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como aumentar a velocidade do render

Por: carlão  

Em: 08/06/2013 18:43

Octane render eu testei na minha casa com esta config:

GTX 460 1gb
I7 2600
HD 1.5Tb
8Gb RAM

E este é um video que fiz sobre o mesmo:
http://www.youtube.com/watch?v=Nsr35v-_Osc
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
caramba,é be impressionante ele,voce sabe me dizer se ele renderiza via cpu ou gpu,pois minha placa é onboard,
de qualquer forma,mesmo com a marca d´agua,pra voce fazer uma previa,ja ta otimo,
muito boa sua dica,vou ver esse renderizador,
valeu!
Da uma olhada no site do renderizador, mas se vc tiver uma placa gtx com cudas vai ajudar bastante.

O padrao dela é 16 mil samples, isso leva +/- 2 min para renderizar esta cena.
Se fosse com MR, IRAY ou V-ray levaria uns 40 MIN com 16 mil samples
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
então,esse renderizador parece que é uma luz no tunel,só que voce acha que ele bem configurado ele deixa uma qualidade bem pouco granulada,a ponto de apresentar pro cliente,é que eu gostei dele,e agora ate ja to cogitando em pegar a gtx 670 de 4gb,que eu tava afim,e outra, pagar esse valor nesse render,parece que ta uns 1500,00 euros,então tem que vale a pena,maas eu tambem vo da uma pesquisada melhor,no final se a qualidade chegar perto do mental rat,ja ta bom
Este Octane é tão incrivel, que ele possui estilos de ilumanação como mostrei. Eu que estudei ele achei sua velocidade de render e qualidade superiror ao MR, e iray.

Mr vc deve mexer aki, ajustar ali, aomentar o FG aki, colocar mais samples per pixel, etc.

Octane não faz isso ele ja calcula tudo perfeito.
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Belo video Simbjji, mas não é bem assim. Vamos por partes (senta q lá vem história).

Os renders GPU tem evoluído mto. Algumas cenas, principalmente aquelas q não precisam tanto de iluminação indireta, já podem ser obtidas via este tipo de render (exemplo: carros com HDRI, produtos com iluminação studio, algumas imagens arquitetônicas \"externas\", como a feita no seu vídeo, etc). Porém, cenas com iluminação indireta, por exemplo, interna de imóvel; a clássica cena 2 (3) paredes - janelão - piso - forro., nessa caso, ainda não tem como competir com render via CPU.

A uma semana + ou -, o site mostrou um tutorial (cgcookie) onde o cara convertia (trabalhoso) uma cena interna de VRay para iray. Bom, só de placa de vídeo q o cara tinha dava uns 40 anos de salário meu (#$%#$).

sli: tesla c2050 // quadro5000

tesla US-1.350,00 (só achei esse modelo na amazon, imagina o preço no Brasil)
quadro 5000 (+ ou - R$-6.800,00-).

Isso não vem ao caso, mas por esse valor (custo/benefício), pra nós ak no país em desenvolvimento é melhor montar uma rede e renderizar via CPU.

Ainda sobre esse mesmo vídeo, q ele renderizou a cenal final em 900 x 506, antes de levar pro Fusion, o tempo total de render foi de 6:31. Não sou expert em Vray, mas nessa resolução e com essa qualidade, talvez nem precise renderizar em rede para obter resultado similar com o mesmo tempo de render. Enfim, com duas máquinas em rede tenho qse certeza q é possível.

Ai vc pode questionar a complexidade da cena (polys). Hum...., pode fazer uma cena simples., modelo duas paredes (uma com janelão pra luz passar) piso e teto. Criar essa mesma luz q vc uso no video (a luz do Octane) e renderizar ( desde q a câmera pegue as duas paredes, piso, forro). Não sou adivinho, mas sem ver seu render já posso assegurar q a imagem está cheia de noise. Incrível!!! Render via GPU e internas, são como água e óleo, não se misturam (pelo - até agora).

Por outro lado, vc pode criar uma cena studio e colocar um objeto com um número de polys infinitamente superior a cena interna e obter excelentes resultados com um tempo de render talvez melhor q via CPU.
____

Qto ao redraw real-time do Octane, principalmente comparado ao iray (dentro do max), kra, simplismente é fantástico. Porém qdo ele vai finalizando (eliminado os noise), ai a coisa começa a equilibrar. Não me interprete mal, é uma espécie de \"cavalo paraguaio\". O Octane começa com tudo e termina devagar (curva descendente)., já o iray parece mais constante (vai na mesma toada). Quem chega primeiro e com + qualidade???. Ahsuahsua, não sei, depende da cena.

Neste link abaixo, apesar do tópico não ser de comparação, o usuário mostra a mesma cena feita em iray e octane (no \"MAYA 2013\").

http://forum.nvidia-arc.com/showthread.php?12218-Keppler-performance-downgrade&highlight=octane

Sendo o + imparcial possível devo dizer q este tópico está no fórum da Nvidia (produtora do iray). Ambas as imagens tem Noise (brinde do render via GPU). Comparando as duas imagens, a q tem - noise é a com iray.

Cada cena é um caso. Neste caso funcionou melhor com iray.

