Eu tinha um gtx 460 e no meu serviço uma quadro 600, a 460 era 6x mais rapida que a quadro no requisito velocidade por GPU.
Ja vi pessoa reclamarem que GTX que sao horriveis para suporte acima de 1 milhao de polys, e concordo.
Agora em velocidade de render a GTX é campeã, ela tem maior velocidade e GPUS, porem NÃO tem muita memoria como as QUADROS.
Ja vi games como BF3 rodar com uma quadro4000, e foi MUITO foda, rodou mais de 120 FPS no ULTRA com 2 monitores.
Porque as GTX esketam muito? consomem mais energia? fazem mais barulho? dura pouco? e tem pouca memória? Porque elas são para velocidade e NÃO capacidade de suportar cenas grandes.
Muitos games tem parceiria com a NVIDIA e eles são testados com varios modelos de placas e CPUS por isso vem o pre requisito e o ideal, porque elas sao testadas.
Em geral a NVIDIA faz parceiria com a AUTODESK e Adobe(recentemente)então cada modelo de placa é para fins especificos,(render, games, criação, etc)
Este grafico que vc mostrou eu adorei, porem tem coisa q descordo, mas respeito cada escolha.
www.simbjjimufsa.com
www.twitter/simbjji
www.youtube.com/simbjji07
Designer 3ds max e Second Life
Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.