Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandre   Campina Grande
Ale   Joinville SC - AC
aacoliveira   São Paulo
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

thiago-df   Brasília - AC
Rodrigo   Minas Gerais - AC
Marron   Brasilia
ronaldo.n2008   Bento Gonçalves - RS

3ds Max 2014 x Placa de Vídeo

Por: alysson  

Em: 16/01/2014 21:23

Boa noite pessoal,

gostaria de ouvir a opinião de vocês a respeito do 3ds max 2014, para quem já tem testado e utilizado, pois estou com certas dúvidas se devo migrar agora ou não.

Tenho uma ATI 6770 128 bits, resolve bem para a maioria dos projetos de pequeno e médio porte, e é razoável para projetos de grande porte. A máquina atual é um FX 8350 com 32GB de ram. Está perfeita em todos os sentidos até o momento, porém estou com um pé atrás quanto à placa de vídeo.

Utilizei o 3ds max 2010 e no ano retrasado, utilizei o 2012 durante todo o ano. Estava muito bom, com Mass FX me ajudando em algumas simulações de carros sobre terreno acidentado e o NITROUS da viewport já mostrando seu poder. Porém quando a cena estava carregada, eu tinha que tirar o Realistic pra Shaded, pra agilizar as coisas um pouco.

Acabei voltando no início do ano passado para o max 2010 e estou até hoje com ele, mais pelo motivo que o 2012 estava dando umas falhas de render em rede para o DR - Distributed Bucket Render.

Com isso, já instalei o 3dsmax 2014 no meu note que é bem inferior (core2duo com 2gb de ram), e testei o populate, perspective match e as mParticles do Particle Flow. Achei fantástico. Porém percebi que com pequenos testes a coisa começou a ficar bem tensa.

Abri uma maquete de um sobrado, com bastante vegetação de entorno em 3D, algumas proxys e outras não, tensão total...

Assim fica minha dúvida, como vocês estão enxergando o max 2014 em questão de OTIMIZAÇÃO DE VÍDEO, pois não quero migrar no servidor, enquanto não tiver certeza que não vai dar problema.

Fico com receio de meu vídeo não aguentar na hora do tranco pra valer, em entrega de projetos.

Estou estudando a possibilidade de tentar sacrificar pra pegar uma Quadro 4000K, porém fico pensando se compensa em questão de rendimento no DirectX 11, visto que parece que o max não trabalha bem em OpenGL, somente o Maya. (informações de sites terceiros)

Não pretendo comprar uma placa de vídeo cara agora só pra isso, pois o max 2010 está resolvendo muito bem em todos os aspectos.


QUAL A OPINIÃO DE VOCÊS ?????????? arriscariam essa queda de desempenho em função das diversas novidades que já mostraram que são muito boas !?
-----------------------------e viveram em 3D para sempre!!!
É, esse tipo de coisa eu acho \'osso\' mesmo.. Da performance no momento \'criativo\' .. O meu favorito overall é o 3dsMax 2011.. Pra fazer coisas pra determinados games antigos eu uso o Max7 (os plugins pra export pra alguns games antigos só funcionam no max 5,6 e 7).. Pra coisas mais basicas de modelagem e rig, é bem legal usar o Max7, que roda extremamente rapido XD..), e nos ultimos renders de interiores q eu fiz (faz um tempinho q eu não faço (tirando exemplos q eu faço rapidinho etal)) gostei bastante de usar o Max2013 com V-ray 2.0...

Peguei o Max2011 na epoca devido às propagandas do Graphite Modeling Tools e do Viewport Canvas.. Mas o Viewport Canvas do 2011 é meio precario, então peguei o 2012 q tem avanços consideravais no Viewport Canvas.. Mas o 2012 ficou meio instavel aqui.. E como eu mal uso de fato o Viewport Canvas fui usando mais o Max2011 mesmo.. Então o q eu \'menos gosto\' é o 2012..

Eu baixei o 2014 mais pela questão de se animar e rigar uma sequencia de texturas usando PDF\'s, o que \'eleva ao quadrado\' as possibilidades do rig classico de textura q eu tinha aprendido (XDD)... Mas nem cheguei a instalar hehe..