Qto ao preço do Octane pro max:

http://render.otoy.com/shop/3dsmax_plugin.php

Qto ao suporte Octane / ATI:

Não tem suporte. Mas esse loko feiz uma gambi (Octane Standalone) onde ele libera a ATI pro Windows e deixa gtx 560 livre para o Octane. Só q precisa ser meio hacker e ter o equipto mto específico.

http://www.youtube.com/watch?v=MyZorfVzomU


T+
____

carlão,

Não esqueci de vc. Se vc for pegar a 670 exclusivamente pra renderizar via GPU (Octane/iray) não pegue a com 4gb. Na vdd são 2 módulos de 2gb e ambos renders reconhecerão apenas 2gb (os outros 2gb ficam perdidos). Então pq fizeram com 2 módulos de 2gb ao invés de um módulo de 4gb? Concordo, esses kras são fogo (talvez pelos custos). Não lembro quem posto aqui no forum q no After Effects os 4gbs são reconhecidos ou se ele sentiu diferença entre Tec Fermi e Tec Kleper. Enfim, nos renders do max não rola (no Vray-RT não achei material se ele reconhece os 2 módulos de 2gb).

Pra vc ter uma ideia de workflow em viewports (ignore o GPU Tweak q é um software de OC) veja este video abaixo com a gtx 680 de 2gb.

http://www.youtube.com/watch?v=3mMlYvfea-Q

Preste + atenção no zoom, pan, exibição de materiais (no Realistic), ME, edição de objetos. Isso serve apenas como um parâmetro na hora de vc decidir qual placa comprar.

Qto a usar GPU ou CPU para renderizar, hum... complicado., como na \"Política\" (KKKK). Na minha modesta opinião (vou ser pisoteado), tudo caminha para render GPU. Qdo saiu o iray no final do max11 (afff), achei mto ruim (noise pra tudo q é lado). De lá pra cá melhorou (falando o iray especificamente). Claro, tem mto a evoluir.

Tb acompanhando os lançamentos de hardware de lá pra cá, sairam mto + mais placas de video do q de evolução de processadores (o que torna teoricamente as versões anteriores + baratas).

Embora seja mto mais prático, ainda acho o render via GPU caro. Determinadas cenas não tem como fazer em GPU por um custo bom. Outras já é possível fazer.
Vou indicar alguns links:

http://www.design-corps.co.uk/http://www.design-corps.co.uk/wp-content/uploads/2010/10/iRay-Blowup.jpg
http://ankitsharma.files.wordpress.com/2011/08/iray_glass_jar.jpg
http://www.nikclark.com/iray/iray_material_test_03.png

Esses são imagens possíveis de fazer se vc tiver uma 670 2gb (ou superior). Poderia postar outros diferentes links com imagens lindas feitas via GPU, porém estas requereriam placas de vídeo totalmente fora do orçamento (pelo menos do meu). Cuidado com as armadilhas (kkkk). Mostram renders maravilhosos mas não falam o tempo de render e principalmente a placa (ou placas) de vídeo usada.

Espero ter ajudado de alguma forma.

T+
O Xikote strala
To até tonto de tanta informação hehehehe.
Mas que eu quero dizer é isso:

http://www.youtube.com/watch?v=OmukImTkmHY

Voce nao precisa de uma placa super foda para este renderizador, e nem um processador.
voce faz real time com 320Samples com um pc QUADCORE, placa gtx 460 1gb

Ja i vray, ale de super poderoso ele não mostra o real time como este video que estou mostrando. Consegue me entender?
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
como dizem,o sistema é bruto,rsrsrsrsrs,valeu pelas dicas, xicote,e essa da gtx 670 4gb,eu num sabia,se for assim,da pra economizar uma graninha,pegando uma de 2 gb muita locura,escolher um renderizador,num é fACIL não,eu to no meio dum curso do mental ray, e vo concluir,agora depopis que eu vi esse octane, o render dele é impressionante mesmo,mas agora eu quero tira a prova e vo buscar um comparativo entre o vray rt o iray e o octane,se é que eu vo acha isso ,seu eu conseguir eu posto aqui pra gente ve,mas se o iray for um pouco mais lento que o octane,ainda vale a pena por que ta na faixa :)
mas primeiro vo pega a placa,talves uma gtx 660ti,placa tambem é dificil de escolher sem jogar dinhero fora,mas até o meio de julho vo pegar uma,
é complicado esse lance de render,pelo menos pra mim,mas to aprendendo :)
vo baixar a demo do octane e renderizar uma maquetinha que a gente fez,depois vo posta aqui,vo renderizar com o octane,com o mental ray,e com o iray,coloca as configurações e o tempo de render ,mas vai demora um pouco pois do iray e octane,nunca mexi,agora se alguem daqui,ja tiver as manha desses programas,e quiser postar ,ia ser da hora ver esse racha,só assim pra saber se a velocidade vale a qualidade,
bom, é isso,os videos e as dicas foram todas uteis de alguma forma
Bom, pelo q eu entendi foi numa gtx 590 (mercado livre, R$1.700,00 + ou - com 3gb) - cuda cores - 512 x 2 = 1024. Ele não fala a qtidade de memória?. Ele fez em Octane Standalone. Acho q na vdd ele não renderizou, só capturou durante o workflow (zoom, pan, etc).

Como falei anteriormente, em cenas abertas (iluminação direta) o gpu vai bem. Com certeza o redraw inicial do Octane é infinitamente + rápido q o iray. Porém na hora de tirar o noise (final de render) os dois se equiparam.

Um video com a gtx 580 (R$-1.300,00) - 512 cuda cores.

http://www.youtube.com/watch?v=7dK1adz8K6E

Carro com HDRI. OK. Cena aberta (iluminação direta).

Por outro lado uma cena com iluminação indireta

http://www.youtube.com/watch?v=MmOAfoLyvls

O redraw em Active Shade do iray (dentro do max) qse não responde. O mesmo tipo de cena no Octane (standalone).

http://www.youtube.com/watch?v=DiMdJjjlr-A

É isso Simbjji, o q quiz dizer é que ambos sofrem em cenas internas e produzem mto noise.

T+
O Xikote strala
Haaa entendi, isso é verdade, cena interna para qualquer renderizador é um problema, porque a luz rebate muitas vezes. Isso ne?
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.

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