Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

calile   arapongas paraná - PR
mdpontes   Macapá - AC
renatoconti   Londrina - PR - AC
Vynycius   Petrópolis
Vincius   Salvador - BA

Portfólios Ver Mais

ss90Gamer   MG - Contagem / R.Jaguara - MG
Lucas   Brasil - SP
RA98   Brasil

EFEITO RETROPROJETOR VRAY

Por: Massaranduba  

Em: 01/12/2019 22:53

Boa noite. 
Como consigo fazer o efeito de retroprojetor mostrando a imagem na parede no v-ray.
Obrigado
Oi Massaranduba, tudo bem?

Desculpe a demora imensa para responder.

Você pode fazer o efeito de projetor com o VRayEnvironmentFog, que fica na parte de baixo da janela do Environment, aquela que você acessa teclando 8.

Imagino que você já sabe disso, pois o problema neste caso é a forma da luz que vai emitir a projeção.

O segredo é usar a Spot antiga da lista Standard, pois ela permite criar um cone retangular igual dos projetores e também tem a opção de usar um mapa de projeção, coisa que não existe na VRay Light e nas Photometrics, dai a opção seria modelar o cone para barrar a luz.
Portanto, acho mais prático usar a Spot antiga mesmo.
É só você marcar a sombra como VRay Shadows e configurar o formato do retângulo no menu Spotlight Parameters, como mostra a imagem em anexo.
Logo abaixo, no menu Advanced Effects, tem o Slot do Projection Map para adicionar a imagem que deseja projetar.

A configuração do VRayEnvironmentFog é bem simples, basta ligar o Scatter GI, colocar 2 ou 3 no Scatter Bounces e dai você regula a intensidade do Fog no Fog Distance, quanto maior o valor, mais leve ficará o Fog.

O meu exemplo está meio borrado porque renderizei com baixa qualidade e Denoiser, já que é um efeito pesado para renderizar com qualidade.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Massaranduba.: oi Massaranduba! Tudo bem? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE E QUE GOSTE MUITO! Com relação a sua pergunta do retroprojetor no render V-Ray, você pode fazer este efeito com o recurso do "VrayEnvironmentFog" ( tecla de atalho "8" ) ou usando o recurso de "Volume Light" e escolhendo a luz standard >> Target spot, e mudando as configurações da luz de acordo com as imagens a seguir que vou anexar... ^^

** 1a. Imagem: Na 1a. imagem em anexo, você tecla "8" para abrir a janela de "Environment and effects" do 3ds Max 2018 e ir na opção Atmosphere, depois clicar em Add e adicionar o "Volume light" na sua luz standard ( Target spot ).

** 2a. Imagem: Na 2a. imagem em anexo, você seleciona a sua luz Standad >> Target Spot >> muda as opções de multiplier= 0,25 e mudei um pouco o color da luz, colocando um azul bem claro que se assemelha as luzes do retroprojetor, mas que na verdade é um data show... kkkkkkkk

Em Spotlight Parameters dentro do painel "Modify" da luz, você escolhe a opção: "Rectangle" para o feixe de luz que incidir na tela ficar quadrado.

** 3a. Imagem: Na 3a. imagem em anexo, você clica no menu: Advanced Effects da sua luz Target spot e habilita a opção: "Projector map" e clica em Bitmap e escolhe a imagem que você quer colocar na projeção de luz quadrada da sua fonte de luz.

A imagem que você escolher e colocar dentro do Bitmap do "Projector map", irá ser a imagem que o 3ds Max 2019 ou superior irá gerar a projeção da luz para você. Nesse meu caso, escolhi uma imagem do filme Rei Leão, mas poderia usar qualquer outra imagem, que o próprio 3ds Max gera qualquer projeção de luz para você.

** 4a. Imagem: Imagem em shade da sala simples de cinema que criei com uma única fonte de luz Standard >> Target Spot, com multiplier da luz= 0,25 e um "volume light" adicionado nela.