É, mas aí cai \'naquela coisa\' né.. Na minha opinião, por exemplo, de agora pra frente, eu sabendo sobre a facilidade de rigar paginas de um pdf pra animar transformações 2d, eu faria um personagem que me exigisse isso com o Max2014, mas isso é pq o Max 2014 tem facilidade nisso.. Mas muito provavelmente que eu modelaria no Max2011 hehehe..

Mas aí, se \'pra o que eu to fazendo\' o Max7 ou 2011 funcionam melhor (mais rapido, com menos problemas.. resumidamente \'aquele workflow mais clean\') eu usaria o Max7 ou 2011 mesmo... Eu mesmo nunca renderizei ou modelei melhor devido a ter trocado de um max 2010 pra um acima (é depois do 2010 tem facilidades pra se modelar)... Então, eu acho que se o 2010 rodar melhor, é melhor vc usar ele por enquanto :)..



@edit: No penultimo \'format\' do meu micro, o Max2013 ficou estranhamente lentificado logo após uma atualização do DirectX.. Aí não sei se pode ser isso aí também... lembrei disso agora...



@edit2: Vc pode também treinar com isso as tecnicas de \'composição\' no Photoshop.. Renderizando coisas em separado e depois aplicando na sua cena.. É bem eficaz e se usando copias com modos de blend diferentes, se pode obter uma composição bem bonita, realistica ou não.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Pois é...estou nesse entrave...louquinho pra migrar para o 2014, mas com uma quase certeza de que em algum momento eu posso me arrepender por causa da lentidão...

acho que por enquanto vou quebrando o galho com o 2010 mesmo... não tenho nada o que reclamar dele. Fica uma bomba bem configurado. Até porque o resultado do perspective match é rápido, mas nada que eu não consiga fazer com precisão com o camera match e com rapidez semelhante. Fiz um teste com uma mesma foto com camera match e perspective match. A dificuldade é a questão da precisão. Quando é só para composição ele é absurdamente mais rápido. Porém para arquitetura, nos dois casos os ajustes demoram por causa da precisão da escala, para que qualquer intervenção saia com precisão projetual também.

pois vou gastar com vídeo só daqui uns meses.

Agradeço a experiência e enquanto isso vou ouvindo mais opiniões...

estou já meio balançado para o 2011, pois o 2014 salva para no mínimo o max 2011.
-----------------------------e viveram em 3D para sempre!!!
É.. Eu acho bem legal ter mais de uma versão instalada no micro (é.. no esquema de \'estudante\'.. de \'fanboy\'.. \'torrent\' né.. hehe.. \'br\' heuheuhue).. No caso.. Eu tenho o Max7, o 2011 (eu originalmente troquei o 2010 pelo 2011 pelo Graphite Modeling Tools e Viewport Canvas.. antes eu gostava bastante do 2010 também..), e depois de eu terminar umas coisinhas aqui vou instalar o 2014 pra finalizar o \'Tinny\' com um rig facial 2d mais elaborado explorando o que de fato não seria possivel sem script de filer num Max anterior)..

Então, já q c não vai rodar os 2 ao mesmo tempo (numa situação comum), não tem problema nenhum deixar os 2 instalados .. Na minha opinião aliás, é uma coisa muito boa de se fazer.. Aí então vc não tem esse dilema de usar uma versão mais rica em recursos porem lentificada ou uma versão mais \'roots\' só q mais rapida...

É bem isso q eu penso.. uma solução que eu vejo é ter essas versões instaladas aí vc usa a que convier mais.. Acho que, potencia o suficiente pra se explorar ao maximo as \'viewports de game\' (viewports mais modernas do 3ds q fazem render em tempo real numa qualidade de um game relativamente decente) é raro num computador pessoal também..


@edit: Ah, uma coisa que eu lembrei.. Tinha falado de \'overall\' e de \'max2011\'.. Mas n falei de render.. No caso do Max2011 uso o Vray1.5, e amo o Scanline, que é o \'canônico\' do 3ds.. Então enfim... Uma das coisas que eu lembro de quando mudei do Max2010 pro 2011 é q o Scanline ficou bem mais rapido pra varias questões de shading..





