Dúvida para upgrade.

Por: tK  

Em: 07/05/2014 05:30

Galera, estou com uma dúvida, se puderem me ajudar, ficarei muito grato.

Montei a minha configuração no final de 2012 pelo que me lembro, visando apenas jogos, tanto que consigo rodar BF 3 no Ultra High e ainda gravar vídeos, com raros momentos de lag, e não tinha a intenção ainda de estudar ou trabalhar com o 3D. Como estou estudando e pretendo no futuro trabalhar com arquitetura / 3D, já penso em fazer alguns upgrades no meu computador, até porque manipular cenas com mais de 1 milhão de polígonos começa a dar algumas travadas, outras com 600.000 polígonos com luzes acabam dando problemas, sem contar que renderizar acima de 650.000 polígonos aproximadamente, é um sacrifício ( não tanto em lentidão, mas falta de memória ). Bom, sem mais delongas, a minha pergunta é, compro uma memória de 4 GB para fazer Dual Channel, ou compro logo uma de 8 GB ? Não sei qual seria melhor para edição 3D, mas acredito eu que seria melhor 8 GB, por ter mais capacidade em troca da velocidade, mas achei melhor tirar esta dúvida antes de comprar.

Aqui está a minha configuração, com alguns detalhes:

Placa-mãe: Asus P8B75-MLE; 2x DDR3, máximo 16 GB Ram;
Processador: Intel Core I3-2120 3.3 GHz; 2 núcleos, 4 threads;
Placa de vídeo: GeForce MSI GTX 660; 2 GB memória, 192 bits
Memória: 1x4 GB Kingston 1333 MHz;
HD: Western Digital 1 TB Caviar Green
Fonte: Corsair CX 500
Sistema operacional: Windows 7 Ultimate 32 bits ( irei colocar um 64 bits em breve ).

Muito obrigado !
Se vc pretende trabalhar com muitos polys é recomendado uma Quadro.
Coloque 2 Hds:
1 para Windows ( uns 500Gb )
2 para programas, jogos, videos etc (1.5Tb)
Fonte é aconselhavel uma de 650 á 700 Wts

As GTX sao para velocidade de render, e isso reker uma maquina mais forte
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Então, mas no momento já estou com outros gastos, seria apenas um upgrade na quantidade de memória, por isso a dúvida entre 4 GB Dual Channel ou 8 GB, até porquê como sou iniciante, ainda não compensa fazer um upgrade geral.

Abraços,

// Tukith
Muito obrigado pela não ajuda.

Abraços,

// Tukith
Pelo menos eu tentei, agradeço pelo comentario desnecessário
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Desculpe Simbjji, o comentário não foi para você, minhas desculpas.

Eu postei aquilo para ver se alguém mais ajudava, pois eu vejo que muita gente olha os tópicos, mas pouquíssimas respondem. Por exemplo, tenho alguns tópicos de dúvida e outros de aprendizado, com 300+ visualizações e são sempre os mesmos 3~4 que me ajudam - que os agradeço imensamente - mas não posso deixar de reparar que se eu fosse um membro experiente a ajuda seria muito maior.

Novamente peço desculpas, em nenhum momento direcionei a mensagem à você.

Abraços,

// Tukith
Puxa, tbm peço desculpas pelo mal entendido
Seu caso é dificil pois faltam testes disponíveis pela internet. Logo, tive que testar com meu PC pessoal mesmo. A diferença de render de Dual para Single channel é ínfima.

- Numa cena leve, tipo as que utilizamos para benchmark não há absolutamente ganho nenhum.

- Numa cena mais complexa, com muitos poligonos/displacement/bitmaps até que rola um minúsculo ganho de performance pro lado do Dual channel, mas nada que no seu caso valha o \"investimento\"

Caso a sua cena seja maior que sua memória fisica disponível, será toda ela jogada pra memória virtual e sua performance despencará de uma forma grotesca. Vale mais vc pegar um módulo de 8GB para somarem 12GB
Eu penso assim, posso estar errado:

Render por GPU
Placa de video nao dá conta? puxa processador, nao da conta? puxa da RAM. Entao vc tem 3 coisas ao mesmo tempo rodando, aumentando o gasto de tempo e temperatura.

Render por CPU
Processador nao da conta? puxa força da RAM, e tbm nao da conta? puxa força do HD = trava tudo
Render por GPU, é de por GPU, acredito que não há isso de pedir auxilio ao CPU ou memória, eles dependem um do outro para funcionar, mas tem suas funções distintas, assim não cobrem as operações do outro, se há limite de desemprenho em algum deles ocorrerá gargalo. Se você está sendo limitado pelo GPU, o que acredito não ser o caso (gtx660 deve ter mais de 700 cuda cores), o que resolve é um GPU maior e mais forte.

Quanto a teu processamento via CPU, não tenho duvidas de que teu I3 te castra de bons desempenhos.

A memória é essencial para que o render não trave. Com grande volume de ram, o render, pode até ficar lento, mas dificilmente travará.

Eu recomendaria um up no processador, e nas memórias. Caso a grana seja curta, invista em memória, mas ai, para otimizar o teu tempo, eu estudaria render via GPU. Com 600 reais você consegue comprar um kit de 16gb (2x8gb) de bons fabricantes, e ainda fica com espaço para possível expansão.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716969.

Total de membros registrados: 143009

Últimos membros registrados: ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx, carlosspy, TruvoraME.

Usuário(s) on-line na última hora: 763

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.