma cena interna de VRay para iray. Bom, só de placa de vídeo q o cara tinha dava uns 40 anos de salário meu (#$%#$).
sli: tesla c2050 // quadro5000
tesla US-1.350,00 (só achei esse modelo na amazon, imagina o preço no Brasil)
quadro 5000 (+ ou - R$-6.800,00-).
Isso não vem ao caso, mas por esse valor (custo/benefício), pra nós ak no país em desenvolvimento é melhor montar uma rede e renderizar via CPU.
Ainda sobre esse mesmo vídeo, q ele renderizou a cenal final em 900 x 506, antes de levar pro Fusion, o tempo total de render foi de 6:31. Não sou expert em Vray, mas nessa resolução e com essa qualidade, talvez nem precise renderizar em rede para obter resultado similar com o mesmo tempo de render. Enfim, com duas máquinas em rede tenho qse certeza q é possível.
Ai vc pode questionar a complexidade da cena (polys). Hum...., pode fazer uma cena simples., modelo duas paredes (uma com janelão pra luz passar) piso e teto. Criar essa mesma luz q vc uso no video (a luz do Octane) e renderizar ( desde q a câmera pegue as duas paredes, piso, forro). Não sou adivinho, mas sem ver seu render já posso assegurar q a imagem está cheia de noise. Incrível!!! Render via GPU e internas, são como água e óleo, não se misturam (pelo - até agora).
Por outro lado, vc pode criar uma cena studio e colocar um objeto com um número de polys infinitamente superior a cena interna e obter excelentes resultados com um tempo de render talvez melhor q via CPU.
____
Qto ao redraw real-time do Octane, principalmente comparado ao iray (dentro do max), kra, simplismente é fantástico. Porém qdo ele vai finalizando (eliminado os noise), ai a coisa começa a equilibrar. Não me interprete mal, é uma espécie de \"cavalo paraguaio\". O Octane começa com tudo e termina devagar (curva descendente)., já o iray parece mais constante (vai na mesma toada). Quem chega primeiro e com + qualidade???. Ahsuahsua, não sei, depende da cena.
Neste link abaixo, apesar do tópico não ser de comparação, o usuário mostra a mesma cena feita em iray e octane (no \"MAYA 2013\").
http://forum.nvidia-arc.com/showthread.php?12218-Keppler-performance-downgrade&highlight=octane
Sendo o + imparcial possível devo dizer q este tópico está no fórum da Nvidia (produtora do iray). Ambas as imagens tem Noise (brinde do render via GPU). Comparando as duas imagens, a q tem - noise é a com iray.
Cada cena é um caso. Neste caso funcionou melhor com iray.
Qto ao preço do Octane pro max:
http://render.otoy.com/shop/3dsmax_plugin.php
Qto ao suporte Octane / ATI:
Não tem suporte. Mas esse loko feiz uma gambi (Octane Standalone) onde ele libera a ATI pro Windows e deixa gtx 560 livre para o Octane. Só q precisa ser meio hacker e ter o equipto mto específico.
http://www.youtube.com/watch?v=MyZorfVzomU
T+
____
carlão,
Não esqueci de vc. Se vc for pegar a 670 exclusivamente pra renderizar via GPU (Octane/iray) não pegue a com 4gb. Na vdd são 2 módulos de 2gb e ambos renders reconhecerão apenas 2gb (os outros 2gb ficam perdidos). Então pq fizeram com 2 módulos de 2gb ao invés de um módulo de 4gb? Concordo, esses kras são fogo (talvez pelos custos). Não lembro quem posto aqui no forum q no After Effects os 4gbs são reconhecidos ou se ele sentiu diferença entre Tec Fermi e Tec Kleper. Enfim, nos renders do max não rola (no Vray-RT não achei material se ele reconhece os 2 módulos de 2gb).
Pra vc ter uma ideia de workflow em viewports (ignore o GPU Tweak q é um software de OC) veja este video abaixo com a gtx 680 de 2gb.
http://www.youtube.com/watch?v=3mMlYvfea-Q
Preste + atenção no zoom, pan, exibição de materiais (no Realistic), ME, edição de objetos. Isso serve apenas como um parâmetro na hora de vc decidir qual placa comprar.
Qto a usar GPU ou CPU para renderizar, hum... complicado., como na \"Política\" (KKKK). Na minha modesta opinião (vou ser pisoteado), tudo caminha para render GPU. Qdo saiu o iray no final do max11 (afff), achei mto ruim (noise pra tudo q é lado). De lá pra cá melhorou (falando o iray especificamente). Claro, tem mto a evoluir.
Tb acompanhando os lançamentos de hardware de lá pra cá, sairam mto + mais placas de video do q de evolução de processadores (o que torna teoricamente as versões anteriores + baratas).
Embora seja mto mais prático, ainda acho o render via GPU caro. Determinadas cenas não tem como fazer em GPU por um custo bom. Outras já é possível fazer.
Vou indicar alguns links:
http://www.design-corps.co.uk/http://www.design-corps.co.uk/wp-content/uploads/2010/10/iRay-Blowup.jpg
http://ankitsharma.files.wordpress.com/2011/08/iray_glass_jar.jpg
http://www.nikclark.com/iray/iray_material_test_03.png
Esses são imagens possíveis de fazer se vc tiver uma 670 2gb (ou superior). Poderia postar outros diferentes links com imagens lindas feitas via GPU, porém estas requereriam placas de vídeo totalmente fora do orçamento (pelo menos do meu). Cuidado com as armadilhas (kkkk). Mostram renders maravilhosos mas não falam o tempo de render e principalmente a placa (ou placas) de vídeo usada.
Espero ter ajudado de alguma forma.
T+