Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Lucas Rafael   Parana - PR
Colli   Maringá - AC
Ale   Joinville SC - AC
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
wilson medeiros   SÃO PAULO - SP

Portfólios Ver Mais

Marinner   Olinda-PE - AC
cfgondim   Ceará - CE
Patti   Praia Grande - SP
LucasVasconcelos   fortaleza-ce - AC

Manchas na Imagem Formada

Por: regi20  

Em: 24/08/2019 16:52

Oi pessoal
Gostaria de saber se alguem pode me explicar, porque começou a aparecer manchas redondas na imagem final da minha renderização. Segue a imagem para análise. As manchas aparecem no forro. Uso o 3DStudio 2016, mas o render é o mental-ray.
Agradeço, qualquer colaboração
possivelmente causado pelos PHOTONS. Mostre aí as configurações de FINAL GATHER e PHOTON MAPPING (GI). Aba  GLOBAL ILLUMINATION.
Só uma dica. Deixe esse renderizador de lado. Ele foi descontinuado. Use um outro.
Regi20 já passou da hora de mudar de render, eu admiro muito quem resiste mas de um ponto de vista profissional é uma perda de tempo continuar com ele.
Realmente não vale a pena usar um renderizador que foi descontinuado.
Enquanto não arruma um vray ou corona da vida, vai usando o ART renderer do 3ds max.

Agora sobre a imagem, desligue o photon mapping (GI) e use apenas final gather (FG) com diffuse bounces com valores de 4 a 7.

para testes deixe o initial fg point density com 0,1. Para renderização final use valor 1,0.
rays per fg point use 50 para testes e 150 para renderização final.
interpolate over num.  fg points pode manter com 30 mesmo.
diffuse bounces com valores de 4 a 7.

Olá Pessoal
Realmente vcs tem razão, preciso mudar de render, mas como fazia algum tempo que não trabalhava com o 3Dstudio e precisei fazer esta maquete com urgencia para apresentação, não dava tempo de estudar o V-Ray. Dai tive que usar o Mental mesmo. Mas pretendo migrar para o V-Ray agora. Segue anexo a minha configuração, entretanto fiz as mudanças que o New orientou (alterar o diffuse bounces entre 4 e 7), mas continuou aparecendo as manchas. As outras configurações já existiam, nem precisou alterar.
E aí, man, beleza?

Então, mesmo desabilitando o photon mapping as manchas (círculos) continuam aparecendo? Estranho isso, pois o que causa aqueles círculos são os photons. Bem estranho isso daí. Se tu puder disponibilizar a cena em 3ds max versão 2014 eu posso olhar melhor isso para você.

No Final gather, para ficar mais fácil, tu pode simplesmente deslizar a barrinha do FG presision presets para medium para renderização final.

O diffuse bounces é apenas para ter mais rebatimentos de gi. Não vai tirar as manchas.



Oi New
Como faço pra te mandar esse arquivo???
Obrigado
Pode ser para o meu e-mail
[email protected]

compactado para o arquivo ficar menor.
não precisa enviar texturas não. Somente o arquivo mesmo.
Oi Regi, tudo bem?

O pessoal te ajudou bem e agradeço muito por isso, também concordo com tudo que falaram, com o V-Ray vai parecer que você deu um salto de 10 anos na tecnologia de renderização sem trocar de PC, pois vai renderizar 100 vezes mais rápido.
Se tiver uma boa placa de vídeo está desperdiçando o poder dela de ajudar na renderização usando o Mental Ray.

Sobre o problema na imagem, eu acredito que tem algum material Standard, Raytrace ou Architectural em áreas importantes da cena, pois eles causam este tipo de artefato parecido com Photons.

Faz um teste rápido, aplique um material Arch&Design cinza em tudo através do Override Material, na aba Processing, como mostra a imagem em anexo, desta forma não vai trocar realmente os materiais da cena, mas vai renderizar com o material cinza.
Se sumir as bolas brancas prova que a culpa é de algum material incompatível, no Mental Ray tem que usar Arch&Design em tudo ou os outros materiais do próprio Mental Ray como CarPaint e SSS, por exemplo.
Também não deve usar luzes Standard, apenas as Photometrics.

Se não for isso certamente o New vai descobrir o que é analisando o arquivo, pois ele tem grande experiência com o falecido MR.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Andre
Fiz esse procedimento que falou, ficou tudo cinza e as as manchas continuaram aparecendo, mas já enviei o arquivo pro New pra ele analisar. Outra coisa que eu queria saber, qual versão do 3DStudio que já vem com o V-Ray?? Se nenhuma vier, como faço pra instalar? onde baixo? Esse render é pago ou tem versão estudantil tbm, igual ao Max?? Eu vi o 3DS 2019 em um outro computador  e tem um tal de ART renderer ,outro VUE File Renderer e outro que se chama Arnold! Algum desses tem alguma importancia???
Obrigado

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707592.

Total de membros registrados: 135213

Últimos membros registrados: kennedy337, eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026, yanag, lzfelps, Laurinha33, gustavosaalmeida.

Usuário(s) on-line na última hora: 776, sendo 25 membro(s) e 751 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: kennedy337, Fabio Catelleno, Vladis, dannlemeee, Frederico Wagner N. R., Henrique Ribeiro, gilson antunes, Victor Mendonça, Adalberto Rocha, clastac, cristian rocha da silva, Reinaldo Silva, marcola, alxgames, MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Neesaun, Baldo, rodolfosantos3d, JMDesign, Ronaldo, Saone, magster, marcio.alain, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.