** 5a. Imagem: Configurações do Volume light da luz Standard >> Target Spot.

** OBS.: Se você quiser diminuir a densidade do efeito do feixe de luz que projeta na tela do Rei Leão, só você diminuir o valor do "density" que no meu caso coloquei 1,0. Mas você pode ainda diminuir o valor para 0,50 se quiser deixar a densidade do feixe de luz bem tênue mesmo...

==================================================================

A seguir posto as duas imagens finais renderizadas: a primeira imagem sem o feixe de luz ( sem a opção Projector map da luz ) e a 2a. imagem renderizada com o efeito do feixe de luz ( com a opção Projector map da luz ) incidindo na tela ( filme: Rei Leão )...

Boa sorte e espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Eta que o André é monstro. Bir!
Oi Max, tudo bem?

Não sou monstro nada, só tenho muitos anos de estrada, aposto que você vai conhecer mais do que eu quando tiver o mesmo tempo de 3D.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Danilo, tudo bem?

Agradeço sinceramente pela ótima explicação e por ter me ensinado que o Volume Light nativo do 3ds max funciona bem no V-Ray.

Eu nem pensei nele na hora porque como você sabe, usei o Mental Ray durante muitos anos e o Volume Light do Max não funcionava bem nele, então, fui direto no recurso de Volume do próprio Render.
Achei muito legal que no V-Ray funciona, pois é uma forma super rápida e prática para simular este efeito, já que com volumetria real demora para renderizar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Obrigado pelas suas palavras, receber um elogio de um expert e um monstro como você no 3ds Max, me deixa bastante feliz mesmo... ^^

===========================================================================

** Realmente também gosto de usar o recurso do "VrayEnvironmentFog", só que ele demora mesmo no "time de render", mas com certeza é um ótimo recurso também do render V-Ray...

O recurso do "Volume light" do 3ds Max 2018 ou superior, já pensei logo de cara pois é um recurso nativo do software 3d e que aceita fácil e rapidamente com luzes "standard" mesmo.

Seus tutoriais também são sempre de alto nível, e aprendo bastante com todos eles, por isso que estou sempre aqui na sessão de Perguntas e respostas do site 3d1. ^^

===========================================================================

Eu que tenho a agradecer a você e todo o site 3d1 por todos os ótimos ensinamentos que aprendi  ao longo de todos esses anos e continuo aprendendo até hoje.

Abraços e muito sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Obrigado desculpa pela atenção atrasada. Estava viajando e so agora deu um tempo para praticar. 
Oi Danilo, tudo bem?

Desculpe a demora para responder, eu não tinha visto a sua mensagem, vi agora porque o Massaranduba postou.

Eu gostei muito de saber que o Volume Light do Max funciona tão bem com o V-Ray e já estou repassando o conhecimento para quem precisa.
Umas semanas atrás o Neosmar perguntou como fazer aquelas luzes de palco com fachos e efeitos, dai eu fiz um exemplo para ele com o Environment Fog do V-Ray e depois pensei, tenho que fazer um exemplo com o Volume Light também que é mais fácil e mais rápido.
Porém, achei que não ficaria parecido com o efeito gerado pelo Environment Fog ou que teria que fazer muitos ajustes para deixar igual, mas não, ficou idêntico de primeira sem ter que mudar nada na cena!

Se você quiser ver o exemplo, está neste link: https://3d1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-computacao-grafica/102293

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Massaranduba, tudo bem?

Não esquenta com a demora não, qualquer coisa que precisar que a gente puder ajudar, é só postar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707124.

Total de membros registrados: 134886

Últimos membros registrados: Gu12, Bales, Fitspressoaustral, williamgueroa, 3010@Junior, Knkuro026, joaoddt, Guifaleta.

Usuário(s) on-line na última hora: 732, sendo 6 membro(s) e 726 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gu12, WinterPT, info5, Wiliams, Bales, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.