@EDIT: Um complemento ao segundo paragrafo.. De fato.. Usar a versão que mais gosta pra essa ou praquela coisa que vc se sente melhor com aquela versão fazendo... MAS ... Nunca se esqueça que vai ter q salvar pra uma versão anterior (algumas versões não tem a opção pra salvar pra versões anteriores).. Ou seja, \'naturalemtne\' um .max mais antigo vai abrir num recente, mas um max antigo não vai abrir o .max da versão mais recente ;b...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
O jeito vai ser por enquanto instalar o 2010 no note, e ter os dois nele, mas no servidor se instalar o 2014, tenho que instalar em todos por causa do sistema de render em Rede. Ele acaba sobrepondo o backburner antigo... aí bagunça minha vida...

mas valeu...acho que vou tentar assim por enquanto...até aparecer grana para o vídeo...[:(]
-----------------------------e viveram em 3D para sempre!!!
Oi pessoal, o detalhe interessante que esqueci de mencionar meses atrás, é que a instalação de qualquer programa autodesk 2014 interfere em programas de projeto antigos para quem usa, como o AutoCAD e Revit. Acredito ser alguma coisa relacionada com os drives de vídeo ou componentes gráficos dos programas. Aí pra quem usa só o 3dsmax, acho que não tem nenhum problema em relação a outros 3dsmax antigos instalados.
-----------------------------e viveram em 3D para sempre!!!
Bom, eu usava o 2009 a alguns anos e depois que troquei de máquina passei para o 2012. Eu gostava muito do 2012 e não lembro de ter problemas com ele, achava até bem rápido. Ano passado resolvi migrar para o 2014, até por conta do populate e algumas melhorias, porém eu acho o render dele mais pesado, no caso o mental ray que é o que eu uso. Na viewport não vejo tanta diferença de desempenho comparado ao 2012. Ainda não aprendi a configurar a função IBL do mental ray e algumas coisas continuo usando como usava no 2012 porque acho mais rápido e com resultado melhor. A minha placa de video é uma quadro 2000 e meu processador um i7 2600k.

O maior problema que tive até agora com ele foi esse que você citou que os produtos 2014 interferem na licença das versões anteriores, ai acabei instalando as versões 2014 dos outros também.
No meu último trabalho estávamos testando uma nova máquina com um Core I7 e GTX 780 Ti e migrando do Max 2011 para o 2014. As outras máquinas tinham Xeons mais antigos com Quadro FX5600 ou GTX560.
O trabalho era de arquitetura promocional (stands, cenografias, tour virtual, etc...)
Usando V-Ray 2.4. Estávamos pegando eventos bem grandes com cenas pesadas (muito mobiliário, plantas, iluminação, etc...)
Eu notei uma melhora considerável nas viewports.
Foram poucos os arquivos mais pesados em que eu não notei tanta diferença.
Em relação ao V-Ray RT foi muito bom. Mas realmente era mais pra preview do que produção. Ainda mais nas cenas pesadas.
De uma maneira geral, não me arrependi nem um pouco com o Max 2014. O problema dele pra mim não era performance de viewport e sim alguns bugs, principalmente em relação a camera/clipping.

Boa noite galera estou vendendo minha nvidia quadro 5000,pois adquiri uma 6000 pro minha placa esta muito nova funcionando perfeitamente estou vendendo a preço de desapego todos sabem o valor estou pedindo 2,5k mais aceito vários tipos de pagamentos e tem desenrolo no valor pois esta parada e é um desperdício dou garantia.

Dúvidas me mandem e mail. [email protected]
Não faz \'spam\' no forum q fica de mau-gosto e tal.. Ao invés disso cria um tópico pra vender ela q seria mais \'elegante\' e tal... Mas, pelas especificações e pelo fato de ser usada, eu mesmo não daria mais que 750 reais nessa placa sua... Sem maldade e creio q vc venha a entender.


@edit: Qq coisa te vendo minha teslinha por 2k (e então eu compro 2 iguais =DDDDD)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707682.

Total de membros registrados: 135288

Últimos membros registrados: [email protected], piry hustiles, William76931, vdsambua, hartinhall, Momoski026, gabrieelsilvaofc, Nerino.

Usuário(s) on-line na última hora: 398, sendo 16 membro(s) e 382 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JMDesign, look, Edson, emersonforentin, TadeuB79, clastac, Reinaldo Silva, Le_Andro, [email protected], Daniel Monteiro, Carlos E. Nogueira, piry hustiles, cadwillem, Elis, ricardo duarte, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.